Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

quarta-feira, 20 de outubro de 2010


Cartões Gospel





Para o seu Coração !

Cartões Gospel




ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM

APENAS UMA CORRENTE FINA
Certo dia um homem foi a um circo e ficou observando os animais fortes e ferozes. Cada qual em sua jaula, menos o elefante, que era mantido preso por uma ridícula corrente, completamente incapaz de deter o mais forte de todos os animais daquele circo. O homem não conteve sua curiosidade e perguntou ao tratador de animais:
- Vocês não têm medo que o elefante quebre essa correntinha e fuja?

- Não! Ele não consegue quebrar essa corrente.

- Como assim, até eu seria capaz de quebrar essa corrente, se me prendessem a perna com ela?

- Ele não consegue quebrá-la porque nem tenta fazê-lo. Quando ele era pequeno, ele tentou várias vezes, mas, não conseguiu, pois, naquela época, essa corrente era capaz de prendê-lo. Agora ele cresceu, mas ainda não "sabe" que ficou mais forte que a corrente, que agora pode quebrá-la com um simples puxão de perna. Como dizemos, ficou condicionado. Por isso, nem tenta mais.


O sábio é mais poderoso do que o forte.
Provérbios 24.5

ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM

A ROSA ENCANTADA
Era uma vez príncipe muito infeliz, pois lhe faltava alguma coisa na vida, mas não sabia dizer o quê. Dizia sempre que havia um imenso e angustiante vazio no peito.

Aflito, o rei mandou chamar um ancião, conhecido por sua sabedoria, e pediu-lhe ajuda. - Alteza, disse o homem, daqui a três luas nascerá no jardim do príncipe a mais bela flor que os olhos humanos já viram. Será uma rosa encantada, que trará felicidade ao seu filho, por causa da sua beleza e do seu perfume. No entanto, esta flor não pode ser retirada do lugar onde nascer, senão morrerá, e com ela morrerá a felicidade do moço. 

Passadas as três luas, aos primeiros raios do amanhecer, fez-se um burburinho no jardim, bem sob a janela do príncipe, que, ao levantar-se e ir à sacada para ver de onde vinha aquele som, ficou mudo, completamente sem fala, diante a beleza da flor.

Era realmente uma flor sem igual! O jovem vestiu-se às pressas e desceu as escadarias a passos rápidos. Atirou-se de joelhos na grama, e ficou a admirar suas formas e cores, e a inalar seu indescritível perfume. E, de repente, ele se apaixonou por ela, e a felicidade invadiu sua alma. E ele se esqueceu que um dia foi infeliz.
Mas, uma coisa preocupante aconteceu: a notícia da rosa encantada esparramou-se rapidamente pelo reino e centenas de pessoas vieram vê-la e aspirar seu perfume.
E o príncipe ficou enciumado. Colocou guardas ao redor da flor, mas sua beleza parecia que atraía as pessoas, tendo os guardas, muitas vezes, de usar de força para as conter.
Um dia, aborrecido por ter dividir sua flor com tanta gente, mesmo ciente das advertências do sábio, o príncipe a arrancou do jardim e a plantou num vaso de ouro, cravejado de diamantes, e a levou para seu quarto. Agora ele a teria só pra si.
Regou-a, arrumou a terra ao seu redor, protegeu-a como pode e cuidou dela a noite inteira, mas, ao amanhecer, ela havia morrido.


Põe-me como selo sobre o teu coração,
como selo sobre o teu braço;
porque o amor é forte como a morte;
mas, o ciúme é cruel como o inferno.

Cânticos 8.6


ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM

CAPRICHOSO
Sir Christopher Wren, um dos maiores arquitetos de sua época, se dedicou à tarefa de ajudar a reconstruir a cidade de Londres, depois que um incêncio quase a destruiu por completo, em 1666.
Um dia, visitando uma região onde uma grande igreja estava sendo reconstruida, reparou que um dos pedreiros era muito caprichoso, e lhe perguntou:
- O que você está fazendo aí?
O homem, que ainda não o conhecia, respondeu com orgulho:
- Estou ajudando a Sir Christopher Wren na reconstrução desta catedral.
Sir Christopher Wren registrou este fato em suas memórias e reconheceu que sem o trabalho destas pessoas tão simples e apaixonadas jamais teria sido um grande arquiteto.


