Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

domingo, 24 de junho de 2012

DIETAS CONDENADAS

Médicos e nutricionistas elegem as dez piores dietas da moda
A dieta da sopa é uma das mais perigosas, segundo os especialistas
A dieta da sopa é uma das mais perigosas, segundo os especialistas
Foto: Rodrigo Castro

Add caption
Jejum de sexta a domingo. Pratos que só podem ter uma cor. Alimentação à base de sopa. As receitas para um emagrecimento quase instantâneo se multiplicam a cada dia. Enquanto reduzem as medidas, entretanto, algumas dietas da moda também eliminam do cardápio nutrientes essenciais ao organismo. O EXTRA ouviu cinco especialistas. Eles apontaram as dez dietas que são as grandes vilãs da saúde, já que podem causar desde cansaço e indisposição a depressão, em casos mais graves.
Se você já tentou - ou ainda está tentando - perder peso com as dietas da Proteína, da Bíblia, do Tomate, da Melancia, da Sopa, dos 3 Dias, do Vinagre, do Tipo Metabólico, do Tipo sanguíneo ou das Cores: cuidado! É melhor procurar um endocrinologista e um nutricionista para garantir a boa forma com saúde.
- As dietas muito restritivas não são boas para a saúde. Elas vão fazer emagrecer num curto espaço de tempo, mas sem mudar o hábito alimentar da pessoa. Em um mês, ela acaba engordando de novo - explica a nutricionista e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vilma Blondet.


Carência de vitaminas
Os danos são diversos. Eliminar completamente as gorduras do cardápio, por exemplo, compromete a absorção das vitaminas A, D, E e K. A falta delas pode causar perda de massa óssea, problemas de coagulação sanguínea, distúrbios de visão e envelhecimento precoce, além de interferir no sistema de defesa do corpo.
- A falta de proteínas também é grave. Se você não ingere esse nutriente, o corpo, em catabolismo, começa a perder músculos. Por outro lado, o excesso também é negativo. É preciso equilíbrio - alerta o ex-presidente da Sociedade Brasileira de En$e Metabologia, Amélio Godoy.
A professora universitária Cristiane de Oliveira, de 42 anos, sentiu diferença quando trocou as dietas da moda pela reeducação alimentar. A mudança foi aprovada.
- Quando fiz 40 anos, decidi que precisava emagrecer do jeito cero. Procurei um endocrinologista, uma nutricionista e entrei na natação. Em seis meses, perdi dez quilos e foi muito mais fácil do que nas dietas exageradas que eu fazia - conta Cristiane, que já foi adepta das dietas da proteína e da sopa.

CONHEÇA AS DIETAS:
Dieta da proteína
O QUE É: a pessoa só come carnes, leite, queijos, ovos e outros derivados
POR QUE É RUIM : diminui a absorção de cálcio e, aumentando os riscos de osteoporose. Altera o PH do sangue (muda o funcionamento das células), e aumenta o acúmulo de gordura no fígado. Pobre em vitaminas, fibras, minerais.

Dieta da bíblia
O QUE É: a pessoa pode comer de tudo, mas a ingestão de calorias diárias é de, no máximo, 600 kcal (menos da metade do recomedado).
POR QUE É RUIM: De sexta-feira à noite até domingo de manhã não se pode comer nada (assim como nos jejuns da bíblia). O hábito é prejudicial à saúde e o número de calorias do restante da semana é muito baixo.

Dieta do tipo sangüíneo
O QUE É: o que se deve ou não comer é determinado pelo grupo sanguíneos (A, B, AB e O). Para o tipo A, por exemplo, é indicado não comer carne de frango ou vaca, nem laticínios.
POR QUE É RUIM: A dieta não possui comprovação científica, restringe grupos alimentares importantes e pode levar a carências nutricionais. Não determina a quantidade de alimentos que devem ser cosnumidos.

Dieta das cores
O QUE É: em cada dia da dieta come-se apenas uma cor de alimentos.
POR QUE É RUIM: Não promove reeducação alimentar. A redução do peso ocorre por perda de massa muscular e não de gordura. A falta de alguns alimentos pode causar dores de cabeça, hipoglicemia e tonturas.

Dieta do tomate
O QUE É: apenas três grupos de alimentos são permitidos: frutas, hortaliças e carnes e derivados. Gorduras, açúcares, cereais e leguminosas são proibidos.
PORQUE É RUIM: Muito restritiva. O baixo teor de carboidratos pode causar cansaço e indisposição, e a falta de gordura reduz a absorção de algumas vitaminas. Predispõe à flacidez.

