Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Vaidade precoce arrisca saúde das pré-adolescentes


Vale até hormônio para adiar menstruação e ficar mais alta

Rio - Em nome da estética, as pré-adolescentes estão adotando práticas que pesam no bolso e não têm eficácia. Algumas podem até trazer prejuízos à saúde. Atrasar a menstruação com hormônios para ficarem mais altas, tomar pílula anticoncepcional para se ver livre de espinhas e aplicar ácido na pele a fim de torná-la mais clara são alguns exemplos de atividades na rotina das meninas.

Médicos alertam: é preciso que os pais fiquem atentos ao que as filhas andam fazendo na frente do espelho. Se tanta vaidade não puder ser evitada, o ideal é procurar orientação e evitar que a princesa vire sapo.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
“As meninas têm acesso à informação cada vez mais cedo. Elas entram na Internet e lêem que, depois da primeira menstruação, não crescem muito mais. E aí procuram os consultórios para tomar hormônios que atrasam a primeira menstruação”, afirma o vice-presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Paulo César Alves.

Mas o tratamento não é eficaz em todos os casos. Atrasar a primeira menstruação só auxilia no crescimento ósseo quando a menina sofre de puberdade precoce. “Se a criança tem 8 anos e já apresenta sinais de puberdade, como elevação do mamilo, aí vale a pena. Do contrário, quando a idade óssea de 13 anos, por exemplo, já foi atingida, e a menina tem 10, não vale. Se crescer, vai ser muito pouco para muitos gastos”, orienta.

A dermatologista especialista em estética Daniele Murga ressalta que a maioria dos erros cometidos pelas jovens são relacionadas à insatisfação com pele e cabelo. “Uma vê que a outra começou a tomar anticoncepcional para evitar espinhas, vai na farmácia e compra também, sem saber se pode”, diz Daniela.

Segundo ela, é comum o “reaproveitamento” de receitas. “Elas pegam com amigas as prescrições de remédios contra acnes e manchas. Mas alguns têm ácidos e, usados sem orientação médica, podem queimar a pele”, alerta.

Garotas de menos de 12 anos já têm sinais de calvície

A busca por cabelos perfeitos também tem levado muitas meninas aos consultórios — não para tratar as madeixas, mas sim remediar danos. O principal vilão é o formol, usado ilegalmente como alisante em escovas e outros tratamentos. Estudo divulgado semana passadarevelou que o produto é cancerígeno. Os danos são muitos. “O formol causa irritação, coceira, queimaduras, problemas de pele e queda capilar. É impressionante o número de meninas com menos de 12 anos já com quadro de calvície”, afirma Daniele Murga. “É fundamental que os pais conversem com seus filhas para mostrar o risco que correm em nome da beleza”, diz.

Fonte: O Dia online

Famoso disco voador era apenas avião soviético


Jornalista desvenda caso Roswell e diz que não passou de tentativa de apavorar os EUA

Rio - Se as teorias conspiratórias sobre ETs fossem religião, provavelmente a cidade sagrada de seus adeptos seria a base militar conhecida como Área 51, no estado americano do Nevada. Para lá teriam sido levados extraterrestres que estavam a bordo de um disco voador que supostamente caiu em Roswell, no Novo México, em 1947. Segredos da base foram revelados pela jornalista americana Annie Jacobsen, que apresenta, em livro recém-lançado, nova teoria para o caso Roswell: em vez de alienígena, a ‘nave’ era... comunista.

Para escrever ‘Área 51, uma história sem censura’, Jacobsen entrevistou militares e ex-funcionários que serviram na misteriosa base da Força Aérea dos EUA. Um engenheiro aposentado relatou a mais bizarra explicação para o incidente de Roswell, ocorrido em plena Guerra Fria entre EUA e União Soviética: o que caiu em território americano era, na verdade, um avião pilotado remotamente por soviéticos.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
A parte mais estranha ainda ainda está por vir: a aeronave, modelo Horton 229, era tripulada por “cobaias humanas”, deformadas de propósito com o auxílio do médico nazista Josef Mengele, para parecerem alienígenas. “Eram cobaias humanas. Pequenos para pilotos, pareciam ser crianças”, escreveu a americana.

A trama teria sido arquitetada pelo líder comunista Josef Stalin, com o objetivo de instaurar o pânico nos EUA. Ainda não está claro como Mengele teria ‘criado’ pilotos deformados, mas ele ficou conhecido por ter feito experiências com judeus em campos de concentração. Ele fugiu para a Argentina na década de 40 e viveu no Brasil antes de morrer.

