Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CIÚMES !!

A ROSA ENCANTADA
Era uma vez príncipe muito infeliz, pois lhe faltava alguma coisa na vida, mas não sabia dizer o quê. Dizia sempre que havia um imenso e angustiante vazio no peito.

Aflito, o rei mandou chamar um ancião, conhecido por sua sabedoria, e pediu-lhe ajuda. - Alteza, disse o homem, daqui a três luas nascerá no jardim do príncipe a mais bela flor que os olhos humanos já viram. Será uma rosa encantada, que trará felicidade ao seu filho, por causa da sua beleza e do seu perfume. No entanto, esta flor não pode ser retirada do lugar onde nascer, senão morrerá, e com ela morrerá a felicidade do moço. 

Passadas as três luas, aos primeiros raios do amanhecer, fez-se um burburinho no jardim, bem sob a janela do príncipe, que, ao levantar-se e ir à sacada para ver de onde vinha aquele som, ficou mudo, completamente sem fala, diante a beleza da flor.

Era realmente uma flor sem igual! O jovem vestiu-se às pressas e desceu as escadarias a passos rápidos. Atirou-se de joelhos na grama, e ficou a admirar suas formas e cores, e a inalar seu indescritível perfume. E, de repente, ele se apaixonou por ela, e a felicidade invadiu sua alma. E ele se esqueceu que um dia foi infeliz.
Mas, uma coisa preocupante aconteceu: a notícia da rosa encantada esparramou-se rapidamente pelo reino e centenas de pessoas vieram vê-la e aspirar seu perfume.
E o príncipe ficou enciumado. Colocou guardas ao redor da flor, mas sua beleza parecia que atraía as pessoas, tendo os guardas, muitas vezes, de usar de força para as conter.
Um dia, aborrecido por ter dividir sua flor com tanta gente, mesmo ciente das advertências do sábio, o príncipe a arrancou do jardim e a plantou num vaso de ouro, cravejado de diamantes, e a levou para seu quarto. Agora ele a teria só pra si.
Regou-a, arrumou a terra ao seu redor, protegeu-a como pode e cuidou dela a noite inteira, mas, ao amanhecer, ela havia morrido.
 
Põe-me como selo sobre o teu coração,
como selo sobre o teu braço;
porque o amor é forte como a morte;
mas, o ciúme é cruel como o inferno.


Cânticos 8.6

CAPACITAÇÃO EM GASTRONOMIA


Com a mão na massa
Empresas e ONGs saem do ‘asfalto’ para capacitar mulheres empreendedoras de comunidades cariocas a gerenciar o próprio negócio de gastronomia e artesanato

 
Rio -  Unidas por um sentimento em comum, o de transformar vidas, mulheres de comunidades cariocas decidiram arregaçar as mangas e fazer arte, botando a mão na massa. Com o apoio de instituições privadas do ‘asfalto’, entre elas o Consulado da Mulher, braço social da Consul, e as ONGs Asplande e ActionAid, grupos de mulheres chefes de família vêm recebendo lições de culinária e cidadania para montar o próprio negócio e aprender a gerenciar as próprias vidas, com autoestima nas alturas.

A vontade de trabalhar veio de mulheres determinadas, como Mônica Francisco, Raquel Souza e Reginalda Pereira, que com mais oito moradoras da Grande Tijuca montaram a Arteiras. “Além de complementar a renda, nos sentimos mais valorizadas”, diz Mônica. Juntas, elas produzem pães, tortas, massas e serviços de bufê de forma artesanal, além de trabalhos em papel reciclado.

Cooperadas da Arteiras, na Tijuca, e da Maré de Sabores, na Maré, oferecem oficinas para outras moradoras da comunidade
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
Para que a produção pudesse sair do forno, o Consulado da Mulher fez a doação de freezer, geladeira, fogão e batedeira. O apoio foi estendido a mais duas comunidades, a Pão e Vida, no Cantagalo, em Copacabana, e a Maré de Sabores, na Nova Holanda, na Maré. As mulheres fazem bufês para festas e lanches.
A meta agora é obter doações para construir a Casa das Mulheres, futura sede do Maré de Sabores. O terreno elas já garantiram. Para a coordenadora-geral do projeto, Shirley Villela, o Maré de Sabores abriu novo mundo para elas. “A independência financeira permite quebrar o ciclo de violência gerado pela dependência econômica dos companheiros”, observa.