Dieta da melancia
O QUE É: durante sete dias, só é permitido comer melancia.Nos outros sete, a alimentação é normal.
POR QUE É RUIM: Não promove reeducação alimentar e o valor calórico atingido pela dieta é insuficiente para suprir as necessidades energéticas. O baixo teor de nutrientes (proteínas, gorduras e Carboidratos), pode causar cansaço, indisposição e carências nutricionais.

Dieta do vinagre
O QUE É: indica o uso de vinagre em todas as refeições.
POR QUE É RUIM: Não existem evidências científicas a respeito da dieta, que não aborda nenhum princípio básico da alimentação saudável. Pode causar gastrite e úlcera, devido à acidez. Não há orientação para o consumo de alimentos ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.

Dieta do tipo metabólico
O QUE É: um teste indica qual o "tipo metabólico" da pessoa e se ela deve comer mais carboidratos, proteínas, ou os dois.
POR QUE É RUIM: Assim como as outras, limita ou restringe a ingestão de grupos alimentares importantes para a manutenção da saúde. Não existem evidências científicas.

Dieta da sopa
O QUE É: durante pouco mais de uma semana só se toma uma sopa com receita pré-definida. Nenhum outro alimento é permitido.
POR QUE É RUIM: É muito restritiva, de baixa caloria, impede a queima de gorduras. Causa baixa de humor, depressão e falta de energia.

Dieta dos 3 dias
O QUE É: O cardápio é baseado em frutas, chás, sucos, bolachas de água e sal e torradas. São permitidas seis refeições diárias.
POR QUE É RUIM: Não leva em consideração as necessidades nutricionais do indivíduo, Pode causar cansaço, indisposição e carências nutricionais. O emagrecimento é basicamente provocado pela desidratação.

O MUNDO ESTÁ DE CABEÇA PRA BAIXO

Frieza, até depois de presa: mãe que mandou matar o filho só se preocupava em recuperar dinheiro apreendido
Maria Selma: mesmo depois de presa, crueldade
Maria Selma: mesmo depois de presa, crueldade
Foto: Urbano Erbiste/ Extra
 
Eram 8h32m de 22 de maio quando Maria Selma Costa dos Santos fez a primeira ligação do seu último dia em liberdade. Telefonou para o motorista. Em seguida, para o segurança. Ela queria se certificar de que os funcionários chegariam no horário, porque tinha programado uma viagem a Petrópolis, às 9h. Acabou saindo de casa num carro da 59ª DP (Caxias), a caminho da prisão.
Antes de sair, recebeu uma ligação. Do outro lado da linha, estava a diarista Maria José da Silva Irmã. Com a voz ofegante, disse que se encontrava na delegacia e pediu que a patroa avisasse o marido dela. Em tom frio, Maria Selma respondeu que estava com a polícia, como se a notícia da prisão fosse insuficiente para afetar a firmeza com que costumava falar.
E se queixou. Não por ter a viagem a Petrópolis frustrada. Na frente dos policiais, encenou uma representação pouco convincente de uma idosa com a saúde debilitada, que não poderia mais ir ao médico. Era o fim de um tormento de testemunhas, entre familiares, vizinhos e funcionários, que viviam uma rotina de intimidações e ameaças, com depoimentos supervisionados por um advogado a serviço de Maria Selma.
Mas não era o fim das conversas telefônicas, grampeadas com autorização judicial para solucionar um crime que chocou o país: a execução de um empresário, morto a tiros na frente da casa da mãe, no Centro de Duque de Caxias, acusada de pagar R$ 20 mil pelo assassinato.
Depois de presa, Maria Selma falou com familiares, com um advogado e com a mãe de santo identificada como Cida. Enquanto familiares reagiam com consternação, a idosa não perdia a tranquilidade e a forma enérgica de falar. Mesmo cercada por fotógrafos na delegacia, tinha em mente a mesma preocupação que a teria motivado a planejar a morte do próprio filho: dinheiro. Só queria que fossem recuperados os R$ 147 mil apreendidos pela polícia na sua casa.