Apesar de sustentar que não havia ‘aliens’ em Roswell, Jacobsen não frustra quem torce pela existência deles. E garante ter conversado com funcionários da Área 51 que dizem que há muitos mistérios da base a serem desvendados.

Projetos secretos e espionagem

A Área 51 pode não ter sido palco da necropsia de ‘homenzinhos verdes’ de outros planetas, mas abrigou, comprovadamente, muita coisa estranha, segundo o livro. A base, desde 1955, passou a ser o cenário de testes, em plena Guerra Fria, de alguns dos projetos de aeronaves americanas mais avançados da época. Também lá eram analisados aviões soviéticos capturados.

Entre os caças que foram testados na base estão os U-2, A-12, SR-71 Blackbird e os bombardeiros da família F-117 Nighthawk. Todos eram projetos de aviões que deveriam penetrar nas defesas inimigas sem ser detectados por radares. Parte da tecnologia desenvolvida lá teria sido aproveitada até no programa espacial americano.

Além disso, pelo menos dois modelos de aviões soviéticos da Guerra Fria capturados — Mig 17 e Mig 21 — foram destrinchados, e sua tecnologia, analisada na base aérea.

Para escrever o livro, Jacobsen afirma ter entrevistado 74 pessoas com alguma ligação com a Área 51, entre elas 32 que serviram e até moraram na base durante anos.

Fonte: O Dia online

PAI ENCAIXOTA O PRÓPRIO FILHO


Pai deixa filho de castigo dentro de caixa durante dois meses

Santa Cruz (Bolívia) - O canadense David Knelsen resolveu levar bem a sério a expressão "colocar de castigo" e deu uma lição em seu filho Johan, de 21 anos. Após o jovem roubar três galinhas de um quintal vizinho, David trancou seu filho em uma caixa e o deixou lá durante oito semanas, até a chegada da polícia.
Foto: Reprodução
Policiais flagraram menino preso dentro da caixa, que estava cheia de travesseiros e potes com urina | Foto: Reprodução
Ao libertar o jovem, os policiais encontraram - dentro do cativeiro - vários travesseiros amontoados e potes cheios de urina. A imprensa local conta, ainda, que o pai - membro de uma seita religiosa radical que proíbe o uso de tecnologia - já havia se aborrecido com Johan porque ele usou um telefone.

"Eu saí de casa e, quando voltei, eles estavam irritados comigo. Umas pessoas me amarraram e me colocaram aqui, há oito semanas. Eu comi, dormi, bebi, me lavei, fiz tudo aqui", contou o rapaz ao jornal The Sun.

O caso está sendo julgado na cidade de Santa Cruz, na Bolívia. O promotor responsável afirmou que trancar uma pessoa desta forma é ilegal.

Em 2009, oito homens da mesma seita foram presos na Bolívia, acusados de terem estuprado pelo menos 60 mulheres.

Ministra dos Direitos Humanos participa do encerramento dos mutirões nas aldeias de Dourados

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, participa do encerramento dos mutirões de atendimento nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, trabalho coordenado pela Defensoria Pública do Estado.

A cerimônia será realizada no domingo (19) às 10 horas, na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatú, que fica dentro da aldeia Jaguapiru.
Esta é a fase final do projeto, que foi iniciado em 2010 com o atendimento nas aldeias urbanas de Campo Grande e nos dias 03 e 04 de junho de 2011 nas aldeias Lima Campo e Kokuey, em Ponta Porã.
Já os indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororo, receberam a ação entre os dias 8 e 10 de abril deste ano, e neste sábado e domingo será feita a finalização do projeto, com a entrega de 5,5 mil certidões de nascimento, 600 RGs, além de CPFs, carteiras de trabalho e outros documentos.
O oficial registrador, Luiz Alberto Degani de Oliveira, que atua no Cartório de Registro Civil de Dourados, afirma que a quantidade de certidões de nascimento expedidas é dez vezes maior do que os registros feitos em um mês no município. Geralmente nós fazemos 500 certidões de nascimento por mês e somente para esta ação foram 5,5 mil.
A ação do Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (CEESRAD/MS), vinculado a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também são membros do Comitê a Corregedoria Geral de Justiça do TJ-MS, Sejusp, Funtrab, MPE, SES, SED, CPPIR, Coordenadoria da Mulher, Assembléia Legislativa, Funai, CMO, Marinha, Funasa, Receita Federal, CEF, BB e Anoreg.
Fonte JusBrasil