Prioridade para as chefes de família

Em apenas dez anos, de 1999 a 2009, a quantidade de lares chefiados por mulheres no Brasil cresceu mais de cinco vezes — saltou de 787 mil para 4,1 milhões. É justamente esse público o alvo do Consulado da Mulher, que atende 160 empreendimentos no Brasil, beneficiando cerca de 2 mil mulheres.

Pesquisa feita pela instituição mostrou que as mulheres que participam do programa conseguem aumentar a renda em 160% e ficar mais próximas dos filhos.

As cooperativas selecionadas são assistidas durante dois anos recebendo todo tipo de assessoria. “Mais do que entregar eletrodomésticos, oferecemos condições para que elas sejam capazes de gerar a própria renda”, afirma a diretora-executiva do Consulado, Leda Böger.

Fonte: O Dia online /  Maria Luisa Barros

INOVAÇÃO !!!

Tempo é a nova moeda

Trocas de serviços são alternativas econômicas e humanizadas ao mundo do dinheiro

Rio - Depois que as principais economias do mundo entraram em colapso, o escambo ressurge como uma alternativa à sociedade de consumo. Em meio a essa tendência, sites de banco de tempo, que promovem trocas de serviços entre os usuários, ganham cada vez mais espaço na internet.

O Time Republik e o Bliive são bons exemplos. Eles funcionam da seguinte forma: a pessoa que presta serviço e acumula horas, que podem ser usadas para receber outro tipo de serviço. Ou seja, um músico dá aulas de violão a uma dona de casa, que por sua vez faz compras para um jardineiro, que cuida das plantas do músico, e assim segue.

Segundo a representante do Time Republik no Brasil, Mônica Barroso, 38 anos, a ideia surgiu há dois anos na Suíça, com uma startup — empresa iniciante — e foi experimentada primeiro em uma comunidade de Nova York, nos Estados Unidos. Depois, se tornou global por meio da internet. “É uma mudança nas relações pessoais e profissionais. É um modelo de consumo colaborativo, que não envolve dinheiro e, sim, a colaboração entre as pessoas”, explica.

Troca de serviços são alternativas econômicas e humanizadas ao mundo do dinheiro
Foto:  Arte: O Dia
Já a Bliive, criada no Brasil e lançada há quatro meses, oferece também o serviço para empresas que desejam promover integração entre os funcionários. Diretor de marketing do site, Murilo Mafra, 23, afirma que a experiência colaborativa é evidente no mundo e vem atraindo novos adeptos. “O que você gosta de fazer pode ser a necessidade de outra pessoa”, incentiva.
Usuária do Time Republik, a professora Ana Emília Meireles, 48, conta que já deu aulas de português para estrangeiros e recebeu aulas online de italiano. “Funciona muito bem, as pessoas são comprometidas”, avalia. Segundo ela, é importante repensar uma sociedade em que o lucro não esteja em primeiro lugar em uma relação.

Antropólogo da Consumoteca, Michel Alcoforado explica que no momento de crise a sociedade precisou criar outras formas de satisfazer seus desejos. “Porém, a troca vai além, e constrói também novos vínculos e relações”, diz.

Cooperação faz parte dos negócios
Na rede Asta, grupos produtivos de todo o estado trocam experiências e até produção de trabalho. “Não tem competição”, diz a coordenadora, Alice Freitas.

Já na escola Oga Mitá, os pais ajudam a decidir o valor das mensalidades. Além disso, quando uma família passa por dificuldades financeiras, pode prestar serviços como forma de pagamento. “Para formar indivíduos cooperativos, temos que viver em cooperação”, explica o diretor Aristeo Leite Filho.

Uma chance para praticar o desapego
Outra alternativa ao consumo é a Feira da Gratidão, que acontece em diversos lugares do Estado do Rio, de forma espontânea. A ideia é levar objetos para doar e pegar itens oferecidos por outros participantes. Por meio de uma página no Facebook, é possível acompanhar as datas das feiras e combinar doações de objetos maiores, como móveis, ou até mesmo prestar serviços gratuitos.
Um dos organizadores, o estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural (UFRRJ), Matheus Sousa, 19, conta que a questão central é o desapego. “Acho que o futuro será esse porque a mudança já aconteceu. A feira deu muito certo. E olhando para o mundo de forma mais humanizada, as pessoas começam a se comportar diferente”, afirma.
O próximo evento acontece dia 13, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, a partir das 11h. Dia 24, haverá outra edição na Rural, em Seropédica. O objetivo, segundo Matheus, é expandir para Baixada e Zona Oeste.

