Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

domingo, 20 de março de 2011

Ilustrações que ensinam

COMO SE LIVRAR DE UM PASTOR FRACO
Um grupo de crentes procurou o pastor de uma outra igreja, numa cidade vizinha, e perguntou-lhe:
- Pastor, estamos tentando achar um jeito diplomático de dispensar o nosso pastor. O senhor tem alguma sugestão de como podemos fazer isso sem sermos indelicados com ele?
- Mas, por que vocês querem se livrar dele?
- É que a nossa igreja está estagnada e infeliz. O nosso pastor não tem visão nem liderança, não sabe pregar e não é um homem de oração.

Após refletir uns instantes, o pastor aconselhou-os a agir da seguinte maneira:
a) Cada vez que ele pregar, recitem para ele os pontos do sermão, na saída do culto. Isso vai obrigá-lo a se preparar cada vez mais, pois agora ele sabe que vocês estão acompanhado atentamente as suas mensagens.
b) Cada vez que ele trouxer uma nova idéia, dêem a ele todo o apoio de que a sua idéia precisa para dar certo. E faça isso com entusiasmo. Em breve a sua visão vai se abrir, pois agora ele sabe que pode "sonhar", pois tem o apoio entusiástico da igreja.
c) Reunam um bom grupo de irmãos e comecem a orar por ele. Em breve ele vai estar orando com vocês e por vocês. 


- Logo, logo, assim que ele estiver pregando melhor, tiver adquirido ampla visão de ministério e vida de oração, uma grande igreja o convidará e tirará ele de vocês. 


Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Hebreus 13.17

Ilustrações que ensinam

UMA FOLHA EM BRANCO
Certa vez fiz o vestibular de uma faculdade de propaganda. Um dos itens era "redação livre", para a qual havia apenas um tema em comum a todos os vestibulandos. E o tema era: "Descreva o que você vê na folha anexa".

Só que a tal folha anexa, uma página de papel comum, estava em branco. A maioria, incluindo eu, virou a folha para ver se havia algo no verso. Não havia. E lá no fundo um apressadinho levantou a mão e chamou a atenção do professor:
- Mestre, minha folha está em branco.

O mestre só olhou por cima dos óculos, com aquele ar de reprovação. E aí todo mundo entendeu: o que era possível enxergar numa folha em branco? 

Quando as notas saíram, eu, curioso, fui perguntar ao mestre qual tinha sido o critério de avaliação. E ele me disse:
- Quanto mais surpreendente a resposta, mais alta a nota.

A resposta mais comum foi "Nada" e mereceu nota 4. Foram apenas duas notas 8 e uma delas até hoje mexe comigo. Alguém escreveu:

- VEJO UMA OPORTUNIDADE! 



Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
II Coríntios 5.17

Ilustrações que ensinam

A ÁRVORE QUE CHORAVA
Certa vez, quando um dos anjos de Deus saía para iniciar mais um dia de ajuda aos filhos de Deus, escutou um choro sentido vindo de um campo.

Pensou tratar-se de algum ser humano, mas, ficou surpreso ao ver que quem chorava era uma árvore.
- Por que choras, dona árvore? perguntou-lhe o anjo.

- Choro porque mais um dia vai começar, e o meu sofrimento também.

- E o que a faz sofrer, minha amiga? Será, porventura, o calor do sol?

- Não, "seu" anjo, o sol me faz bem. O que me faz sofrer são as pessoas. Tanto as grandes quanto as pequenas. Elas jogam pedras em mim o dia inteiro. Não consigo entender, "seu" anjo. Eu faço de tudo para agradá-las, mas, elas continuam me maltratando. A árvore aí ao lado, ó, não produz nada, e ninguém maltrata ela. Mas, eu, que me esforço tanto para produzir frutos deliciosos, só levo cacetada. Por que será que elas não gostam de mim?

- Ah... então é isso. Você está enganada, dona árvore. As crianças gostam demais de você e dos seus frutos, por isso elas jogam pedras em você: é para pegar seus frutos.

- Será, "seu" anjo?