Um homem que é diligente na sua obra será posto perante os reis; não permanecerá entre os de posição inferior.
Provérbios 22.29

ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM

A ÁGUIA E AS GALINHAS
Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas, embora a águia fosse o rei de todos os pássaros.
Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
- De fato,
disse o camponês, é uma águia, mas eu a criei como galinha. Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das grandes asas. 
- Não, retrucou o naturalista, ela é e será sempre uma águia, pois tem um coração de águia e este coração a fará um dia voar ás alturas.
- Não, não, insistiu o camponês, ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
- Já que você de fato é uma águia, abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava  distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
- Eu lhe disse, ela virou uma galinha!
- Não, tornou a insistir o naturalista, ela é uma águia e uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa e sussurrou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas. O camponês sorriu e voltou à carga:
- Eu lhe disse...!
- Não, respondeu firmemente o naturalista, ela é águia e possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã eu a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo, pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha.
O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre si mesma, e começou a voar, a voar para o alto,
a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento.
- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos. Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.

ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM

UM MILAGRE CHAMADO "AMIZADE"
Eles se conheceram quase por acaso, voltando da escola. Toinho deixou seus livros caírem no chão e Zé o ajudou.
Já que suas casas eram próximas, Zé o ajudou a carregar seu material escolar.

Passaram aquela tarde juntos, vendo televisão, jogando futebol e outros passatempos de adolescentes.
Formaram-se no colegial no ano seguinte.

Na noite da formatura, Toinho perguntou a Zé:

- Lembra-se de quando nos conhecemos?
- Sim, respondeu o amigo, você parecia um "nerd" com aquele monte de livros.
- Sabe porque eu estava carregando todos aqueles livros?
- Nem imagino, Toinho.
- Eu tinha limpado meu armário na escola e estava indo para casa tomar um vidro inteiro de um dos calmantes da minha mãe. Eu queria morrer... mas não queira deixar meu armário bagunçado.
- Que loucura, amigo!? Porque isso?
- Minha vida estava uma droga!!! Mas, depois passarmos aquele dia juntos, conversando e rindo, eu percebi que se eu tivesse me matado, teria perdido aquele momento e tantos outros que estariam por vir. Quando você se abaixou para me ajudar a pegar aqueles livros no chão e se tornou meu melhor amigo, evitou que eu fizesse uma besteira. Obrigado!

Mas há amigo que é mais
chegado do que um irmão.

Provérbios 18.24

ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM

O NÓ DE AFETO
Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.

Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças.

Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana, porque, quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo e, quando voltava, já era muito tarde, e o garoto não mais estava acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir, indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.

O nó era o meio de comunicação entre eles.

A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da sua turma.



E vós, pais,
não provoqueis à ira vossos filhos,
mas criai-os na disciplina
e admoestação do Senhor.

Efésios 6.4


ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM

ROSA OU PORCO-ESPINHO?
Certo homem, que nunca tinha visto uma única rosa em sua vida, entrou numa floricultura e comprou um lindo arranjo para dar para a sua esposa, mas, tanto gostou daquelas maravilhosas flores que, posteriormente, comprou umas mudas de roseira e passou a cultivá-las no quintal da sua casa.

A princípio, cuidou muito bem delas, porém, antes que um único botão surgisse em sua plantação, ele ficou abismado com a quantidade de espinhos:
- Como pode uma flor tão linda vir de uma planta tão espinhosa?

Entristecido, abandonou o cultivo e deixou que as plantas morressem por falta d'água.

O amor não se porta inconvenientemente,
não se irrita, tudo sofre, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.

I Coríntos 13.4-7

ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM

NÃO É BOM QUE ESTEJA SÓ
Uma semana após a criação da mulher, o homem voltou-se à Deus e disse-lhe:
- Senhor, a criatura que fizestes para ser minha companheira transformou a minha vida num tormento. Ela fala sem cessar e insiste em que lhe dê atenção o dia inteiro. Chora por qualquer motivo. Fica emburrada com facilidade e é quase impossível fazer com que deixe de ficar emburrada. Vim devolvê-la.  Por favor, não se ofenda, mas, não posso viver com ela.

