Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

sábado, 4 de junho de 2011

PREMIAÇÃO


Instituição de apoio a crianças com câncer vence prêmio de responsabilidade social

Rio - A Casa Ronald McDonald foi uma das cinco instituições ganhadoras do Troféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho 2011, que selecionou as instituições que mais se destacaram em ações junto à comunidade. A Casa disputou o prêmio com outras nove organizações sem fins lucrativos e o resultado foi divulgado durante cerimônia de gala, na noite da última sexta-feira, 27. A Casa Ronald McDonald recebeu ainda um prêmio no valor de R$15 mil.

"Esse prêmio valoriza cada pessoa que atua na Casa e nos incentiva a continuar firmes em nossa missão. Ficamos muito felizes com o reconhecimento", diz Sonia Neves, Presidente da Instituição.

O nome do prêmio é uma homenagem ao empresário Carlos Fernando de Carvalho, presidente da construtora Carvalho Hosken S.A., que dedicou mais de 30 anos de sua vida a realizar inúmeras parcerias e ações sociais no Rio de Janeiro, especialmente em Jacarepaguá.

REDUÇÃO DE VAGAS


MEC manda cortar vagas em cursos ruins de Direito

Punição foi para 136 instituições, cinco delas do estado do Rio, por qualidade insatisfatória. Todas são da rede privada

Rio - O Ministério da Educação (MEC) determinou que 136 cursos de Direito em todo o País reduzam sua oferta de vagas. As instituições — todas da rede privada — deixarão de receber 11 mil novos alunos. A ordem é punição pela baixa qualidade, atestada pelo governo. Cinco cursos de faculdades do Rio entraram na lista negra: Universidade Estácio de Sá em Macaé e no Rio; Universidade Salgado de Oliveira em Niterói e em Campos; Universidade Santa Úrsula; Centro Universitário de Barra Mansa e Faculdade Santo Antônio de Pádua.

Os punidos receberam notas 1 e 2 — a máxima era 5 — no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em 2009 e foram classificados de insatisfatórios. O MEC considerou a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação e o regime de trabalho dos professores e a infraestrutura.
Os cortes chegaram até 65% do total de vagas ofertadas pela faculdade a partir do resultado do CPC – quanto pior a nota, maior a redução. A medida pode ser estendida a outras áreas. A suspensão das vagas pode ser revista se a instituição conseguir melhorar a qualidade do ensino quando for renovar sua autorização. A redução acontece após dois resultados insatisfatórios consecutivos.
Enem: 3 milhões de inscritos
Até as 12h de quinta-feira, 3.080.600 de estudantes já tinham se inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições vão até o dia 10, somente pela Internet, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/.
A expectativa do MEC é chegar a seis milhões de candidatos, 50% a mais que no ano passado.
O Enem substitui total ou parcialmente o vestibular em mais de 30 universidades públicas em todo o País. O exame também é obrigatório para quem vai tentar bolsa do Prouni.

TODO CUIDADO É POUCO !


Anvisa recomenda que brasileiros evitem comer vegetais crus na Alemanha

Brasília – Os brasileiros em viagem à Alemanha devem evitar o consumo de vegetais crus, em especial pepinos, tomates e alfaces. A orientação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde e tem o objetivo de prevenir a contaminação pela bactéria E.coli que já matou 18 pessoas na Europa, principalmente na Alemanha.

De acordo com a Anvisa, a contaminação é de uma cepa rara que é encontrada normalmente no intestino de humanos e de animais. Essa variação da bactéria pode causar doenças graves transmitidas por alimentos a partir da produção de uma toxina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu relatório informando um total de 1.823 casos de contaminação notificados na Europa desse tipo de E.coli.

Em nota, a Anvisa declarou que “ as informações estão sendo acompanhadas em tempo real pelas autoridades brasileiras” e, até o momento, “não serão adotadas medidas restritivas”. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), O Brasil não importa dos países europeus nenhum dos três tipos de alimentos indicados como fontes mais prováveis de contaminação.

Os principais sintomas da contaminação são cólicas abdominais severas e diarreia, podendo evoluir para diarreia sanguinolenta, além de vômitos e febre. A maioria dos pacientes se recupera em dez dias, mas em pessoas mais vulneráveis a doença pode agravar-se levando à Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU),caracterizada por falência renal aguda e anemia.

