Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PEDÓFILA AMERICANA

Professora é acusada de fazer sexo com aluno de 14 anos nos EUA

Uma americana de 24 anos foi acusada de estupro por manter relações sexuais em várias ocasiões com um garoto de 14 anos na Carolina do Norte. Ela deve ser julgada no fim de novembro, segundo uma reportagem publicada no site da ABC no estado.

Sara Leann Dwiggins era professora do adolescente quando o fato ocorreu, no condado de Martin, entre maio e junho deste ano. Ela foi detida, mas pagou fiança de US$ 50 mil (cerca de R$ 85 mil) e recebeu liberdade condicional nesta semana.
foto: Reprodução/ABC
A professora Sara Leann Dwiggins, acusada de ter feito sexo com um adolescente de 14 anos na Carolina do Norte (Foto: Reprodução/ABC)
A professora Sara Leann Dwiggins, acusada de ter feito sexo com um adolescente de 14 anos na Carolina do Norte (Foto: Reprodução/ABC)
A professora não pode entrar em contato com adolescente nem nenhum outro estudante do condado. Ela terá ainda que entrar em contato com o xerife local toda semana.
Dwiggins era professora de matemática e ciência na escola Bear Grass quando o caso ocorreu. Ela foi suspensa da escola em que trabalha, e não pode nem entrar na propriedade de escolas do condado de Martin.

TIRIRICA SABE LER!

Tiririca consegue provar que sabe ler

Tiririca redigiu trecho de livro, leu notícias de jornal, mas se recusou a se submeter a perícia para avaliar veracidade de declaração entregue à Justiça Eleitoral de que sabe ler e escrever

    Tiririca, na chegada ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, onde se submeteu ao teste (WERTHER SANTANA/AE)
    Adicionar legenda
Tiririca conseguiu ler e escrever ontem, em audiência no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O palhaço de 1,3 milhão de votos - deputado mais votado do Brasil em 2010 -, teve alguma dificuldade, sobretudo na hora de redigir, mas cumpriu as lições que o magistrado lhe passou em longa audiência no 13.º andar da corte.

Réu em ação penal - a promotoria suspeita que não partiu de seu punho a declaração de alfabetização anexada ao pedido de registro de candidatura -, Tiririca foi submetido a um teste de ditado e leitura perante o juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira.

Ele chegou ao TRE às 9h15min (horário local), acompanhado de seu advogado, Ricardo Vita Porto, e escoltado por quatro seguranças. Sem os trajes de palhaço, apresentou-se Francisco Everardo Oliveira Silva, seu nome de batismo, cearense de Itapipoca, “cantor, compositor e humorista”.

O exame gráfico foi realizado vagarosamente. Ele alega sofrer de lesão, causada pelos anos de atividade circense, que o impede de aproximar o dedo indicador do polegar - na defesa à Justiça, há duas semanas, admitiu ter sido ajudado pela mulher a preparar a declaração.

O palhaço atendeu a quase todas as solicitações do juiz Uma só ele se negou a acatar: não se submeteu a perícia técnica para avaliar a veracidade da declaração que apresentou naquele pedido de registro. “Ninguém é obrigado a fazer prova contra si”, declarou o desembargador Walter de Almeida Guilherme, presidente do TRE.

Indagado se Tiririca havia passado no teste, o desembargador foi precavido. “Eu não faria essa afirmação, nem sim, nem não.” Indagado se o deputado eleito provou ser alfabetizado, o presidente da corte esquivou-se. “O juiz é que vai decidir, não sou o relator do processo. O ditado ele escreveu. Agora, se escreve mal ou bem não posso dizer.”

Seja como for, dia 17 de dezembro Tiririca receberá seu diploma, que o habilita a ocupar cadeira na Câmara. Sobre isso o presidente do TRE foi taxativo. “Mesmo que haja condenação não interfere na diplomação. Ele vai ser diplomado, independentemente da sentença”. Diplomado, Tiririca passa a ter foro privilegiado e o processo é encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.