- Tenho certeza, minha amiga. Preste bem atenção, pois esta frase não é minha. É deles, dos próprios seres humanos, e é tão antiga quanto a própria humanidade. Sabe o que eles dizem sobre isso? Eles dizem o seguinte:
Ninguém joga pedra
em árvore que não dá fruto.
Alegre-se minha amiga, se estão jogando pedra em você, é porque você está produzindo alguma coisa boa.


Autor: Pr Ronaldo Alves

Melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade
de Deus assim o quer, do que fazendo o mal.

I Pedro 3.17

Ilustrações que ensinam

CAVE UM METRO A MAIS
Derbi era um homem inquieto com a vida. Cansado de trabalhar como vendedor nos EUA, resolveu vender tudo o que tinha.

Comprou um pequeno sítio no interior do Colorado e começou a preparar o terreno para plantar.

Ao escavar o terreno ele encontrou uma pedrinha brilhante e após analisá-Ia descobriu que era ouro puro.

Com muita esperança e determinação ele chamou os seus parentes e amigos mais íntimos e formou um grupo para procurar ouro. Ele também resolveu comprar todos os terrenos vizinhos. Adquiriu máquinas e equipamentos pesados, cavou, cavou, cavou e não encontrou mais ouro. Seus parentes a amigos começaram a desanimar, pois o ouro não aparecia. Onde estava a mina?

Todos os membros do grupo, um a um, pediram de volta a Derbi o que tinham investido. Derbi ficou sozinho com um grande terreno e muitas máquinas. Ele não pretendia desistir e continuou cavando, mas suas esperanças foram minguando e também desistiu. Vendeu tudo ao primeiro que apareceu interessado naquelas terras que para ele não valiam nada.

Voltou para a cidade e recomeçou sua atividade de vendedor. Quando alguém não queria comprar, ele não insistia e logo desistia. Ele era um vendedor de seguros fracassado e infeliz. Certo dia ele leu uma notícia no jornal que lhe chamou a atenção: "Descoberta uma das minas de Ouro mais valiosa do mundo". Ele leu a matéria interessado e viu que era em Colorado e o que mais lhe entristeceu que eram as suas terras, aquelas que ele vendera por uma ninharia.

Continuou a ler o jornal e viu a declaração do proprietário do terreno: "Nós não tivemos muito trabalho para achar a mina principal. Tivemos apenas que cavar um metro a mais e pronto".

Ao ouvir aquilo, Derbi se lamentou profundamente e mandou gravar uma placa que dizia: "Na vida tudo depende de se cavar um metro a mais".

Com esta frase na mente ele saiu à luta e mais uma vez recomeçou sua venda de seguros: Em pouco tempo ele se tornou o melhor vendedor da empresa e comprou uma parte dela. Ele não ouvia mais o não como resposta. Insistia, persistia e trabalhava com otimismo. Cria que na vida tudo dependia de se cavar um metro a mais.

Não demorou muito ele comprou a empresa em que era funcionário e também suas concorrentes. Tornou-se um especialista em vendas e técnicas de vendas e um homem vitorioso.

Cria que na vida "Tudo depende de se cavar um metro a mais".

Sabendo que a tribulação produz a perseverança,
e a perseverança produz a experiência.

Romanos 5.3-4


Ilustrações que ensinam

CALÇA RASGADA
Duas esposas de pastor estavam sentadas, uma ao lado da outra, remendando as calças de seus maridos.

Uma delas falou à amiga: - Pobre do João, ele está muito desencorajado no trabalho da igreja. Há alguns dias ele falou até em renunciar e entregar seu cargo. Parece que nada vai bem e tudo dá errado para ele.
A outra respondeu: - Lamento por vocês. O meu marido tem dito exatamente o contrário. Tem sentido cada dia mais intimidade com Deus, como nunca havia experimentado antes.
Um pesado silêncio atingiu aquelas duas mulheres, que continuaram com os remendos, sem trocar mais nenhuma palavra.

Uma delas estava remendando os joelhos da calça de seu marido e a outra, a parte traseira.