O trabalho da polícia
Mais de 6 mil escutas
A polícia teve acesso a mais de 6 mil conversas telefônicas autorizadas pela Justiça durante três meses para solucionar o assassinato do empresário José Fernandes dos Santos Reis, na tarde de 29 de novembro do ano passado. Mas foi a confissão da diarista Maria José da Silva Irmã que incriminou a idosa.
Prisão preventiva
As três pessoas acusadas de participação no crime foram presas temporariamente no dia 22 de maio deste ano, pela 59ª DP. Na última terça-feira, a 4ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, decretou a prisão preventiva do trio por homicídio qualificado.
A investigação
Mesmo após as prisões, a polícia seguiu com as investigações e, agora, tenta obter a quebra do sigilo telefônico. Desta vez, o alvo da polícia é o segurança de rua Isaque Paula de Moraes. A polícia quer saber se ele contou com a participação de comparsas no crime.
Testamento falso?
A polícia investiga se um testamento que daria autonomia a Maria Selma encontrado na casa dela foi falsificado.
Marido desconhece
A suspeita surgiu após o depoimento do marido dela, José Geraldo dos Santos Reis, o Cazeca, de 91 anos. Ele disse que desconhece ter assinado um testamento. Se o crime for comprovado, Maria Selma também será indiciada por falsificação de documento público

E.Barreto.

DEU A LOUCA NO MUNDO

Governo do Uruguai começará a plantar maconha em setembro
Reuters
 
MONTEVIDÉU, 24 Jun (Reuters) - O governo do Uruguai pretende começar a plantar maconha em setembro, depois da aprovação da lei que regularizará a produção e a venda da planta, disse uma autoridade à Reuters.
A colheita da cannabis é feita seis meses depois do plantio, o que permitiria o início da lavoura no começo do próximo ano.
"Com a regulamentação do mercado da maconha da forma que estamos propondo, vamos conseguir minar o desenvolvimento do mercado de outras drogas", disse o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada, em entrevista à Reuters.
O governo do presidente José Mujica, anunciou na quarta-feira que legalizará a comercialização de maconha como parte de um plano de 15 medidas para combater aumento da criminalidade nos últimos meses, embora o Uruguai seja um dos países mais seguros do continente.
A legislação deve ser aprovada pelo Congresso, onde a governista Frente Ampla tem maioria nas duas Casas.
O governo nega que vá montar uma rede de comercialização da droga e diz que centralizará a distribuição por meio de lojas privadas controladas.
"A ideia central do Poder Executivo é que o Estado tenha uma forte presença na regulamentação da produção. Inicialmente nos inclinamos por uma regulação e produção no âmbito do próprio Estado", disse o funcionário.
O Uruguai estuda impor um consumo máximo de 30 gramas mensais por pessoa, por meio de um registro que buscará evitar o "narcoturismo" e o mercado negro.
"A ideia é só vender aos cidadãos nacionais. A Holanda teve de alterar parte de sua estratégia, depois de muitos anos de dificuldades com países de sua região", afirmou Calzada.
No Uruguai há cerca de 75 mil pessoas que consomem maconha pelo menos uma vez por mês. O governo estima produzir 27 mil quilos por ano, o que fará em uma área de uns 100 hectares ainda não divulgada.
Calzada acrescentou que a regulamentação permitirá controlar a qualidade da droga consumida, o que não é possível fazer atualmente. Ele disse ainda que a produção poderá servir como base para medicamentos oncológicos.
O governo afirma que sua intenção não é obter lucro com o negócio, embora pretenda taxar a venda e destinar o valor arrecadado à reabilitação de dependentes químicos.

Malena Castaldi e Diego Barboza


 

BRASILEIRO NA MIRA

Brasileiro condenado será fuzilado na Indonésia
Brasília - O governo da Indonésia autorizou a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, que foi condenado à pena de morte em 2004. O brasileiro é instrutor de windsurfe e foi preso em 2003 após tentar entrar na Indonésia com 13 kg de cocaína escondidos em sua bagagem. Segundo informações da justiça do país asiático, Marco será morto por fuzilamento no início de julho.
Archer foi condenado à morte em 2004 | Foto: Reprodução Internet
Archer foi condenado à morte em 2004 | Foto: Reprodução Internet

Um ano após a prisão, outro brasileiro, o surfista Rodrigo Gularte, foi detido em um caso parecido. Gularte também foi condenado à pena de morte e aguarda a execução. De acordo com o jornal The Jakarta Post, o brasileiro deverá enfrentar o pelotão de fuzilamento nos próximos dias. Outros dois estrangeiros também serão executados.
O procurador do caso disse que Archer teve total direito à defesa. Em 2005, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu clemência pelo brasileiro, dizendo que o Brasil não prevê esse tipo de pena. Em 2010, o mesmo pedido foi feito, mas o perdão não foi concedido pelo governo da ilha.
Ainda segundo o procurador, Archer afirmou que seu último pedido era uma garrafa de whisky. O pedido ainda está sendo avaliado.