Por que

ENTENDA A NOTÍCIA

Embora tenham direito de votar, analfabetos não podem se candidatar no Brasil. Por isso, os candidatos são obrigados a apresentar comprovante de escolaridade, ou demonstrar capacidade de ler e escrever. O Ministério Público acusa Tiririca de entregar declaração falsa.

COMO FOI O TESTE
Aplicado em três etapas, teve a presença do advogado de defesa, um juiz eleitoral e o procurador autor da ação contra Tiririca

Ditado
O juiz leu em voz alta o seguinte trecho do livro Justiça Eleitoral - Uma retrospectiva, do Tribunal Regional Eleitoral: “A promulgação do código eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”. Tiririca teve de redigir o texto.

Leitura Tiririca teve de ler em voz alta o título e o subtítulo de duas reportagens da edição de ontem do Jornal da Tarde: “Procon manda fechar loja que vende produto vencido - Medida inédita suspende as atividades de 11 supermercados da capital durante o período de 12 horas. Segundo o órgão de defesa do consumidor, a aplicação de multa não surtiu efeito, já que as lojas punidas são reincidentes na infração”. A outra reportagem era: “Tributo final a Senna - Estreia, amanhã, filme que homenageia o piloto brasileiro, relembrando os tempos de glória, as brigas com os dirigentes, a rivalidade com Prost e pouco da vida pessoal”.

Interpretação
Tiririca precisou interpretar as notícias que leu.

ENTROU NUMA FRIA!

Idosa é encontrada morta dentro de geladeira

Rio - Altair Gonçalves Lages, de 70 anos, foi encontrada morta nesta quinta-feira dentro da geladeira de seu próprio apartamento, na Rua Luiz Barbosa, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade. O marido dela, de 46 anos, é o principal suspeito do crime.

Policiais militares do 6º BPM (Tijuca) acreditam que a idosa foi asfixiada no quarto e depois levada para o refrigerador. Vizinhos disseram que a vítima tinha constantes brigas com o marido, que não foi encontrado na residência.  O suspeito tem duas passagens pela polícia e familiares afirmaram que ele teria envolvimento com drogas.
Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
A polícia chegou até o local através de uma deníncia anônima para o 190. Como a ligação foi feita de um telefone público de São Cristóvão, onde o marido da vítima tem familiares, as suspeitas sobre ele aumentam. A Delegacia de Homicídios investiga o caso.

GUERREIROS UNIDOS

 Flu se une para evitar suspensão de Conca

Rio - Como seria o rendimento do Fluminense sem Conca? Essa pergunta nenhum tricolor tem coragem de responder. No entanto, a quatro rodadas do fim do Brasileiro, o argentino, considerado por muitos o melhor jogador do campeonato, está pendurado com dois cartões amarelos e corre o risco de dar fim à marca de ter participado de todas as 34 partidas da competição. Além dos adversários, o jeito agora é driblar também a arbitragem.

Sempre tranquilo, o jogador não costuma ser advertido durante os jogos. Tanto que foi expulso pela primeira vez na carreira somente em março, então com 26 anos. Mesmo assim, a preocupação nas Laranjeiras é grande e já há quem peça para o jogador maneirar na marcação e nas reclamações para não desfalcar o time em um momento importantíssimo para o Fluminense. Não cair nas provocações dos rivais teria sido outro fator lembrado ao hermano.

Por ofício, o zagueiro Leandro Euzébio, que já acumula nove cartões amarelos e uma expulsão até o momento no Brasileiro, sabe o que Conca terá de fazer para evitar a suspensão. Segundo ele, o camisa 11 não poderá esquecer que está pendurado, pois o time conta com a presença dele.

“Ele é um jogador diferenciado e, por isso, pode fazer a diferença para o nosso time. Terá de ter calma e esperamos que ele possa estar em campo em todos os jogos”, confia Euzébio.

Já Deco lembrou que o grupo do Fluminense é muito forte. No caso de acontecer de o argentino receber o terceiro cartão amarelo, outro jogador o substituirá à altura. “Temos um elenco muito qualificado e, por isso, nenhum jogador é insubstituível”, explicou.

O RIO CONTRA A DENGUE !!!