Sem mim nada podeis fazer.
João 15.5


Ilustrações que ensinam

A ABÓBORA MISSIONÁRIA
Uma mulher pobre queria muito participar da campanha de missões que sua igreja vinha fazendo, mas, decididamente, não tinha dinheiro.
Ajoelhou-se em seu quarto e pediu a Deus que lhe desse uma idéia, um jeito de ganhar algum, para poder participar.
Logo após a oração, saiu para o quintal e viu que uma abóbora da sua horta caseira já estava no ponto de ser colhida. Decidiu, então, dar aquela abóbora para missões.
Para tentar vendê-la por um preço melhor, resolveu partir a abóbora em 4 pedaços, mas, ao ver as sementes, teve uma idéia brilhante. Resolveu "batizar" as sementes de "Semente de Abóbora Missionária". Secou-as e saiu às ruas vendendo-as.
E vendeu todas. Muitos compraram pela criatividade da mulher; outros, por sua insistência; outros, ainda, por amor a Jesus e às missões. Para cada comprador ela dava um folheto evangelístico de sua igreja.
Quando a campanha se encerrou, todos ficaram espantados ao ver que aquela mulher, uma das mais pobres da comunidade, foi a que deu a maior oferta de missões daquele ano. Superando em muito o valor doado por pessoas de posse.
E Deus, na sua graça, salvou algumas pessoas por meio dos folhetos que ela distribuiu.


Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus 28.19-20


Ilustrações que ensinam

E O MORTO VIROU TESTEMUNHA

Um réu estava sendo julgado por assassinato na Inglaterra, com fortes evidências sobre a sua culpa, mas o cadáver não aparecera.

Quase no final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:
- "Senhoras e senhores do júri, eu tenho uma surpresa para todos vocês", disse o advogado, olhando para o seu relógio, "dentro de 10 segundos a pessoa presumivelmente assassinada neste caso vai entrar neste tribunal". E olhou para a porta.

Os jurados, surpresos, também ficaram olhando para a porta.
Os segundos se passaram. Nada aconteceu. O advogado, então, completou: -
"Realmente, eu falei e todos vocês olharam com expectativa. Portanto, ficou claro que vocês têm dúvida, neste caso, se alguém realmente foi morto, por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente".

Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final. Alguns minutos depois voltaram e pronunciaram o veredicto: -
"Culpado!"

- "Eu protesto, meretíssimo, perguntou o advogado, o jurado tem dúvidas, eu vi todos eles olharem fixamente para a porta!" Ao serem inquiridos pelo juiz, o júri esclareceu: - "Sim, Sr Advogado, todos nós olhamos para a porta, mas o seu cliente não..."


Pelo que deixai a mentira,e falai a verdade cada um com o seu próximo.

Efésios 4.25
 

REPOSIÇÃO DE MEDICAMENTOS CONTRA AIDS

Antirretroviral em falta deve chegar aos estados na próxima semana
Atazanavir 300 mg, remédio usado para tratamento da Aids, está em falta na rede pública de saúde. O ministro Alexandre Padilha confirmou o problema

O antirretroviral atazanavir 300 miligramas (mg), em falta na rede pública de saúde, deve chegar às unidades dispensadoras de medicamentos na próxima semana, de acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, responsável pelo combate a doenças sexualmente transmissíveis (DST). Na quinta-feira (17), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou que a pasta enfrenta problemas por causa da falta do medicamento, utilizado no tratamento contra o aids.
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais informou que o primeiro lote do atazanavir 300 mg, com 4,95 milhões de comprimidos, chegou a Brasília na tarde de quinta e será enviado aos estados entre os dias 22 e 25 de março. Ao todo, 700 unidades dispensadoras de medicamentos devem fazer a distribuição. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais divulgou uma nota técnica com orientações aos médicos até que a situação seja normalizada.
Emitida pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (14), a nota recomenda que o medicamento seja fracionado nos locais onde ainda estiver disponível ou substituído temporariamente por outro caso tenha acabado. De acordo com Padilha, não houve risco ao tratamento de nenhum paciente. Desde 1996, por garantia da Lei 9.313, o tratamento da aids é assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a qualquer cidadão com a doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, o atazanavir é um inibidor de protease, enzima importante para a maturação do vírus, e indicado no Brasil como uma das alternativas para estruturar o tratamento antirretroviral, apresentado tanto em cápsulas de 200 mg quanto em cápsulas de 300 mg. Segundo o presidente do Fórum de Organizações Não Governamentais de Aids do estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, existem cerca de 600 mil portadores de HIV em todo o Brasil. O atazanavir é utilizado por 33 mil pacientes.