As informações são da Agência Brasil

COVARDIA


Prefeitura do Rio deixa criança sem remédio para diabete


Há dez dias, a Secretaria de Saúde tinha afirmado que entregaria a insulina

Rio - Vitória Pimentel da Cunha, 9 anos, sofre de diabete desde os 4. Responsável, não esquece de fazer os testes necessários para o controle da doença nem dos horários de aplicar insulina. Mas Vitória pode ver seu esforço transformar-se em dor. Há dez dias, a Prefeitura do Rio, que deve fornecer as medicações mensais à criança, prometeu entregar insulina Lantus à paciente e não cumpriu.
“Minha filha está nervosa porque sabe que precisa do remédio e já não temos como comprar”, explica Fernanda Pimentel, 42 anos.
O drama de Vitória em busca de seus remédios já foi noticiado em O DIA no último dia 25. Na ocasião, a menina não tinha recebido as duas insulinas das quais precisa — Lantus e Novo Rapid. A Secretaria Municipal de Saúde garantiu que a entrega seria feita em uma semana. “Só conseguimos receber a Novo Rapid.
A funcionária da farmácia disse que só tinha Lantus em seringa, que não é apropriada para minha filha. Ela faz uma aplicação diária inclusive durante a aula. Por isso, precisa do refil da caneta, com a qual ela mesmo pode aplicar”, conta a mãe.
Fernanda explica que a família já está endividada devido à constante falta do remédio. “Vitória não deixou de tomar a insulina porque após a publicação da primeira matéria no jornal recebeu uma doação”, diz a mãe.
A secretaria agora diz que a insulina será entregue até quarta-feira. E que vai fazer advertência ao fornecedor através de publicação no Diário Oficial, uma vez que o produto deveria ter sido entregue na quinta-feira passada.

ESPERANÇA RENOVADA

Técnica inédita faz com que paciente, há nove anos sem andar, recupere movimentos O policial militar brasileiro de 47 anos, que perdeu o movimento das pernas há nove e foi a primeira pessoa a testar uma terapia com células-tronco para recuperar a sensibilidade dos membros, voltou a movimentar as pernas. Ele também teve melhora na musculatura que controla o fluxo de fezes e urina e não precisa mais de fraldas e outros equipamentos.

O método, desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz em parceria com os hospitais São Rafael e Espanhol e a UniversidadeFederal da Bahia (UFBA), consiste em coletar células-tronco da medula óssea da bacia do próprio paciente. O material é cultivado em laboratório por até cinco semanas e reaplicado no local onde o paciente sofreu a lesão. Depois, o paciente é submetido a sessões de fisioterapia intensa.Segundo os pesquisadores, além do policial, mais 19 pessoas serão submetidas ao teste.

Experiência funcionou com gatos

O método foi testado inicialmente em gatos, em 2007. Eles não tinham sensibilidade e controle da musculatura do abdome à cauda. Em um mês, recuperaram a sensibilidade. Um deles voltou a ficar sobre as patas 15 dias após o início do tratamento.
No caso do policial, a evolução também está sendo rápida, segundo os médicos. O mais surpreendente, até agora, é o fato de o paciente conseguir pedalar. “Em sete dias, ele já teve melhora na sensibilidade e postura”, comemorou Marcus Vinícius Mendonça, neurocirurgião.

Marcha para Jesus reúne multidão na Cinelândia

Rio - Uma multidão participou da Marcha para Jesus, evento organizado por pastores de igrejas evangélicas que começou às 13h. Sete trios elétricos já saíram da central do Brasil em direção à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, onde um palco esta montado para apresentações de mais de 20 atrações gospel. A expectativa dos organizadores é de que 100 mil pessoas tenham participado do evento.O objetivo da marcha, segundo o presidente do Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro, Pastor Marcos Gregório, é "proclamar as palavras de Deus" e "continuar a luta contra a PL 122". Diversas faixas enfeitam o evento, dentre elas, as que criticam o projeto de lei que criminaliza a discriminação contra os homossexuais. Uma delas diz: "Homossexualismo é pecado"."Vamos proclamar o evangelho. Há muito tempo os evangélicos precisam disso, ir para as ruas, sair das igrejas, mostrar cidadania. Nossa marcha continua o que já fizemos em Brasília. Somos contra a PL 122 e a favor da expressão religiosa", disse Marcos Gregório. Presente no primeiro trio elétrico, o pastor Silas Malafaia gritava palavras de ordem aos fiéis, que aplaudiam e gritavam em euforia: "A PL 122 é inconstitucional. Lei contra a homofobia já existe. O que estão dizendo é conversa para privilegiar uma minoria. Queremos liberdade para nos expressar”, argumentou Malafaia.