Casos de dengue triplicam

Número de doentes passou de 6.013 para 18.880 este ano, segundo Ministério da Saúde


Rio - A dengue já matou mais que o dobro do número de pessoas e fez três vezes mais doentes do que no ano passado no Estado do Rio de Janeiro. Até novembro, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti matou 40 pessoas, enquanto no ano passado foram 14 vítimas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

Ontem, o Ministério da Saúde informou que 19 cidades do estado, inclusive a capital, estão em alerta para a dengue. Até 16 de outubro do ano passado, segundo o ministério, 6.013 casos foram confirmados. Este ano, o número disparou para 18.880.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
Para o coordenador do Programa Nacional de Controle de Dengue do ministério, Giovanini Coelho, uma das causas para o aumento de casos foi o ressurgimento do vírus tipo 1, comum na década de 1990.

Na capital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o índice de infestação por 100 domicílios visitados por agentes quase dobrou: subiu de 1,6% em agosto, última divulgação do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypt, para 2,4% em outubro.

O índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 1% — um a cada 100 imóveis visitados. Em três bairros, os índices chegaram ou passaram de 10%: Joá, com 10%; Jardim Guanabara, com 10,4%; e Freguesia (Ilha), 19,2%.

Segundo a secretaria, o aumento de agosto para outubro já era esperado e o índice divulgado ontem é menor do que os do mesmo período nos últimos quatro anos.

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, porém, admitiu que a incidência de focos do Aedes aegypti em regiões como a Freguesia preocupa. “Marcamos reunião com agentes daquela região. Vamos dar atenção especial e implementar algumas ações envolvendo a comunidade”, afirmou ele.

BILHETE ÚNICO

Bilhete Único aumentou o acesso a bens e serviços

Pesquisa da FGV aponta que o benefício intermunicipal gerou emprego e melhorias na vida de passageiros com a economia em passagens de ônibus


Rio - O faxineiro Elias Soares, 30 anos, começou a construir seu sonho: entrou num curso de atores. A caixa de mercado Cristiane dos Santos, 36, tem ido mais ao cinema, uma grande paixão. Moradores da Baixada, eles são exemplos do que pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada ontem, revelou: o Bilhete Único Intermunicipal causa impacto positivo na vida dos passageiros de ônibus, melhorando orçamento familiar e acesso ao mercado de trabalho.

Coordenada pelo professor Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da FGV, a pesquisa conclui que serviços e bens antes inatingíveis estão acessíveis a usuários do benefício , implantado em fevereiro para permitir 2 viagens por R$ 4,40 num limite de até 2h30 para o 2º embarque. Uma razão seria a economia diária de R$ 2,62 por pessoa — média de R$ 50 por mês.

“Uso essa sobra para pagar o curso. Quero ser ator”, planeja  Elias, que trabalha em prédio no Andaraí e mora em Queimados. “Antes inteirava mais de R$ 50 para a passagem, mas agora tem sobrado e curto mais o lazer”, vibra Cristiane, de Caxias.

Segundo o estudo, os 20 municípios do Grande Rio servidos pelo Bilhete Único ampliaram, em relação a 2009, a participação no total de novos empregos gerados no estado, que neste ano foi de 140 mil: passaram de 17,49% para 18,64%. Nas áreas contempladas pelo bilhete, foram 3 mil empregos a mais do que nas descobertas pelo benefício.

“A redução nos gastos com transporte estimula a contratação formal, pois o custo para o empregador fica menor, e as pessoas conseguem procurar trabalho gastando menos com ônibus”, explicou Neri. O estudo sugere que o recém-criado Bilhete Carioca siga os passos do cartão estadual e permita a integração a trens, metrô e barcas.

Estudantes recarregam passe livre

Após o susto, o alívio. Estudantes da rede pública receberam de volta os créditos do passe livre, reduzidos de 156 para 60 viagens por mês, por decisão do prefeito Eduardo Paes, que admitiu erro após O DIA denunciar o problema. Ontem, ele publicou decreto determinando a recarga.

Segundo o prefeito, houve falha na programação. A redução ainda está prevista, mas só valerá quando for implantado sistema que vincula os créditos à frequência escolar. Até lá, os cartões dos alunos devem estar adaptado ao Bilhete Carioca. “Dependendo de onde estiver, pego 5 ônibus para ir e voltar do colégio”, disse Ernani Parmegiani, 16, cujo pai mora no Lins e a mãe, em Copa.