Fonte: Revista Época

RECICLAGEM 100%

Fabricante de bebida diz ter criado garrafa 100% reciclável

A fabricante americana de alimentos e bebidas PepsiCo anunciou ter criado a primeira garrafa plástica inteiramente feita a partir de materiais vegetais renováveis e 100% recicláveis.
A garrafa é composta de "materiais brutos biológicos", informa a PepsiCo em um comunicado, citando a Panicum virgatum, uma gramínea encontrada principalmente em grandes planícies, cascas de coníferas e folhas de milho.
"Futuramente, o grupo quer (...) incluir cascas de laranja, maça, batata, aveia e outros produtos agrícolas derivados de atividades agroalimentares", acrescenta o comunicado divulgado na terça-feira.
A garrafa, contudo, só chegará às mãos dos consumidores a partir de 2012, ano em que a empresa começa a realizar testes de produção.
Não é a primeira vez que a PepsiCo está envolvida na pesquisa de embalagens recicláveis. Ela já fabricou uma para batatas fritas, que teve de ser retirada do mercado americano porque os compradores do produto consideraram os pacotes muito barulhentos.
Para o projeto das garrafas, a PepsiCo garante que ela será igual à versão plástica clássica.
Na França, o grupo Danone anunciou neste mês que seu produto Actimel seria vendido naquele país em uma garrafa plástica composta por 95% de cana de açúcar, após ter introduzido plástico vegetal na elaboração de garrafas de água da marca Volvic.

Fonte: Folha . com

SUPERNAVE AMERICANA VEM AÍ

Projeto dos EUA cria supernave espaciaI

Enquanto o programa espacial americano patina, um grupo de engenheiros seniores do ônibus espacial concebeu um projeto que pode resolver todos os dilemas a um só tempo: a produção da primeira espaçonave tripulada voltada para exploração de longa duração.
O conceito, batizado de Nautilus-X, foi financiado pela Nasa e aplica as diretrizes dadas pelo presidente Barack Obama -cultivar ideias inovadoras para ir além da órbita terrestre-, com a determinação do Congresso americano de aproveitar ao máximo a experiência e a mão-de-obra dos programas atuais, com os ônibus espaciais e a Estação Espacial Internacional (ISS).
Inspirado no nome do fictício submarino do capitão Nemo (do clássico "Vinte Mil Léguas Submarinas", de Júlio Verne), Nautilus-X é também sigla para Transporte Universal Não Atmosférico Dirigido a Exploração de Longa Duração dos Estados Unidos, em inglês.
Como o nome sugere, trata-se de um veículo que não tem a capacidade de penetrar a atmosfera de planetas, ou mesmo de pousar em corpos celestes sem ar. Ele é feito especificamente para o transporte de longa duração, podendo ser aplicado a diversas missões diferentes.
Essa falta de especificidade cai bem com o cancelamento do Projeto Constellation pelo presidente Obama, que levaria a Nasa de volta à Lua depois de 2020, em nome de uma lista vaga de metas envolvendo uma visita a um asteroide e, futuramente, missões marcianas.
"A líder de política e análise do Quartel-General da Nasa, Rebecca Keiser, sabe do projeto e pode ajudar a encaminhá-lo da melhor maneira", diz o engenheiro Mark Holderman, do Centro Espacial Johnson, no Texas, que encabeça o trabalho.
"A coisa engraçada é que o Nautilus-X pode abraçar todas as metas e intenções do plano do presidente", prossegue o engenheiro. "É o conflito que parece existir entre o Congresso e o Poder Executivo que precisa ser resolvido."