Fonte: O DIA online

EUA matam alto comando da Al-Qaeda no Paquistão

Waziristão do Sul - Um avião espião americano matou na noite de sexta-feira um alto comando da rede terrorista Al Qaeda no Paquistão, Ilyas Kashmiri, em um bombardeio na região paquistanesa do Waziristão do Sul, segundo confirmou o grupo rebelde que liderava.


Foto: Reprodução
Ilyas era o líder da rede terrorista no Paquistão | Foto: Reprodução
Um porta-voz da formação Harkat-ul-Jihad al-Islami confirmou neste sábado a morte no ataque de Kashmiri, informaram os canais televisivos paquistaneses "Express" e "Dunya".

O avião não-tripulado americano lançou na noite de sexta-feira seus mísseis contra um refúgio rebelde em Waziristão do Sul, região tribal fronteiriça com o Afeganistão, e matou pelo menos oito pessoas.

Fontes oficiais paquistaneses não confirmaram à Agência Efe a morte de Kashmiri, mas admitiram o ataque aéreo em Waziristão do Sul, enquanto autoridades americanas e paquistanesas negam em público os ataques de aviões não tripulados na fronteira afegã.

Fontes de inteligência admitem, no entanto, em privado que existe colaboração entre Washington e Islamabad na luta contra os grupos rebeldes que operam na fronteira.

Kashmiri, com cujo falecimento pela ação de aviões espiões se especulou em outras ocasiões, chegou no comando da Al Qaeda após a morte de Osama bin Laden no Paquistão pelas mãos de forças de elite dos EUA em 2 de maio.

No novo organograma da Al Qaeda que, segundo fontes ligadas ao mundo insurgente se formou após a morte de Bin Laden, Kashmiri passou a liderar uma das ramificações da rede terrorista, a denominada "Brigada 313".

O chefe terrorista morto foi relacionado com diversos planos para atacar alvos ocidentais e com o assalto rebelde em maio a uma base militar da cidade sulina de Karachi, que manteve à Marinha paquistanesa em xeque durante 17 horas.
EFE

FURDUNÇO VERMELHO

Cabral monta gabinete de crise após ação em quartel dos bombeiros

Em coletiva, governador chama bombeiros presos de "vândalos e irresponsáveis" e confirma exoneração do comandante da corporação

 O governador do Rio, Sérgio Cabral, classificou de "grupo de vândalos e irresponsáveis" os bombeiros que invadiram o quartel-general da corporação e confirmou a exoneração do comandante-geral dos bombeiros do Estado, coronel Pedro Machado. O cargo deverá ser ocupado pelo coronel Sérgio Simões.

Em entrevista coletiva, o governador disse que o grupo de bombeiros que participaram da manifestação não vai "prejudicar de forma alguma a imagem de uma instituição tão respeitada e querida pelo povo do Rio de Janeiro".
Cabral iniciou a coletiva defendendo a política adotada durante seu governo. "Há décadas o corpo de bombeiros não vê o número de equipamentos e condições de trabalho que recebeu nos últimos quatro anos", disse.
Além disso, o governador foi enfático ao afirmar que os responsáveis responderão administrativa e criminalmente pela invasão.