HERANÇA BENDITA

Polícia herda estratégia e equipamentos usados na segurança da Rio+20
Investimento de R$ 12 milhões inclui armas menos letais, cavalos e material especial de proteção

Rio - Para os ambientalistas, a Rio+20 deixou lições de como lidar com questões da sustentabilidade. Para a segurança pública, o maior legado da conferência da ONU foi a experiência adqurida, fundamental para superar o desafio dos megaeventos que o Rio sediará até 2016. Para garantir o sucesso da missão de proteger a cidade, as forças policiais foram buscar treinamento, equipamentos e metodologias de trabalho que continuarão sendo usados no combate ao crime a partir de agora.

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
A arma belga de ar comprimido FN303 é a mais nova aliada da PM fluminense: ela será usada no controle de distúrbios urbanos | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Segundo a Secretaria de Segurança, foram investidos R$ 12 milhões de recursos próprios na compra de cavalos, equipamentos de proteção para policiais e armamento não-letal. A conferência também serviu como estreia do Regime Adicional de Serviço (RAS), o ‘bico’ oficial que permite aos policiais remuneração para o cumprimento de horas extras. O anúncio foi feito em entrevista ao DIA pelo secretário José Mariano Beltrame.
Para a Rio+20 os agentes do Serviço Aeropolicial (SAer) da Polícia Civil treinaram pela primeira vez técnicas de tiro de precisão aérea a longa distância. A instrução reduz o risco de policiais serem atingidos nas operações. “Do alto, temos que identificar a situação e decidir o que fazer muito rapidamente. Os policiais aprendem a visualizar melhor e os atiradores de precisão, a fazer disparos a distâncias maiores, diminuindo os riscos”, explica o coordenador do SAer e piloto, Adônis Lopes.

DISTÚRBIOS URBANOS
Foi em uma ação rotineira de combate ao crime que a técnica mostrou eficácia: três dias antes da conferência, os policiais viram, do alto, ladrões assaltando turistas chineses e pousaram a aeronave na praia de Copacabana para prendê-los. Os agentes do SAer também treinaram com a Marinha simulação de retomada de embarcações com desembarque do helicóptero em rapel tático.
Herança do investimento para o evento, a arma belga de pressão FN303 é o mais novo aliado do Batalhão de Choque no controle de distúrbios urbanos. O equipamento usa munição de tinta ou de pimenta para disparos a distâncias de até 30 metros. Também na lista de material usado no dia a dia estão o extintor com um litro de spray de pimenta, os escudos redondos, armadura tipo ‘Robocop’ e nove motos Harley-Davidson, que foram consertadas para o uso em escoltas.

Centro de Controle para planejar operações da PM
Dentro do Quartel-General da PM, todas as atenções estão voltadas para o Centro de Controle da Polícia Militar (Cecopom), o novo órgão responsável pelo planejamento e gerenciamento das operações e patrulhamento em toda a cidade. Desde que começou a funcionar, com a Rio+20, é lá que estão concentradas as informações sobre as ocorrências em andamento e os índices de criminalidade, entre outros dados. Do centro saem as decisões sobre como a corporação vai atuar em cada caso.
Os operadores trabalham 24 horas com informações do rádio-escuta, monitoram o deslocamento das viaturas através do GPS exibido em telões e acompanham o atendimento de cada ocorrência. Em casos de crise, o Cecopom aciona o apoio necessário, envia reforços e reúne a cúpula da corporação para analisar e resolver as situações.
Através do novo órgão, a PM do Rio passou a ser a primeira a integrar um banco de dados do FBI, com informações sobre criminosos do mundo inteiro.