Uma semana depois:
- Senhor, minha vida ficou tão vazia desde que eu lhe devolvi a mulher que me deste. Penso nela o tempo todo, em sua alegria, seus olhos, sua voz, seus beijos e abraços. Como dormia em meus braços, como se fosse um anjo. Se for possível, Senhor, peço que a devolva para mim.
Uma semana depois:
- Senhor, não sei como lhe explicar, mas nestas últimas semanas cheguei à conclusão que ela me causa mais problemas do que alegrias. Tome-a de volta, por favor! Não consigo viver com ela!

- Mas, também não pode viver sem ela!

- É verdade, Senhor, não consigo viver com ela e não consigo viver sem ela. O quê está acontecendo comigo, meu Deus? 

- Você acaba de descobrir o AMOR. O único modo de vocês conseguirem viver juntos é com amor.

Disse mais o Senhor Deus:
Não é bom que o homem esteja só.

Gênesis 2.18Ilustrações que edificam

PUC - SP CURSO DE JORNALISMO PARALIZADO POR GREVE

Stefano Wrobleski/CA Benevides Paixão/Divulgação 
Stefano Wrobleski/CA Benevides Paixão/Divulgação
Estudantes de jornalismo da PUC-SP decretam greve
Publicidade
O curso de jornalismo da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) está paralisado desde segunda-feira (18). A greve une alunos e professores, que decidiram por unanimidade suspender as aulas durante esta semana por motivos diferentes. Os 24 docentes fazem a paralisação como um protesto pela falta de um laboratório de agência online. Segundo Hamilton de Souza, um dos professores que suspenderam as atividades, isso prejudica a qualidade do curso.
- Nossa pauta é basicamente a instalação do jornalismo online. A atividade está prevista no projeto curricular do curso, mas implantação vem sendo protelada desde 2007.
Segundo Souza, naquela época a grade curricular passou por uma reforma e incluiu a matéria de jornalismo online. Ele afirma ainda que o departamento de jornalismo tem feito “insistentes pedidos” à faculdade de comunicação e filosofia, mas que a direção tem se recusado a instalar o laboratório.
- É uma agência pequena, mas que precisa de uma sala, computadores e telefones.
No caso dos alunos, o problema não é apenas em relação à agência online. Ana Carolina Andrade, estudante de jornalismo do 3º ano, conta que, apesar de pagarem R$ 1.273 ao mês, os estudantes sofrem nos dias de chuva, pois cai água dentro da sala de aula.
- Quando chove, fica tudo alagado. Chove dentro da sala de aula. O curso é bom, super crítico, mas tem esse lado da infraestrutura.
Ela diz também que em algumas salas não há caixa de som e nem aparelho de audiovisual.
- Isso prejudica tanto o professor quanto a gente. Além da estrutura física da PUC, que o prédio é precário.
Na segunda-feira, os alunos fizeram assembleia e decidiram pela paralisação. No mesmo dia, a turma da noite também entrou em greve.  O professor Souza conta que os cerca de 450 alunos votaram com unanimidade pela paralisação.
A reportagem entrou em contato com a PUC, pela assessoria de imprensa da faculdade, mas não obteve retorno.

BANDIDO CAUSOU DEMISSÃO DE POLICIAIS

Preso na última terça-feira (19) suspeito de fornecer armas para traficantes do Rio de Janeiro, Marco Antônio de Moraes Gimenez Júnior, o Playboy, foi o pivô, em 2008, da prisão e posterior demissão de dois policiais civis.
Em fevereiro de 2008, Playboy foi preso em Arraial do Cabo, na região dos Lagos, litoral fluminense. Os responsáveis pela prisão na época foram dois agentes da delegacia da Gávea (15ª DP), na zona sul da capital.
A dupla foi acusada de cobrar R$ 10 mil para libertar o criminoso. Um policial ferroviário também foi preso acusado de participar do esquema de corrupção.
Após serem investigados pela Corregedoria Interna (Coinpol), os dois agentes acabaram sendo excluídos da corporação. Continuam presos.