Serviços oferecidos nos bancos de tempo
 
- Ajuda doméstica
Os usuários podem se oferecer para lavar o carro, fazer as compras de supermercado, pagar as contas e ir ao correio, por exemplo.
- Animais e plantas

Além disso, podem levar o cachorro para passear e cuidar das plantas da casa de outra pessoa, enquanto ela estiver viajando.
- Ensino

Também é possível ajudar ao próximo com aulas particulares de música, dança e idiomas, entre outras áreas, além de reforço escolar.
- Burocracia
Especialistas em finanças, direito ou economia podem ajudar a preencher documentos, declarar imposto de renda etc.
- Bricolagem
Pequenos reparos na rede elétrica, conserto de portas, instalação de aparelhos eletrônicos, entre outras ajudas são bem-vindos.
- Companhia
Oferecer companhia para passear, ir ao cinema, acompanhar na consulta ao médico, conversar e visitar exposições também é válido.

Fonte: O Dia online/ Aurélio Gimenez e Stephanie Tondo

Prêmio Nobel !

prêmio Nobel de Literatura 2013

Autora de "Felicidade Demais" é a 13ª mulher a ganhar o prêmio, que começou a ser entregue em 1901

A escritora canadense Alice Munro, 82 anos, ganhou nesta quinta-feira (10) o prêmio Nobel de Literatura 2013, atribuído pela Real Academia Sueca de Ciências. Definida pelo comitê como "mestre dos contos contemporâneos", ela é a 13ª mulher a ganhar o prêmio, que começou a ser entregue em 1901.


A Real Academia disse não ter conseguido falar com Munro antes do anúncio oficial, como é de costume, deixando, então, uma mensagem na caixa postal.
AP
A escritora canadense Alice Munro, em foto de 2009
O escritor chinês Mo Yan foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura do ano passado . A academia justificou a atribuição do prêmio ao fato de o escritor “mostrar, com contos populares de um realismo alucinante, a história atual e contemporânea”.
Siga o iG Cultura no Twitter
Este ano, o Nobel de Física foi para François Englert e Peter W. Higgs, por suas descobertas teóricas sobre como as partículas subatômicas adquirem massa; o de Química para Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel, pesquisadores de modelos complexos; e o de Medicina  para James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Südhof, por descobertas que ajudam a compreender o diabetes.
O vencedor do Nobel da Paz, o único que é entregue fora de Estocolmo, será anunciado em Oslo, na Noruega, na sexta-feira (11). Três dias depois, a divulgação do ganhador em Economia encerrará a rodada de prêmios, que serão entregues no dia 10 de dezembro, data da morte do fundador do prêmio, o sueco Alfred Nobel, químico, engenheiro e industrial, conhecido também pela invenção da dinamite.
Confira os vencedores do Nobel de 2012:

Chinês Mo Yan ganha Nobel de Literatura 2012
Nobel de Medicina 2012 vai para a descoberta de reprogramação de células
Nobel de Física 2012 vai para estudos de controle de partículas quânticas
Nobel de Química 2012 vai para estudos sobre receptores de célula
União Europeia leva o Prêmio Nobel da Paz de 2012
Veja a lista dos últimos premiados pelo Nobel de Literatura:
2012: Mo Yan (China)
2011: Tomas Tranströmer (Suécia)
2010: Mario Vargas Llosa (Peru)
2009: Herta Müller (Alemanha)
2008: Jean-Marie Gustave Le Clézio (França)
2007: Doris Lessing (Inglaterra)
2006: Orhan Pamuk (Turquia)
2005: Harold Pinter (Inglaterra)
2004: Elfriede Jelinek (Áustria)
2003: John M. Coetzee (África do Sul)
2002 : Imre Kertész (Hungria)

Fonte: Ig /Com Agência Brasil

UM ARTISTA APRISIONADO !

