Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPE - COORDENAÇÁO DE PROJETOS ESPECIAIS




A UniverCidade por intermédio da Coordenação de Projetos Especiais (COPE) da Escola de ciência Jurídicas vem desde 2004 prestando Orientação Jurídica às Comunidades Carentes nas áreas de Direito de Família, Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Previdenciário. Esse tipo de atividade inicialmente foi realizado em Convênio com a Secretaria de Estado e Ação Social e teve seu inicio no Complexo da Maré e posteriormente estendendo-se aos Complexos de Manguinhos, do Alemão e outros.

Em 2007 a COPE, por falta de apoio do estado, resolveu juntamente com deputado federal Vinicius de Carvalho, ex-aluno da UniverCidade, orientador jurídico e membro do Conselho Consultivo da COPE criar as Jornadas de Cidadania (JORCID) e levar serviços gratuitos às comunidades menos favorecidas e esquecidas pelo poder público, procurando garantir a dignidade humana dos nossos irmãos excluídos.

A COPE desde 2006 mantém convênio com Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) para treinar recursos humanos como Agentes Multiplicadores dos Direitos Humanos e do exercício da Cidadania Plena.

A COPE alem de sua atividade fim desenvolve outras Atividades de Responsabilidade Social e Apoio a Escola de Direito (Inverno Quente, Natal Feliz, distribuição de roupas, calçados, alimentos para os carentes) curso e jornadas de Direitos.

Atividades desenvolvidas em 2008: de Atendimentos aos Carentes: 12; Atividades de Orientação jurídica Comunitária: 2943 pessoas; Assistidos: 139.533 pessoas; Atividades de apoio e participação: 04; Alunos envolvidos: 1.236.

Atividades desenvolvidas em 2009: de Atendimentos aos Carentes: 14; Atividades de Orientação jurídica: Ações Globais (Parque de Ramos. Duque de Caxias, Sambódromo, Cidade de Deus, Itaboraí e Batan) Jornadas de Cidadania - JORCIDS (Campo Grande, Jardim Bangu, Engenho da Rainha e Mont Serrat) Ações Sociais (Sapê, Madureira, São José da Pedra e Irajá) Assistidos: 626130 pessoas; Orientação jurídica: 919 pessoas; Atividades de apoio e participação: 03 ( VII Curso de Orientação jurídica Comunitária, Inverno Quente e Natal Feliz Juridicos; Alunos envolvidos: 184.










Nenhum comentário:

Postar um comentário