Playboy foi preso em Guadalupe, na zona norte da capital. Escutas telefônicas flagraram uma conversa dele com um traficante de São Gonçalo em que o criminoso fala que teria 20 fuzis novos guardados em uma caixa prontos para serem enviados para o Rio de Janeiro. As armas estavam avaliadas em R$ 1 milhão. Marco Antônio estava foragido há pelo menos um ano quando obteve progressão de regime e acabou não retornando para a prisão. Apesar das gravações terem flagrado ele negociando armas, Playboy disse, em depoimento, que era apenas o intermediário e não o dono do armamento.

CRISE NO EQUADOR

Um dia antes do fim do estado de exceção decretado pelo presidente do Equador, Rafael Correa, para conter um levante policial que deixou 10 mortos e centenas de feridos no país, o governo anunciou que não acionará mais a chamada “morte cruzada”, dispositivo que permite dissolver a Assembleia Nacional e convocar novas eleições, e uma revisão na polêmica lei dos serviços públicos, estopim dos protestos de policiais e militares.
Para o parlamentar Gilmar Gutiérrez, líder da principal força de oposição do Equador, o Partido Sociedade Patriótica, o recuo representa o reconhecimento do presidente de que não obteve o apoio popular que esperava para promover as mudanças.
O anúncio, afirma, ocorre “depois do 30 de setembro, quando o presidente Correa sequestrou os meios de comunicação por mais de sete horas, e só havia uma versão [dos fatos] que era a do governo, em que ele convocava e exortava os equatorianos para que fossem ao hospital onde ele se encontrava detido”.
Estudantes participam de cerimônia militar em frente ao palácio do governo do Equador, em Quito, nesta segunda-feira (4). 
Estudantes participam de cerimônia militar em frente ao palácio do governo do Equador, em Quito, nesta segunda-feira (4). (Foto: AP)
 
“Nem sequer as lágrimas do presidente fizeram as pessoas irem para lá. Não chegaram. Não havia mais que 500 pessoas entre simpatizantes e correligionários do presidente que foram até o hospital. Isso é o que pode tê-lo feito retroceder em sua intenção, na sua ameaça da ‘morte cruzada’, já que não há respaldo para fazê-lo”, diz o parlamentar.
O comunicado divulgado pela ministra da Coordenação Política, Doris Soliz, no domingo, ocorreu apenas um dia depois de Correa ter reiterado que não mudaria “um só artigo” na lei que retira gratificações e promoções de policiais e militares.
Gilmar Gutiérrez rechaça a versão de alguns analistas de que Correa teria saído fortalecido da crise, já que obteve o apoio de organismos internacionais como o Unasul e OEA após denunciar o que ele classificou como uma tentativa de golpe.
“Respeito essas avaliações, mas minha análise é que aqui no país temos dois perdedores: um é justamente o país inteiro e o outro grande perdedor é Rafael Correa”, afirma. “Tiveram que resgatá-lo as Forças Armadas e não a população. Tiveram que montar uma operação com os militares, que são mal pagos, atirando contra policiais igualmente mal pagos e pobres. Então o resultado dessa aventura do presidente Correa foi um enfrentamento entre o povo pobre que ele diz apoiar e uma perda lamentável de vidas humanas.”
A despeito da promessa de rever a lei, no entanto, Gutiérrez acredita que o presidente praticamente já conseguiu promulgá-la, já que terminou na segunda o prazo para que os parlamentares rejeitassem ou acatassem o veto do presidente no Parlamento –que só volta a funcionar nesta terça (5).
“É um passo grande que [o presidente] dá em sua intenção de concentrar todo poder”, disse o parlamentar ao comentar que, para além das medidas que afetam os policiais e militares, a lei traz um artigo que submete todos os servidores públicos ao ministro das Relações Trabalhistas.
“Com isso, pois, se acaba a independência das funções em nosso país, porque mina a autonomia de outras funções do Estado e isso era o que perseguia o presidente da República. A democracia deste país está ameaçada por esse governo”, critica.
Sobrinha em resgate
Irmão do presidente deposto Lucio Gutiérrez, Gilmar Gutiérrez confirmou ao G1 que uma das filhas do ex-presidente,a subtenente do exército equatoriano Karina, participou da operação de resgate de Rafael Correa do hospital onde ficou por mais de dez horas cercado pelos policiais rebelados.
Segundo o parlamentar, o irmão, que é coronel reformado e vive no Brasil, “ficou orgulhoso que a filha tenha cumprido sua missão nas Forças Armadas”. Uma mensagem divulgada pela mídia equatoriana em que Karina relata ao pai sobre a participação na operação é autêntico, segundo o tio.
Opositores ferrenhos do governo de Correa, os Gutiérrez foram acusados pelo presidente de tramarem os protestos policiais para desestabilizar seu governo.