Máscara de preso é igual a agente

Polícia tinha informação de plano de fuga, mas ‘artista’ diz que foi só uma ‘homenagem’

O Dia
Paraíba - Um preso da Penitenciária Padrão de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa (PB), surpreendeu a direção da unidade com seu ‘talento’, mantido em segredo até terça-feira à noite.
Sabonete foi a matéria-prima
Foto:  Divulgação
Em sua cela, foi encontrada uma máscara muito parecida com o rosto de um dos agentes penitenciários do local. Feito com restos de sabonete e corante, o objeto foi encontrado porque havia denúncias de que um grupo de detentos tinha um plano de fuga em curso.
“Ficamos sabendo que os presos estavam fazendo máscaras para fugir. Mas o apenado nos informou que é artista plástico, e que o material fabricado foi apenas uma forma de homenagear o agente”, explicou o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Wallber Virgolino.
Ainda segundo Virgolino, se o preso puder comprovar que é mesmo um artista plástico, será incentivado a fazer outras peças: “A máscara é bem semelhante às feições do servidor. Vou comprar mais sabonete para que ele possa continuar fazendo o trabalho artesanal, o que faz parte da ressocialização.”
O ‘escultor’ da Santa Rita, que não explicou por que mantinha sua ‘obra de arte’ escondida dos agentes penitenciários, tem 31 anos e está preso há cerca de dois por roubo.

Fonte: O Dia online

VARIZES !

Varizes: problema não é só estético e pede atenção precoce


Evento de conscientização sobre o problema das varizes, na Cinelândia
Evento de conscientização sobre o problema das varizes, na Cinelândia Foto: Divulgação


Entre 40% e 70% dos brasileiros sofrem de varizes. De evolução lenta, o problema, muitas vezes, é negligenciado, por acreditar-se que não passa de questão estética. Porém, complicações podem surgir na falta de tratamento adequado. É pela prevenção do agravamento da doença que a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio (SBACV-RJ) promove, até amanhã, uma campanha de alerta sobre varizes, tema deste ano da Semana Vascular.
— O problema sempre vai piorar se não for tratado. Conforme o tempo passa, há risco de aparecerem manchas na pele (onde estão as varizes), que não podem ser clareadas depois, e feridas chamadas úlceras venosas. A flebite (inflamação das veias) é outra complicação possível — diz o cirurgião vascular Carlos Eduardo Virgini, presidente da SBACV-RJ.
Segundo o médico, até microvarizes (vasinhos aparentes na pele) podem provocar dor e sensação de peso nas pernas, inchaço e câimbras. Além de impedir que a doença se agrave, o tratamento ajuda a aliviar tais sintomas de desconforto. O controle desses incômodos é feito com medicamentos. Para as varizes em si, a indicação é escleroterapia (injeções) ou cirurgia, para casos avançados.
— Cremes que prometem desaparecer com as varizes não tem fundamento científico — alerta Virgini.
Eventos
Totem interativo
Amanhã, um totem interativo para a população testar os conhecimentos sobre varizes estará no térreo do Shopping Polo 1, em Madureira, das 10h às 16h. Também haverá um médico no local para esclarecer dúvidas.
Palestra
Também amanhã, às 15h30m, a angiologista Solange Chalfun fará palestra sobre varizes, aberta ao público, no auditório da Universidade Estácio de Sá do Madureira Shopping. Inscrições pelo telefone (21) 3369-8600.
Cartilhas
Cartilhas sobre varizes serão distribuídas amanhã nas estações de trem Central do Brasil e Engenho de Dentro.


Fonte : Extra online / Camilla Muniz

CAI O JUGO IMPOSTO PELAS OPERADORAS

Anatel: Cancelamento de serviços de telefonia fixa e móvel, internet e tv por assinatura será automático a partir de 2014

Segundo o presidente da Anatel João Rezende, mudança deve ser aprovada até 15 de novembro
Segundo o presidente da Anatel João Rezende, mudança deve ser aprovada até 15 de novembro Foto: Eliaria Andrade / Agência O Globo

A partir de 2014, o cancelamento de serviços de telefonia fixa e móvel, internet ou TV por assinatura será imediato, quando for solicitado pelo consumidor, sem a necessidade do intermédio de um atendente da operadora.
Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, a aprovação da regulamentação das mudanças de atendimento, cobrança e oferta a consumidores de serviços de telecomunicações — que constam da Consulta Pública 14/2013 — deve acontecer até o dia 15 de novembro. Como as empresas terão prazo entre 90 e 120 dias para se adequar à nova regra, a previsão é que ela entre em vigor entre fevereiro e março do próximo ano. Além do atendimento imediato, a determinação prevê que a opção de cancelamento fique disponível no site da prestadora do serviço.
Atualmente, as regras de cancelamento variam de acordo com a regulamentação vigente em cada setor:
Telefone fixo
O cancelamento deve ser feito em até 24 horas, a partir da solicitação.
Telefonia Móvel
O cancelamento também deve ocorrer em até 24 horas.
TV por assinatura
A Resolução 488/2007 determina que a cobrança deve ser encerrada em até 24 horas, e os equipamentos retirados em até 30 dias da casa do consumidor.
Internet
O prazo de cancelamento também é de 24 horas.
Oi: MULTA POR DEMORA
Enquanto a regulamentação não entra em vigor, a Justiça Federal no Pará determinou que a Oi/Telemar agilize o cancelamento de linhas fixas, quando o consumidor solicitar. A partir de agora, a empresa deverá entregar imediatamente o termo de interesse de cancelamento ao cliente. Se descumprir a determinação — que vale para todo o país —, a Oi pagará multa diária de R$ 10 mil. Antes da decisão, o usuário precisava aguardar até cinco dias para o cancelamento ser feito. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal em junho.