O governador esteve reunido desde as 8 horas da manhã deste sábado com assessores no Palácio Guanabara para fazer um diagnóstico do confronto entre bombeiros e as forças do Batalhão de Choque e do Bope após a invasão do quartel-general da corporação, na noite de ontem. Cabral montou um gabinete de crise para avaliar a situação.
Participam da reunião os secretários de Segurança (José Mariano Beltrame), Sérgio Ruy (Planejamento), Wilson Carlos (Governo), Regis Fitchner (Casa Civil), além da procuradora-geral do Estado, Lúcia Leia, e do vice-governador Luiz Fernando Pezão. Durante a manhã chegou ao local também o comandante-geral da Polícia Militar, Mario Sérgio Duarte.
No início do dia, o então comandante-geral dos bombeiros do Estado, coronel Pedro Machado, saiu do Palácio Guanabara sem falar com os jornalistas. Ele afirmou somente que todas as informações serão passadas pelo governador.
De acordo com um dos comandantes da greve, Cabo Benevenuto Daciolo, todos os bombeiros militares detidos, cerca de 440,entraram em greve de fome. Os militares dizem ainda que bombeiros de folga e familiares estão sendo convocados pela direção da greve a ocuparem quartéis em todo o Estado do Rio de Janeiro. O movimento é uma represália à prisão dos bombeiros que invadiram o quartel-general na noite de ontem. Segundo os militares, somente casos de extrema emergência estão sendo atendidos, como acidentes de trânsito e incêndios.


O quartel de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, é um dos que não estão atendendo casos de rotina. O local já esta cheio de familiares e de militares que estão de folga. O mesmo acontece no quartel de Campinho, na Zona Norte da cidade. De acordo com os bombeiros de Campo Grande, não há prazo para retirar as famílias de dentro das unidades. No entanto, o governador Sérgio Cabral não confirmou a informação.
Pelo menos 11 ônibus já saíram de dentro do quartel-general dos bombeiros com 439 militares presos. Eles foram conduzidos para o Batalhão de Choque da Policia Militar do Rio e então para a Sede da Corregedoria, em São Gonçalo. O local, entretanto, foi considerado inadequado. Os presos permanecem dentro dos ônibus e aguardam uma nova transferência.
O Batalhão de Choque e o Bope entraram no quartel dos bombeiros por volta das 6h30 da manhã. Foram ouvidos tiros e bombas. Também houve queixas sobre a liberação de gás de pimenta. Pelo menos cinco crianças ficaram feridas na ação. Pelas primeiras informações, alguns bombeiros também estavam armados.
A deputada estadual Janira Rocha (PSOL) foi até o batalhão e disse que houve tiros de fuzil no momento em que a PM invadiu o quartel. “Tem viatura dos bombeiros perfurada por tiro de fuzil", disse, mostrando uma cápsula de fuzil. “Não sei como Cabral deu uma ordem dessa".
Vários bombeiros apresentaram ferimentos, mas evitaram ser atendidos no hospital Souza Aguiar, que fica a poucos metros do local, para não serem presos. Até agora, não há um número oficial de feridos. “A gente ganha pouco, não temos condições de trabalho e ainda tomamos tiro, porrada e bomba. Isso é uma vergonha nesse governo”, disse o bombeiro-militar Marcelo Aguiar Silva, na Praça da República. Ele foi um dos bombeiros que tiveram pequenas escoriações. Apesar dos ferimentos, ele preferiu entrar em um carro particular, para ser socorrido por meios próprios.
A invasão do quartel dos bombeiros foi liderada ontem por cerca de 2 mil manifestantes. Eles foram surpreendidos pela ação realizada nesta manhã, pois tinham montado barricadas no local, mas o Bope e o Batalhão de Choque entraram pela lateral do quartel.
Dezenas de bombeiros foram levados para o Batalhão de Choque da PM, na região central. Eles estão sendo mantido na quadra do local, acusado de desobediência e de destruição de patrimônio público. Fora do batalhão, cerca de 60 pessoas pedem a liberação dos manifestantes e gritam palavras de ordem como "Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, Cidade Maravilhosa, pior salário do Brasil". São ouvidos também gritos de “Bombeiros não é bandido” e “Alô, policia, pode chegar, seu salário também vai aumentar”.
Fonte: ig

FLUSÃO ARREBENTA CRUZEIRO

Rafael Moura brilha e Fluminense vence o Cruzeiro no Engenhão

Substituto de Fred marca os dois gols da vitória de 2 a 1 sobre o campeão mineiro

Se Fred desperdiçou a chance dada por Mano Menezes no empate da seleçã brasileira, contra a Holanda, em Goiânia, Rafael Moura aproveitou e bem a sua oportunidade no Fluminense e brilhou diante do cruzeiro. Com dois gols de raro oportunismo, o substituo do capitão tricolor deu a vitória ao time carioca sobre o time mineiro, por 2 a 1, neste sábado, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Anselmo Ramon descontou para o adversário.