BICICLETAS JÁ

Agência da ONU promove na orla do Rio bicicletada em favor da mobilidade urbana

Rio - Cerca de 150 pessoas - segundo a Agência Brasil apurou - largaram, no fim da manhã deste domingo, no Parque do Flamengo, em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM), para a primeira bicicletada promovida no Brasil pela campanha I'm a City Changer, uma iniciativa global da Agência das Nações Unidas para as Cidades (ONU-Habitat).
No percurso pela orla da zona sul até o Forte de Copacabana, local que sediou eventos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o passeio foi ganhando a adesão de dezenas de ciclistas.
Aberta a ações que visam a melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, a campanha I'm a City Changer tem como foco no Brasil a questão da mobilidade urbana, escolhido pelo seu impacto nas metrópoles. Para o coordenador nacional da I'm a City Changer, Wagner Andrade, é preciso estimular as pessoas a usar transportes urbanos mais sustentáveis que possam minimizar o impacto do trânsito nas grandes cidades.

“As grandes transformações partem não só do Poder Público, dos chefes de Estado que estiveram aqui na Rio+20, mas também de nós, cidadãos, que temos um papel muito importante na promoção da sustentabilidade em nossas cidades e de melhor convivência”, afirmou Andrade.
Ele considera que o Rio, com uma malha cicloviária de 280 quilômetros, tende a ser a capital da mobilidade urbana no Brasil, país com referência ainda muito pequena, em nível mundial, no uso da bicicleta como meio de transporte. “Andar de bicicleta para o brasileiro ainda é uma atividade associada ao lazer e não à locomoção”, ressaltou o coordenador.
Além da mobilidade urbana, outros temas do desenvolvimento sustentável fazem parte da campanha da ONU-Habitat em nível mundial, que conta com a participação de governos locais, associações da sociedade civil e empresas privadas.
As ações estão englobadas em temas-chave como Cidade Verde, Cidade Saudável e Segura, Cidade Inclusiva, Cidade Planejada e Cidade Produtiva.
Os interessados podem obter mais informações sobre a iniciativa da ONU-Habitat no site www.imacitychanger.org e, no caso do foco da campanha no Brasil, na página Evolua com Mobilidade, no Facebook.
Reportagem da Agência Brasil

TRAGÉDIA

Morre bebê com braço gigante da Rocinha
Rio - Morreu, nesta sexta-feira, aos seis meses, o bebê da Rocinha que tinha o braço afetado por linfangioma, um tumor do sistema linfático que provoca gigantismo. De acordo com a mãe da criança, Ana Patrícia Vieira, Nicole morreu devido à complicações após o rompimento de uma veia na área. Segundo a família, ela estava no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, e teria que ser transferida para o Hospital dos Servidores, na Saúde, onde era tratada.

Foto: Reprodução TV
Foto: Reprodução TV

Em nota, a direção do Miguel Couto informou que "a paciente Nicole Vieira deu entrada em estado muito grave, por volta de 10h da última sexta-feira, com hemorragia no tumor, que ocorreu em todo o braço da bebê até o ombro. A transferência para uma outra unidade hospitalar não reverteria o estado de saúde de saúde da paciente".
Nicole será enterrada neste domingo, às 11h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Tratamento difícil
Por causa do problema, o bebê não conseguia se movimentar direito e as blusas precisavam ter a manga cortada. Ela requereria alimentação especial e tomava diversos remédios para tentar amenizar a dor.
"O tratamento do linfangioma é difícil. Muitas vezes, quando a deformidade é muito grave, não há o que se fazer, é preciso amputar. Não conheço o caso de Nicole, mas posso dizer que algumas cirurgias paliativas podem amenizar o problema, que, em geral, não tem cura. No entanto, a deformidade pode deixar de crescer e melhorar com o tempo", afirma o especialista em angiologia e cirurgia vascular Ivanésio Merlo.

FAMÍLIA ACUSA CLÍNICA DE NEGLIGÊNCIA E ERRO DE AVALIAÇÃO

Família acusa clínica de diagnosticar resfriado em bebê que morreu com pneumonia

Rio - A família do pequeno João Gabriel Oliveira da Silva, de apenas um ano e dois meses, acusa a Clínica Criança 24 Horas, no Méier, de negligência no atendimento, o que teria levado à morte do menino por pneumonia na noite de quarta-feira. O caso foi registrado na 26ª DP (Todos os Santos).