Condenação das Lojas Colombo por importunar idosa de 81 anos

Uma será indenizada por ligações de cobranças incisivas de dívida da qual ela não era responsável. A decisão é da 3ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais do RS, que fixou a reparação por danos morais em R$ 1,5 mil. O valor é modesto.
O neto da autora realizou uma compra nas Lojas Colombo, filial de Canela (RS) e deu como telefone de contato o de sua avó. Ela começou a receber ligações de cobrança, em razão de inadimplemento. "Até aí, não se verifica abusividade na conduta da ré ao buscar seu crédito, pois estava entrando em contato com o telefone que lhe foi fornecido", observou o relator do recurso, juiz Carlos Eduardo Richinitti.
No entanto, destacou, mesmo depois de informada de que o devedor não residia na sua casa e de que não tinha conhecimento de seus negócios, as ligações persistiram.
Um filho da autora esteve pessoalmente na loja e falou com o gerente a fim de solicitar a retirada o número de telefone da avó do cadastro do neto. Sem sucesso.
O magistrado considerou que a conduta da loja extrapolou o razoável, inclusive porque a autora é pessoa idosa, com 81 anos de idade e graves problemas de saúde: "a requerida desbordou do aceitável ao continuar realizando cobranças para a casa de uma senhora idosa que não foi a responsável pela dívida, e para telefone que não estava em nome do devedor, a despeito das solicitações feitas pela família".
Contudo, o julgado entendeu que o valor arbitrado no JEC da comarca de Canela, de R$ 8 mil, deveria ser reduzido para R$ 1,5 mil. "Dessa forma cumpre-se o caráter compensatório à parte ofendida e o sancionário ao causador do dano, além de ser uma quantia compatível com a situação econômica de ambos, o grau de culpa, a extensão do dano e os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade" - avaliou o julgado.

Fonte: Espaço Vital

Ministro Peluso abre seminário sobre Estado Laico nesta quinta-feira

O ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), abre nesta quinta-feira (16/6), às 8h30, o Seminário Internacional "O Estado Laico e a Liberdade Religiosa". O evento será realizado no auditório do Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, e tem como objetivo analisar o tema e esclarecer conceitos que possam ser utilizados pela Justiça na relação entre Estado e Igreja, e outras questões.
Nos últimos anos, diversas questões jurídicas têm ingressado na justiça brasileira tendo como foco o caráter laico do Estado. Entre outras, o ensino religioso confessional em escola pública e os efeitos civis dos casamentos religiosos.

Fonte: Agência CNJ de Notícias

OAB - SIGILO EM ORÇAMENTO DA COPA É IMCOMPATÍVEL COM ESTADO DEMOCRÁTICO

Segundo Ophir, qualquer tipo de sigilo relacionado ao orçamento público deve ser refutado.
(Foto: Eugenio Novaes)


         

Brasília, 16/06/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, classificou hoje (16) como "um absurdo que não se compatibiliza com o Estado Democrático de Direito" a decisão de se manter sigilo sobre o orçamento público de obras destinadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas, conforme aprovado pela Câmara dos Deputados dentro da Medida Provisória (MP) que flexibiliza o processo de licitação para essa obras. "Qualquer tipo de sigilo em se tratando de coisa pública deve ser refutado; seria como se estivéssemos fazendo um leilão às escuras, em desfavor da sociedade, e o que vai acontecer daí por diante é temerário", criticou Ophir.
O presidente nacional da OAB disse que a entidade está muito preocupada com a MP aprovada pela Câmara ao flexibilizar a Lei de Licidtações para obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Na opinião dele, essa medida "traz  não apenas riscos à execução das obras, mas certamente vai abrir um ralo para a corrupção, algo que é muito preocupante". Para ele, "o governo foi omisso e inepto até o momento para construir estádios e toda a infra-estrutura, deixando tudo para o último minuto do segundo tempo, a fim de empurrar goela abaixo da sociedade brasileira uma medida provisória  que libera o governo de qualquer tipo de culpa em relação ao  que vier a acontecer. A culpa será atribuída às empresas, a quem quer que seja, menos ao governo e aos órgãos de fiscalização".