Fonte: G1

POLICIA PRENDE SUSPEITO DE COLABORAR COM A QUEDA DE AERONAVE DA PM NO RIO

Helicóptero da PM foi abatido por traficantes do Morro dos Macacos em outubro de 2009 
Helicóptero da PM foi abatido por traficantes do em
outubro de 2009(Foto: Fabiano Rocha/Ag. O Globo)
 
Policiais militares do 3º BPM (Méier) prenderam, nesta quarta-feira (20), um suspeito de envolvimento na invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, em outubro de 2009. Na ocasião, um helicóptero da polícia militar foi abatido por tiros disparados por traficantes. Na queda da aeronave, três policiais morreram.

Segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Álvaro Moura, o suspeito foi preso junto com outros dois homens durante um patrulhamento de rotina na Avenida Marechal Rondon, no Engenho Novo, no subúrbio. Os três passavam de carro pelo local, quando foram abordados pelos policiais. Com eles, foram apreendidas drogas e uma pistola.

Os suspeitos e o material apreendido foram levados para a 25ª DP (Engenho Novo), onde o caso foi registrado. De acordo com a polícia, o traficante foi identificado durante pesquisa no sistema policial. O tenente-coronel Álvaro Moura afirmou, ainda, que ele também é apontado como o chefe do tráfico de drogas no Morro São João, também no Engenho Novo.

Um ano após os confrontos no Morro dos Macacos, PMs ocupavam a favela para a instalação da 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado. Além do Morro dos Macacos, os policiais também ocupam as comunidades do Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel, no mesmo morro. Na região será instalada a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade.

MP denuncia traficantes por queda de aeronaveNo início de setembro, o Ministério Público do Rio (MP-RJ) denunciou outros quatro traficantes pela invasão ao Morro dos Macacos. Segundo o MPE, entre os traficantes denunciados está Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como "FB" e apontado pela polícia como o chefe do tráfico da Vila Cruzeiro e o mandante da invasão. Ele ainda está foragido.

De acordo com o Ministério Público, os quatro suspeitos foram denunciados por três homicídios, seis tentativas de homicídio e associação armada para o tráfico de drogas. Além da denúncia, o MP pediu a prisão preventiva dos quatro acusados, e requereu a continuidade das investigações da 25ª DP sobre a participação de outros 22 suspeitos no episódio.

Recompensa para derrubar o helicópteroEm agosto, a Polícia Civil informou que os traficantes que invadiram o Morro dos Macacos e derrubaram o helicóptero receberam recompensa do comando da quadrilha. Quatro traficantes teriam sido beneficiados com pontos de venda de drogas como recompensa pelos crimes.

De acordo com o inquérito policial, um dos criminosos premiados pelo comando do tráfico foi Eliseu Felício de Souza, o “Zeu”. Condenado em 2002 pela morte do jornalista da TV Globo Tim Lopes, Zeu teve direito ao regime semiaberto e saiu pela porta da frente do conjunto de presídios de Bangu há três anos, e não voltou mais. No início de agosto, o Fantástico mostrou imagens dele armado e comandando a venda de drogas. Ele circula dia e noite por diferentes pontos de tráfico, justamente os que teria recebido como prêmio.