Fonte: Extra online

Seguro Desemprego

SEGURO-DESEMPREGO - CONSIDERAÇÕES

A Constituição Federal de 1988 em seu art. 7º inciso II, assegura proteção ao trabalhador urbano e rural em situação de desemprego involuntário, através do Programa de Seguro-Desemprego.
O programa do Seguro-Desemprego está regulado pela Lei 7.998/90 que trata também do Abono Salarial, institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e dá outras providências.
O programa é financiado pela arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integração social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
A Constituição Federal estabelece ainda em seu art. 239 § 4º que o financiamento do Seguro-Desemprego receberá uma contribuição adicional da empresa cujo índice de rotatividade da força de trabalho superar o índice médio da rotatividade do setor, na forma estabelecida por lei.
Portanto, trata-se de um direito pessoal e intransferível do trabalhador, o qual será concedido por um período mínimo de 3 (três) meses e máximo de 5 (cinco) meses, dependendo do tempo de serviço do trabalhador nos 36 (trinta e seis) meses que antecederam a data de dispensa que deu origem ao requerimento do seguro-desemprego.
O programa tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta e ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo.
O benefício visa também auxiliar os trabalhadores na busca de novo emprego, podendo, para tanto, promover ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

HABILITAÇÃO E RENDIMENTOS A SEREM INFORMADOS
Está habilitado ao recebimento do Seguro-Desemprego o empregado urbano ou rural que houver sido dispensado sem justa causa ou despedida indireta e que comprovar as seguintes condições: 
  • Ter recebido salários consecutivos nos últimos 06 (seis) meses imediatos à data de demissão, podendo ser de um ou mais empregadores;
  • Ter sido empregado de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, durante, pelo menos 06 (seis) meses nos últimos 36 (trinta e seis) meses que antecedem a data de demissão que deu origem ao requerimento do Seguro-Desemprego;
  • Não estar recebendo nenhum benefício da Previdência Social de prestação continuada previsto na legislação previdenciária, exceto auxílio acidente ou pensão por morte; e
  • Não possuir renda própria para o seu sustento e de seus familiares.
A apuração do valor do benefício tem como base o salário mensal do último vínculo empregatício, na seguinte ordem: 
  • Tendo o trabalhador recebido três ou mais salários mensais a contar desse último vínculo empregatício, a apuração considerará a média dos salários dos últimos três meses;
  • Caso o trabalhador, em vez dos três últimos salários daquele vínculo empregatício, tenha recebido apenas dois salários mensais, a apuração considerará a média dos salários dos dois últimos meses;
  • Caso o trabalhador, em vez dos três ou dois últimos salários daquele mesmo vínculo empregatício, tenha recebido apenas o último salário mensal, este será considerado, para fins de apuração.
 Nota: Caso o trabalhador não tenha trabalhado integralmente em qualquer um dos últimos três meses, o salário será calculado com base no mês de trabalho completo.
NÚMERO DE PARCELAS E VALOR
A partir de 01.07.1994, entrou em vigor a Lei 8.900/94 que estabeleceu critérios diferenciados para a concessão de parcelas do benefício, assim definidas:
  • 3 (três) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 6 (seis) meses e no máximo 11 (onze) meses no período aquisitivo
  • 4 (quatro) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 12 (doze) meses e no máximo 23 (vinte e três meses), no período de referência;
  • 5 (cinco) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 24 (vinte e quatro) meses, no período de referência.
O cálculo do benefício é obtido com base na média salarial dos últimos 3 meses, enquadrada na respectiva faixa do limite de salário médio da tabela do cálculo do Seguro-Desemprego, conforme estabelece a Resolução CODEFAT 707/2013
Fonte: Guia trabalhista.com.br