EM PARTES
A construção do veículo se daria em órbita da Terra, mais ou menos do jeito como a ISS foi montada.
Diversos foguetes já disponíveis poderiam lançar as partes no espaço, e a ideia é incorporar diversos módulos infláveis, como os já demonstrados pela empresa americana Bigelow Aerospace (integrar o projeto a parceiros comerciais também tem apelo com o governo Obama, que está incentivando o desenvolvimento de cápsulas para astronautas pela iniciativa privada).
O projeto poderia começar com a criação de uma centrífuga para teste na ISS, para depois culminar com a construção do Nautilus-X, usado inicialmente para viagens entre a Terra e a Lua.
Seus criadores estimam que ele possa ser montado no espaço em 64 meses, custando US$ 3,7 bilhões (o orçamento anual da Nasa é de cerca de US$ 18 bilhões).
Mas cabe notar que a Nasa é famosa por subestimar o custo de seus projetos, e o engenheiro que o criou admite que o cronograma montado é apenas uma referência inicial. Para mais detalhes, precisaria de novos estudos.

Fonte: Folha . com

ESCLARECIMENTO

Estudo desfaz associações entre exercício e lesão no joelho

Exercícios são bons para quase tudo, mas não para os joelhos --mostram algumas pesquisas e a ala de ortopedia de qualquer hospital.
Agora, uma revisão de estudos publicada em um periódico científico diz que atividade física não só não prejudica o joelho, mas ajuda a mantê-lo saudável.
Pesquisadores da Monash University, em Melbourne, Austrália, revisaram 28 estudos sobre atividade física e artrose no joelho --doença degenerativa que provoca o desgaste da cartilagem.
Ao todo, as pesquisas envolveram 10 mil pessoas, com idades entre 45 e 79 anos, e analisaram os efeitos no joelho de atividades como corrida e futebol. A conclusão surpreendente da revisão saiu no "Medicine & Science in Sports & Exercise".
A artrose é a lesão do joelho mais comum em idosos, mas problemas mais frequentes em jovens, como ruptura de ligamentos e do menisco, costumam causar esse desgaste no futuro.
Entre as causas que predispõem o joelho a lesões estão os esportes de alto impacto, principalmente se feitos sem orientação.
O objetivo do estudo era achar uma resposta mais clara sobre o tema, que gera pesquisas contraditórias. A conclusão dos pesquisadores é que a atividade física não leva à artrose. Ela aumenta o volume da cartilagem, protegendo o joelho.
Para Ricardo Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, a revisão é relevante por não haver consenso na literatura. "Esclarece dúvidas e confirma o benefício do exercício."
Já Arnaldo Hernandez, chefe de Medicina do Esporte e Cirurgia do Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, critica o fato de a revisão só ter considerado o risco de artrose. "É uma limitação. Outros problemas como tendinites, lesões de menisco e ligamentos acontecem."

Editoria de Arte/Folhapress
  
BICO-DE-PAPAGAIO
Outra conclusão é que o bico-de-papagaio, formação óssea anormal causada por esforço, é uma resposta saudável do corpo ao estímulo, e não evidência de artrose.
Para Cury, esse é um "achado" da revisão. Segundo o ortopedista, essa formação é vista como um dos sinais da presença de artrose.
"O estudo mostra que essa formação é uma reação adaptativa do corpo e que pode até aumentar a superfície de impacto e distribuir a pressão que o joelho recebe."
A relação entre exercícios e joelho tem dois lados, diz Cury. "A atividade física pode proteger, ao fortalecer musculatura que envolve a articulação." Mas, acrescenta, também pode provocar lesões, dores e inchaço.
Alguns exercícios expõem mais o joelho a lesões, caso do legpress. "Mas a mesa extensora é ainda pior. Pode agravar um problema em quem tem predisposição", diz Hernandez.
Outros tipos perigosos de movimento são o agachamento até o chão, algumas posturas de ioga, o futebol, por causa das trombadas e dos dribles, e a corrida sem orientação técnica.
Mas, lembra Cury, qualquer atividade física fortalece e traz ganhos para o corpo.

