Justiça Federal condena Garotinho e Álvaro Lins por corrupção
Ex-governador do Rio pega pena de dois anos e meio; a do ex-chefe de Polícia Civil é de 28 anos

Anthony Garotinho e Álvaro Lins são acusados de integrar quadrilha que usou a Polícia Civil para cometer diversos crimes. Defesas vão recorrer | Montagem com fotos de Marcelo Martins e Marcio Mercante / Agência O Dia
A sentença da 4ª Vara Federal Criminal diz que o bando tem estrutura de organização criminosa. Além disso, frisa que deu apoio ao contraventor Rogério Andrade e que as consequências disso foram crimes graves que “contribuíram para a violação da paz”. Condenado por formação de quadrilha, Garotinho teve a pena convertida em prestação de serviços e foi proibido de exercer cargo, função ou atividade públicos.
“É um golpe em organizações que ocuparam cargos públicos para cometerem crimes e também um combate à corrupção e à impunidade. O MPF já pediu para aumentar a pena de alguns condenados, como a de Garotinho”, disse o procurador da República Leonardo Cardoso de Freitas. Os advogados de Lins e Garotinho disseram que vão recorrer da decisão.
Sentença não impede candidatura
Segundo o Ministério Público Federal, a condenação de Anthony Garotinho não impede a candidatura dele a deputado federal. O advogado Luiz Paulo Viveiros de Castro, especialista em Direito Eleitoral, explica que a sentença é de primeira instância e ainda cabe recurso.
“A condenação só vai valer se for confirmada pelo Tribunal Regional Federal (TRF)”, explica Luiz Paulo. Até lá, se Garotinho recorrer, a condenação fica automaticamente suspensa.
Em seu blog na Internet, o ex-governador considerou a sentença “mais um capítulo da perseguição covarde” que seria dirigida a ele e sua família. Ele disse que vai recorrer “com todos os instrumentos jurídicos que a lei disponibiliza”. Garotinho fez insinuações sobre juiz autor da sentença, afirmando que o magistrado é irmão do coronel Aristeu Leonardo, assessor do comando-geral da PM e encarregado de negociações políticas.
Fonte: O Dia online