Com o resultado positivo o Fluminense soma seis pontos e subiu para a sexta colocação; Já o Cruzeiro, com a segunda derrota em três jogos, continua com apenas um na décima colocação.

Foto: Photocamera 

Rafael Moura foi o herói da vitória do Fluminense sobre o Cruzeiro, no Engenhão

O jogo

Depois de um começo equilibrado e com as duas equipes marcando forte, o Fluminense começou a tomar conta do jogo. E a primeira oportunidade veio aos 12 minutos. Rafael Moura recebeu de Mariano na intermediária e arriscou de longe, a bola resvalou na zaga do Cruzeiro e foi para escanteio. Na cobrança de Conca, Gum cabeceou com perigo e quase abre o placar.
Aos 16, novamente o Fluminense teve boa chance para marcar. Deco recebeu bom passe de Rafael Moura e tocou em profundidade para Rodriguinho, mas o goleiro Rafael foi mais rápido e saiu nos pés do atacante tricolor.
Aos 19, o Cruzeiro deu o troco. Thiago Ribeiro aproveitou uma bobeada de Edinho e chutou rasteiro, Ricardo Berna espalmou para dentro da área, mas o árbitro Andre Luis de Freitas Castro marcou impedido de Wallyson.
O Fluminense chegou com perigo novamente aos 30. Deco recebeu de Mariano na entrada da área, driblou Leandro Guerreiro e chutou rasteiro à esquerda da trave do goleiro Rafael.
Quando tudo parecia que nada mais aconteceria no primeiro tempo, o Fluminense achou um gol aos 45 minutos. Júlio César recebeu falta de Vitor pela esquerda, que Deco bateu na cabeça de Rafael Moura, que só teve o trabalho de desviar para abrir o marcador.
Em desvantagem no placar, Cuca foi ousado e voltou do intervalo com o atacante Brandão no lugar de Everton, deslocando Gilberto para a lateral esquerda e Anselmo Ramon no lugar de Thiago Ribeiro.
Mas foi o Fluminense que teve a primeira chance de gol. Com menos de um minuto, Deco achou Conca livre na meia lua da área, mas o argentino chutou fraco e Rafael colocou para escanteio.
Junto com a chuva, o jogo esfriou até que, aos 21, numa bola infantilmente perdida por Deco, o Cruzeiro empatou. Gilberto tocou na direita para Wallyson que cruzou para o meio da área e Anselmo Ramon completou para deixar tudo igual.
Mas a resposta do Fluminense veio quatro minutos depois. Leandro Euzébio achou Valencia livre na intermediária, o colombiano deu passe açucarado para Rafael Moura chutar na saída do seu xará e recolocar o campeão brasileiro em vantagem.
O Cruzeiro teve ótima chance de empatar novamente aos 28. Anselmo Ramon recebeu falta na estrada da área, mas Montillo cobrou mal, sem perigo para o goleiro Ricardo Berna.
O time mineiro ainda ameaçou uma pressão meio desordenada no fim do jogo, mas o Fluminense usou o bom toque de bola de Deco e Conca, que fizeram ótima partida.


Foto: Photocamera
A chuva deu as caras no Engenhão e deixou o duelo ainda mais equilibrado
FICHA TÉCNICA – FLUMINENSE 2 X 1 CRUZEIRO

Local: Estádio Engenhão (RJ)
Data: 4 de junho de 2011, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luis de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO)
Cartão Amarelo: Mariano (FLU)

Gols:

FLUMINENSE: Rafael Moura, aos 45 minutos do primeiro tempo, e, aos 25 do segundo
CRUZEIRO: Anselmo Ramon, aos 21 do segundo tempo

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar;
Edinho, Valencia, Deco e Conca (Souza); Rodriguinho (Araújo) e Rafael Moura (Marquinho).
Técnico: Leomir (interino)

CRUZEIRO: Rafael; Vitor (Pablo), Gil, Victorino e Everton (Brandão); Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Gilberto e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro (Anselmo Ramom).
Técnico: Cuca