Fonte: Folha . com

PREVENÇÃO

Brasil terá sistema de alerta contra catástrofes naturais

O sistema nacional de alerta contra catástrofes naturais será bancado neste ano por R$ 10 milhões do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. A decisão foi anunciada na quinta-feira em Brasília.
Principal anúncio do início da gestão de Aloizio Mercadante no Ministério da Ciência e Tecnologia, a criação de um sistema que possa evitar tragédias como a de janeiro na região serrana do Rio esbarrou nos cortes orçamentários do governo.

Enchentes em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, provocaram desabamentos e mortes no início deste ano
Enchentes em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, provocaram desabamentos e mortes no início deste ano
A saída foi pedir financiamento para o início da montagem do sistema ao fundo gerenciado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente).
Afinal, raciocina o ministério, trata-se de uma ação de adaptação às mudanças climáticas, uma das linhas principais do fundo.
Neste ano, o fundo deverá investir R$ 229 milhões em ações como combate à desertificação e redução de emissões de carbono.
Desse total, R$ 200 milhões serão disponibilizados pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) na forma de empréstimos com juros mais baixos que a inflação.
Na mira do secretário nacional de Mudança Climática, Eduardo Assad, estão linhas de crédito para substituição de ônibus a diesel por biodiesel e a expansão das placas solares para aquecimento de água, além do estímulo ao desenvolvimento de paineis fotovoltaicos.
"A gente sempre ouve o argumento de que é muito caro, então vamos dar dinheiro para pesquisa, para ficar barato", afirmou Assad.

Fonte: Folha . com

JUSTIÇA GARANTE PAGAMENTO DE OPERÁRIOS

Justiça manda construtora garantir pagamento a operários de Jirau

A Justiça do Trabalho da 14ª Região concedeu uma liminar no sábado (19), em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, obrigando a Camargo Corrêa e o Consórcio Energia Sustentável do Brasil a cumprir uma série de exigências em relação aos trabalhadores da usina de Jirau, em Rondônia.


Os trabalhadores retirados das obras da hidrelétrica de Jirau (RO) estão voltando para casa
Operários aguardam retorno temporário para casa
A construção está paralisada desde quarta-feira (16), quando uma revolta de trabalhadores destruiu alojamentos, escritórios e pontos comerciais instalados dentro da obra.
Entre as exigências, estão a garantia de vínculo empregatício, o pagamento regular de salários enquanto durar a paralisação das obras e o compromisso de retorno daqueles vieram de outros Estados e querem ir embora.
"[As empresas devem] fornecer alimentação e hospedagem digna para os empregados sem moradia recrutados fora de Porto Velho e que optarem em permanecer nesta cidade, enquanto não forem reconstruído os alojamentos no local de trabalho", disse a Justiça do Trabalho, em nota.
A Camargo Corrêa afirmou que já vinha cumprindo medidas sugeridas pelo Ministério Público do Trabalho, com exceção do pagamento integral de verba rescisória para quem pedir demissão, e que ainda não foi notificada.
Para a empresa, o quebra-quebra não ocorreu devido a motivações trabalhistas e nenhuma lista de reivindicações havia sido entregue antes do tumulto.

HISTÓRICO
Os conflitos em Jirau, no norte do país, começaram na terça-feira (15), depois que uma briga entre funcionários da usina provocou incêndios e destruição no canteiro de obras da hidrelétrica, que abriga 20 mil funcionários e é a maior obra em construção atualmente no país.
Na sexta (18), trabalhadores relataram, em reunião com representantes dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, que sofriam violência física por parte de funcionários da Camargo Corrêa e que eram obrigados a comprar produtos a preços exorbitantes no canteiro da obra.
Outras queixas relatadas foram em relação a critérios do programa de participação nos lucros implantado pela empresa e a não concessão, pela construtora, das folgas concedidas a cada quatro meses de trabalho.
A assessoria da Camargo Corrêa disse que a empresa se mantém "aberta para dialogar com os sindicatos", embora diga não haver "registro de nenhuma reivindicação trabalhista".
A Justiça do Trabalho instalou na quinta-feira (17) uma vara itinerante no canteiro de obras de Jirau para atendimento e análise das reivindicações dos trabalhadores.

Fonte: Folha . com

REFORMAS

Em referendo, Egito pós-Mubarak diz 'sim' às 

Mais de 77% dos eleitores aprovaram modificar leis do período ditatorial.