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Segundo o tio de João, Leonardo de Oliveira da Silva, 26 anos, a família procurou atendimento na terça-feira à tarde porque a criança não estava comendo corretamente. “Ele estava resmungando e não estava comendo. Achamos que talvez fosse por causa do nascimento dos dentes. Levamos ao médico para ser consultado. Esperamos por cerca de três horas”, contou.
Segundo Leonardo, João recebeu o diagnóstico de resfriado. O médico receitou pomada para passar na gengiva. “Mas não fizeram nenhum exame”, ressaltou.
No dia seguinte, como João não melhorou, foi levado novamente à clínica. Foi atendido prontamente e realizou exames de raios-x que identificaram a pneumonia. “Chegamos às 16h30 e recebemos o diagnóstico de pneumonia grave por volta de 19h30. Disseram que ele precisava ser transferido pro Prontobaby, na Tijuca”.
PNEUMONIA GRAVE
Mas, segundo Leonardo, a ambulância só chegou duas horas depois, quando o bebê já havia sofrido uma parada cardiorespiratória.
Em nota, o Prontobaby afirmou que “o tempo de atendimento pela UTI Móvel foi de 41 minutos”. Já a Clínica Criança 24 horas informou que, terça-feira, a criança “recebeu atendimento compatível com o quadro apresentado” e, no dia seguinte, “assistência conforme protocolos médicos”.

ELEIÇÃO NO EGITO

Candidato da Irmandade Muçulmana vence eleição presidencial no Egito
Mohamed Morsi é o primeiro presidente do país no pós-Mubarak.
Ele derrotou nas urnas o ex-premiê do ditador derrubado em 2011.

O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Morsi, venceu as eleições presidenciais no Egito, tornando-se o primeiro presidente eleito no país no período pós-Mubarak, informou neste domingo (24) a comissão eleitoral.
Morsi, que já se dizia eleito, teve 51,7% dos votos no segundo turno, disputado no fim de semana passado.
O candidato do braço político da Irmandade Muçulmana conseguiu 13.230.131 votos, contra 12.347.380 para o brigadeiro da reserva Ahmed Shafiq, ex-premiê do regime do derrubado ditador Hosni Mubarak.
Ele já havia sido o mais votado no primeiro turno, em maio.

Morsi torna-se o primeiro presidente eleito no país após o regime de Mubarak, em meio a uma transição democrática comandada pelos militares e marcada pela incerteza.
Em 14 de junho, uma decisão judicial dissolveu o Parlamento, eleito democraticamente e no qual a Irmandade Muçulmana era maioria.
Os militares que governam interinamente o Egito desde a queda de Mubarak garantiram a realização do segundo turno, apesar das acusações de que um golpe estaria sendo armado, e prometeram que vão entregar o poder executivo ao vencedor antes de 30 de junho.
A Irmandade Muçulmana afirmou em comunicado, após a vitória deste domingo, que ela demonstra que o Egito "pode escolher de forma livre seu presidente".
Banida durante o regime de Mubarak -época em que Morsi chegou a ser preso-, a Irmandade chega ao poder pela primeira vez. Mas, após a dissolução do parlamento, ainda há duvida sobre se o seu presidente terá real poder.
O chefe da junta militar, marechal Hussein Tantawi, parabenizou Morsi pela vitória, afirmou a rede de televisão estatal.
Festa na Praça Tahrir
Partidários do grupo islamita tomavam a Praça Tahrir, no centro do Cairo, desde antes do anúncio do resultado, que foi bastante celebrado.
Partidários da Irmandade Muçulmana celebram neste domingo (24) a vitória do candidato Mohamed Morsi no segundo turno da eleição presidencial no Egito (Foto: Reuters)
Partidários da Irmandade Muçulmana celebram neste domingo (24) a vitória do candidato Mohamed Morsi no segundo turno da eleição presidencial no Egito (Foto: Reuters)
 
Os militantes agitavam bandeiras e cartazes do líder islâmico na praça, que virou símbolo da rebelião que derrubou Mubarak em fevereiro do ano passado, no contexto da chamava Primavera Árabe.
"Deus é o maior" e "abaixo o regime militar" eram alguns dos slogans entoados pelos manifestantes, enquanto fogos de artifício eram lançados.
As forças armadas estavam em alerta, temendo atos de violência após o anúncio do resultado.
Os dois candidatos cantavam vitória, e Shafiq havia acusado Morsi de tentar "roubar" a eleição com a pressão nas ruas.
A eleição, na qual mais de 50 milhões de eleitores estavam aptos a exercer seu direito de voto, teve uma taxa de comparecimento de 51,8%.
A divulgação dos resultados estava prevista para a quinta-feira (21), mas ela foi adiada para que fossem investigadas denúncias de fraudes nos dois lados.
Mohamed Morsi acena após votar no segundo turno das eleições presidenciais no Egito em 16 de junho (Foto: AFP)
Mohamed Morsi acena após votar no segundo turno das eleições presidenciais no Egito em 16 de junho (Foto: AFP)
 