Fonte: G1 RJ

ONU X FOME

Rio - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e  Alimentação  (FAO) iniciou ontem, Dia Mundial da Alimentação, campanha internacional para colher um bilhão de assinaturas (1billionhungry) de pessoas que se indignam e se manifestam contra a fome. O abaixo assinado tem como objetivo fazer pressão para que os governantes adotem políticas para mudar o cenário global e nos países à frente do movimento.
Dados da FAO mostram que 925 milhões padecem de fome crônica em um planeta que tem alimentos para todos, mas não os distribui equitativamente. A ONU defende mudanças profundas nas políticas internacionais voltadas à alimentação e à nutrição, como a formação de um Comitê de Segurança Alimentar Mundial na FAO que seja representativo.

Irio Luiz Conti, sociólogo, conselheiro do Consea-RS e do Consea Nacional, explica que a emergência exige pulso: “Um comitê para adotar ações fortes contra a especulação alimentar e a aquisição de terras em grande escala por investidores internacionais, para o desenvolvimento de fazendas de monocultivo”.

BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS DO RECIFE

Rio - Com destino diferente de grande parte das mercadorias apreendidas pela Receita Federal, que vão parar em leilões ou na fogueira, uma carga de brinquedos vai fazer a festa da criançada no Nordeste. Dessa vez, o Leão foi generoso: doou a mercadoria à Associação Beneficente Criança Cidadã, localizada na região do Coque, um dos bairros mais violentos da Região Metropolitana de Recife (PE). O feito vai entrar no Guinness Book como a maior doação da Receita Federal.

A Log-In Logística Intermodal fará o transporte voluntário de 1 milhão de brinquedos do Porto de Santos até o de Suape, no Recife, que chegam hoje em 20 contêineres de 40 pés, movimentando mais de 50 toneladas. Os brinquedos foram apreendidos em alfândegas e inspetorias da Receita Federal instaladas em portos, aeroportos e fronteiras secas.

A Log-In levará a mercadoria para uma área do Exército, em Recife, que ficará responsável pela coleta, armazenagem e distribuição dos brinquedos até o Natal para cerca de 300 escolas públicas em Pernambuco, em Alagoas e na Paraíba.

VOLTA REDONDA - RJ MAIS MORADIAS !

Volta Redonda (RJ) - O Plano Municipal Local de Habitação de Interesse Social, lançado pela Prefeitura de Volta Redonda há quatro meses, prevê investimentos de até R$ 301 milhões até 2021, na área de habitação popular. Este valor corresponde à construção de 16.630 unidades habitacionais — para atendimento a quem ganha até três salários mínimos, prioridade do plano — incluindo ainda melhorias das casas populares em núcleos de posse urbanizados. Cerca de 4.600 unidades em núcleos de posse devem receber obras nos próximos 11 anos.

É o que consta no relatório do Plano de Habitação, realizado a partir de um levantamento feito no município junto com a sociedade civil, após análise e levantamento de dados coletados pelo Furban (Fundo Comunitário), Companhia de Habitação de Volta Redonda, cadastro do Bolsa Família, informações do Censo 2001 do IBGE e da Fundação João Pinheiro, do Ministério das Cidades. Das onze reuniões realizadas pela comissão coordenadora do Plano Habitacional, cinco tiveram a participação de um fórum da sociedade civil e do governo municipal para definir as metas a serem alcançadas.

Pacto social

O coordenador do Plano de Habitação é o arquiteto José Roberto Gomes, do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), que integra a equipe técnica e de mobilização da prefeitura com mais dois arquitetos, Alexandre Carneiro e Rafael Cabral.

“Toda cidade brasileira que deseja receber recursos habitacionais do governo federal tem que ter o plano, o Fundo Municipal de Habitação e o Conselho Gestor em funcionamento, que reúne oito membros do poder público municipal e da sociedade civil, todos já criados e nomeados por lei municipal”, explicou Gomes, que, ainda observou que a meta habitacional é a melhoria das unidades habitacionais dos núcleos de posse do município e a construção de novas unidades em pequenos conjuntos habitacionais, conforme disponibilidades das áreas.

Fonte: O Dia online