País deve ter eleições presidenciais e parlamentares até setembro.

A Comissão Eleitoral do Egito anunciou neste domingo (20) que o "sim", com 77,2% dos votos, venceu o referendo para modificar a Constituição do país. A votação ocorreu no sábado.
O anúncio foi feito pelo presidente da comissão, Mohamed Ahmed Atiya. Ele disse que 41% das pessoas habilitadas para votar participaram.
Mais de 14 milhões de egípcios, ou seja, 77,2% dos eleitores, disseram "sim" às emendas propostas à Constituição, e mais de 4 milhões (22,8%) opuseram-se, afirmou o presidente da comissão Mohamed Atiya, em coletiva de imprensa.
Em torno de 18,5 milhões de pessoas compareceram às urnas, completou, uma participação de 41% dos 45 milhões de egípcios em idade para votar.
O resultado abre caminho para que a Junta Militar que governa interinamente o país desde a queda do ditador Hosni Mubarak marque eleições presidenciais e parlamentares que pavimentariam o caminho do país para a democracia. A votação deve ocorrer até setembro.
Baradei Egito pedra 1 (Foto: Ahmed Ali / AP Photo) 
Manifestantes lançaram pedras contra Nobel da Paz no sábado (19)
(Foto: Ahmed Ali / AP Photo)

O resultado representa uma vitória para o movimento opositor dos Irmãos Muçulmanos, que defendeu a reforma proposta por uma comissão de juízes nomeada pelo Exército, que incluiu um membro do grupo.
Mas o "sim" constitui um revés para o movimento jovem que protestou contra Mubarak e para personalidades como o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, e o opositor Mohamed ElBaradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Os adversários da revisão defendiam um nova Constituição, ao estimar que a atual não garante uma democratização real do país.
Entre as emendas previstas está a limitação do mandato do presidente a dois períodos, de quatro anos, contra o atual número ilimitado de mandatos de seis anos.
O recurso ao estado de emergência, imposto desde que Mubarak chegou ao poder, há 30 anos, e atualmente em vigor, será limitado a seis meses e não poderá ser renovado por referendo.

Nobel da Paz recebe pedras
Centenas de manifestantes islâmicos lançaram pedras contra o opositor egípcio Mohamed El Baradei, quando o político se dirigia a um colégio eleitoral no Cairo para votar no sábado.
ElBaradei foi atingido por ao menos uma pedra nas costas e por água lançada pelos manifestantes. Os manifestantes gritavam "não o queremos", durante sua chegada na tarde deste sábado ao colégio eleitoral do bairro de Moqatam, no leste do Cairo, e lançaram pedras, água e sapatos em sua direção.

Fonte: G1

PASSEIO CICLÍSTICO EM PORTO ALEGRE

2,5 mil pessoas participam de passeio ciclístico em Porto Alegre

Evento faz parte das comemorações dos 239 anos da cidade.
Em nota, prefeito diz que busca intensificar ações de respeito ao ciclistas.


Passeio ciclístico em Porto Alegre reuniu cerca de 2,5 mil pessoas, segundo a prefeitura (Foto: Ricardo Giusti/PMPA) 
Passeio ciclístico em Porto Alegre reuniu cerca de 2,5 mil pessoas, segundo a prefeitura
(Foto: Ricardo Giusti/PMPA)
 
Cerca de 2,5 mil pessoas participaram de um passeio ciclístico em Porto Alegre, na manhã deste domingo (20), segundo estimativa da prefeitura. O evento, que faz parte das comemorações dos 239 anos da cidade, contou com a presença do prefeito José Fortunati.
Em nota, o prefeito afirmou que “a bicicleta é um meio de transporte de trabalho e lazer muito importante” e completou que busca “cada vez mais intensificar ações de respeito e proteção aos ciclistas”.
Em 25 de fevereiro, o funcionário público Ricardo Neis atropelou dezena de ciclistas na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso, também em Porto Alegre. O motorista teve a prisão decretada e permanece no Presídio Central da capital gaúcha.
O passeio ciclístico teve um percurso total de seis quilômetros.

Fonte: G1