Para aumentar ainda mais a tensão no país, o estado de saúde de Mubarak, que cumpre pena de prisão perpétua pela repressão aos protestos do ano passado, piorou bastante na última terça-feira (19), e chegaram a circular boatos sobre a sua morte.
Acordos
Morsi prometeu respeitar tratados internacionais do Egito, principalmente o assinado com Israel em 1979, do qual depende muito da ajuda dos EUA. O premiê de Israel afirmou, em comunicado, que respeita o resultado das urnas e que espera que o acordo de paz seja cumprido.
"O presidente Morsi vai ter um trabalho duro para controlar os diversos níveis do Estado", afirmou Elijah Zarwan, analista do Conselho Europeu para Relações Internacionais.
"Ele vai provavelmente enfrentar tentativas para minar o seu poder. Frustrações podem levá-lo a cair na armadilha de atuar de forma agressiva, o que seria um erro", acrescentou Zarwan.
"O seu desafio é liderar um país dividido e temeroso para a democracia, sem se tornar um bode expiatório para a continuidade militar", afirmou o analista.

QUADRILHA DO PAI DE SANTO

Suspeitas de fazer parte de quadrilha de pai de santo são presas no RJ
Elas são irmãs e extorquiam as vítimas de Pai Bruno, segundo a delegada.
As duas mulheres, de 37 e 42 anos, foram presas na manhã deste domingo.
As irmãs Luciane e Viviane Reis foram presas acusadas de pertencer à quadrilha de Pai Bruno (Foto: Tássia Thum/G1)
As irmãs Luciane e Viviane Reis foram presas na
Baixada Fluminense (Foto: Tássia Thum/G1)
Duas irmãs suspeitas de fazerem parte da quadrilha do pai de santo Edmar dos Santos Araújo, 23 anos, conhecido como "Pai Bruno da Pomba Gira" ou "Pai Bruno de Ogum", foram presas na manhã deste domingo (24) no Rio de Janeiro. Pai Bruno, que prometia trazer a pessoa amada em três horas, foi preso na madrugada de 13 de junho, acusado de ameaçar e extorquir seus clientes.
Junto com ele outro homem, Alex Alberto de Souza, que trabalhava como motoboy da quadrilha, segundo a polícia, também foi preso.
Os dois homens foram denunciados pelo Ministério Público de Rio de Janeiro (MP-RJ), por intermédio da Promotoria de Justiça junto à 27ª Vara Criminal, pelos crimes de estelionato, quadrilha e extorsão. A Promotoria requereu ainda a conversão da prisão dos denunciados em preventiva.

Extorsão e formação de quadrilha
De acordo com a delegada Flavia Monteiro de Barros, da 14ª DP (Leblon), as irmãs Viviane Duarte de Souza, de 37 anos, e Luciana Duarte de Souza Reis, de 42 anos, foram presas nesta manhã na Baixada Fluminense, com mandados expedidos pelo plantão judiciário. Elas vão responder pelos crimes de extorsão e formação de quadrilha. A pena máxima pars os dois crimes é de 13 anos de detenção.
Pai de santo foi preso na madrugada de quarta-feira (13) (Foto: Reprodução TV Globo)
Pai de santo foi preso em 13 de junho
(Foto: Reprodução TV Globo)
Segundo a polícia, Viviane foi presa em casa, em Nilópolis. Já Luciana foi encontrada pelos agentes escondida na casa da sogra, em Queimados. Os investigadores chegaram aos endereços das suspeitas após informações repassadas ao setor de inteligência da Polícia Civil e ao Disque-Denúncia.
As duas serão levadas ainda neste domingo para o complexo de presídios de Bangu, na Zona Oeste, onde vão cumprir prisão temporária. A delegada adiantou que vai pedir à Justiça, na próxima quinta-feira (28), a prisão preventiva das mulheres.