Novos corredores de ônibus na Zona Sul e no Centro

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, anunciou ontem que a Rua Jardim Botânico, vias de Botafogo — provavelmente as ruas Voluntários da Pátria e São Clemente —, além da Avenida Presidente Vargas, no Centro, serão os próximos pontos da cidade a serem contemplados com faixas exclusivas para a circulação de ônibus, batizadas por ele de BRS (‘bus rapid service’ ou serviço rápido por ônibus).

No próximo mês de janeiro, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro, em Copa, ganharão as primeiras faixas exclusivas, que serão monitoradas eletronicamente para evitar invasões de carros particulares, permitindo apenas entradas e saídas de garagens. O bairro será projeto-piloto e a implementação nas demais vias dependerá de possíveis ajustes nesses dois primeiros pontos.

Ontem, Sansão lembrou que as zonas Sul e Oeste da cidade enfrentam problemas distintos. “A maior necessidade da Zona Oeste é a oferta de ônibus. Copacabana e a Zona Sul como um todo enfrentam dificuldades no que diz respeito à velocidade dos veículos. Estamos realizando trabalhos simultâneos, mas respeitando carências peculiares de cada região”, destacou o secretário. A prefeitura estuda implementar 20 BRS nas vias da cidade até a Copa do Mundo de 2014.

ALUNO OU MONSTRO ?

Coordenadora de escola tem braços quebrados por aluno em Porto Alegre

Mulher foi golpeada com cadeira e, após desmaiar, levou socos no rosto.
Segundo a polícia, prisão do agressor deve ser pedida nesta sexta-feira.


Coordenadora de escola teve os dois braços quebrados por aluno em Porto Alegre 
Aluno é suspeito de quebrar os dois braços da
coordenadora de uma escola em Porto Alegre.
(Foto: Reprodução/RBSTV)
Um rapaz de 24 anos é suspeito de quebrar os dois braços da coordenadora pedagógica de uma escola técnica de enfermagem em Porto Alegre, segundo a polícia. O caso ocorreu na terça-feira (9).
O delegado Fernando Domingues Soares, responsável pelas investigações, contou ao G1 que o rapaz teria discutido com uma professora na sala de aula por causa de um dos itens de uma avaliação. Após ser ofendida, a professora teria pedido para o jovem conversar com a coordenadora pedagógica, que acabou agredida.
“Quando estava sozinho com a coordenadora, ele pegou uma cadeira e deu duas cadeiradas nela. Como ela usou as mãos para se proteger, teve os dois braços quebrados. Depois da segunda cadeirada, ela foi atingida na cabeça e ficou desacordada”, afirmou Soares.
De acordo com o delegado, o rapaz tentou golpear a mulher pela terceira vez, porém a cadeira furou a parede e ficou presa na estrutura, que é feita de gesso. “O rapaz socou o rosto dela até quebrar seus dentes. Ele só não a matou porque houve a intervenção de outras professoras que chegaram ao local e conseguiram empurrá-lo”, disse.
Cadeira usada para agredir a coordenadora pedagógica de escola 
uma cadeira teria sido usada por aluno para
agredir a coordenadora pedagógica de uma escola
em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBSTV)
Apesar dos ferimentos, a coordenadora compareceu à delegacia nesta quinta-feira (11) para prestar depoimento. De acordo com o delegado, o rapaz já teria intimidado outras professoras da escola.
O agressor, que seria lutador de artes marciais, ainda não foi preso.
O inquérito policial está sendo instruído e, segundo o delegado, o rapaz poderá ser indiciado por tentativa de homicídio. A prisão dele deverá ser pedida à Justiça nesta sexta-feira (12).

INGLATERRA CONTRA DENGUE



Britânicos criam mosquito estéril para eliminar vetores da dengue

Empresa Oxitec realizou teste de campo nas Ilhas Cayman.
3 milhões de exterminadores cortaram em 80% número de 'Aedes aegypti'.