Dupla é reconhecida por vítimas
"Elas atendiam telefonemas, quando consulta era feita por telefone, e estavam no local das consultas feitas pessoalmente, segundo informaram as testemunhas. No momento da consulta na casa de Pai Bruno era dado um preço, e a função delas era dizer depois que o valor do trabalho não era suficiente", contou a delegada, acrescentando que a dupla foi reconhecida pelas vítimas por fotos.
"A partir daí, quando os clientes se negavam a dar mais dinheiro, começavam a extorqui-los, dizendo que o Pai Bruno ia matá-los, que sabiam onde moravam, que o diabo ia matar os seus filhos", completou Flávia.
Na delegacia, as duas mulheres negaram participar da extorsão. Elas disseram que apenas atendiam telefonemas e ligavam para clientes a pedido de Pai Bruno, para repassar os valores do trabalho espiritual e dos materias que deveriam ser comprados para fazer as oferendas.
Quadrilha
Para a delegada, cada um dos presos tinha uma função definida na quadrilha. "Havia uma prévia divisão de funções. Pai Bruno era o mentor, elas faziam as ligações com as ameaças e o motoboy ia ao encontro das vítimas para pegar o dinheiro obtido com as extorsões", explicou ela, acrescentando que a polícia continua as investigações em busca de outros integrantes da quadrilha.
As investigações apontam que a mãe de Pai Bruno e um outro homem cediam as contas bancárias para que os clientes fizessem os depósitos com os pagamentos dos trabalhos espirituais. A polícia investiga ainda se um policial militar fazia a segurança do pai de santo.
"O crime não é a religião, se a pessoa acredita que vai ter a pessoa em três, cinco horas, não há problema. É questão de fé de cada um. O problema é quando há extorsão. O crime é a extorsão. Investiguei o crime após uma vítima extorquida ter feito uma denúncia na delegacia do Leblon", ressaltou Flávia.
Denúncia de vítimas
Segundo a delegada, 15 pessoas foram à 14ª DP (Leblon) denunciar a quadrilha de Pai Bruno. "Mas há denúncias em várias delegacias, e acho que as denúncias chegam a 50", disse Flávia, ressaltando que "o número de vítimas, no entanto, deve ser bem maior, já que nem todo mundo denuncia, por medo ou por vergonha".

LUTA CONTRA O CRACK

Faixa em Copacabana alerta sobre proibição da venda de crack
ONG Movimento Rio de Paz faz manifestação na tarde deste domingo (24).
Medida por provocar possível migração de usuários para outros bairros.

A ONG Movimento Rio de Paz realiza na tarde deste domingo (24), na Praia de Copacabana, uma manifestação alertando para as consequências da proibição da venda de crack na Favela do Jacarezinho, no Jacaré, subúrbio do Rio de Janeiro.
ONG Rio de Paz estende faixa contra o crack na Praia de Copacabana (Foto: Bernardo Tabak / G1)
ONG Rio de Paz estende faixa contra o crack na Praia de Copacabana
 (Foto: Bernardo Tabak / G1)
Uma faixa com a mensagem "SOS migrante crack: quem o acolherá?" foi estendida em frente à Rua Princesa Isabel com os objetivos de chamar a atenção das autoridades para a possível migração dos usuários da droga para outros bairros e prestar solidariedade aos próprios usuários da droga, para que as autoridades estejam atentas à questão.
“É muito triste. É uma droga que não acaba só com a pessoa, mas também com todos que estão à volta dela”, disse uma jovem que parou para ler a faixa, mas que pediu para não ser identificada, explicando que tem um parente dependente de crack.

TIRO AO ALVO

Carro de UPP é alvo de tiro no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio
PMs faziam patrulhamento de rotina quando tiros foram disparados de beco.
Segundo a polícia, um dos tiros acertou a viatura, mas ninguém ficou ferido.

Um carro da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi alvo de tiros na manhã deste domingo (24) na comunidade. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, PMs da UPP faziam um patrulhamento de rotina na região, por volta das 5h, e quando iriam abordar dois homens foram disparados tiros de um beco da comunidade em direção aos agentes.

Ainda segundo a PM, um dos tiros acertou a parte traseira da viatura, mas ninguém ficou ferido. Ninguém foi preso.
Há uma semana, quatro pessoas foram detidas e encaminhadas para a 20ª DP (Vila Isabel), depois de uma confusão na mesma comunidade, segundo informações da assessoria da Secretaria de Segurança Pública. No tumulto, ainda de acordo com a Secretaria, moradores jogaram garrafas, pedras e paus em direção aos policiais, que pediram reforços, e chegaram a usar spray de pimenta para conter os ânimos.