Chuva e calor contribuem para crescimento de focos da dengue. 
Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Cientistas britânicos criaram um mosquito geneticamente modificado que, por transmitir um gene assassino, pode eliminar a população de insetos causadores da dengue.
A empresa chamada Oxitec fez um pequeno teste de campo nas ilhas Cayman, no Caribe. Liberando na natureza 3 milhões de mosquitos geneticamente modificados, reduziram em 80% a população de mosquitos Aedes aegypti num prazo de seis meses numa pequena área.

A dengue, doença que pode ser letal e é endêmica em vários países, inclusive no Brasil, é transmitida pela picada da fêmea do mosquito. 'A ideia é que soltando machos estéreis eles vão acasalar com as fêmeas selvagens', disse Luke Alphey, cientista-chefe e cofundador da Oxitec.
'Uma das principais vantagens é que os machos buscam ativamente as fêmeas - eles são programados para isso.'
O resultado desse acasalamento gera larvas que morrem antes ou logo depois de atingirem a maturidade como mosquitos. Por causa da alteração genética, os mosquitos só sobrevivem se forem tratados com o antibiótico tetraciclina.
Dessa forma, é possível administrar o 'antídoto' a eles em laboratório, criando grandes populações de machos com essa alteração do DNA. 'Quando soltamos os machos na natureza e eles se acasalam com as fêmeas, toda a prole herda uma cópia do gene que os mata se não receberem o antídoto', disse Alphey.
A Organização Mundial da Saúde estima que haja 50 milhões de casos de dengue por ano no mundo, dos quais 25 mil sejam fatais. Não há vacina nem tratamento eficaz, e especialistas dizem que é urgente encontrar novas formas de conter a difusão da doença, cuja incidência global cresceu fortemente nas últimas décadas.
Angela Harris, da Unidade de Pesquisa e Controle de Mosquitos das ilhas Cayman, se disse muito animada com os resultados do teste, realizado de abril a outubro. "Um dos principais problemas da dengue é que não há cura, não há vacina e não há drogas que você possa tomar para evitá-la ou sarar. Então o único controle [...] é matar os mosquitos e assegurar que eles não estejam lá para transmitir o vírus."
Alphey disse que a Oxitec, com sede em Oxford, está negociando com autoridades de vários países, inclusive Brasil, Malásia e Panamá, para realizar testes mais amplos.

ENEM

Estudantes protestam contra falhas no Enem em Niterói

Jovens fizeram manifestação no centro da cidade.
Grupo chegou a queimar caderno de provas do exame.


Protesto Enem 
Estudantes protestam contra falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta quinta-feira (11) em Niterói, Região Metropolitana do Rio; jovens caminharam, carregando cartazes, pela Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade, até a Praça do Arariboia  (Foto: Fabio Motta/Agência Estado/AE)
 

LULA E OS JATOS

Sarkozy confia na venda de caças ao Brasil .
Presidente francês se reuniu com Lula antes do encontro do G20.
Brasil estuda comprar 36 caças para a FAB.

Ao final da reunião de cúpla do G20, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, reiterou nesta sexta-feira (12), em Seul, que confía na venda de caças do modelo Rafale ao Brasil.
Antes do encontro dos líderes mundiais, ele se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na capital sul-coreana. “Sigo confiante com a possibilidade de concretizar a venda”, disse Sarkozy durante entrevista após a jornada do G20.
Lula e Sarkozy 
Lula conversa com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, durante reunião de cúpula do G20.  (Foto: AFP Photo)
Sarkozy teve um breve encontro bilateral com Lula, à margem da reunião dos países emergentes e industrializados. Segundo a agência internacional de notícias France Presse (AFP), a presidente eleita Dilma Rousseff também participou das conversações.
Os aviões de combate Rafale construídos pela francesa Dassault competem com os caças norte-americanos F/A-18 Super Hornet (Boeing) e com as aeronaves suecas Gripen NG (Saab).
O Brasil estima comprar 36 aviões para a Força Aérea Brasileira (FAB). Em setembro passado, Lula se mostrou inclinado a fechar o negócio devido à transferência de tecnologia sem restrições prometida por Paris.
(*) Com informações da agência de notícias France Presse