Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

domingo, 13 de março de 2011

CAPIVARAS ABATIDAS PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO.

Reprodução de imagem EPTV Afiliada TV Globo


SÃO PAULO - As 20 capivaras que estavam confinadas no Lago do Café, em Campinas, foram abatidas na noite deste sábado, em uma operação que envolveu técnicos da Vigilância Sanitária e de setores da Prefeitura de Campinas. Os animais foram mortos por hospedar o carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa.
Entre 2006 e 2088, três funcionários da prefeitura que trabalhavam no Lago do Café morreram vítimas de febre maculosa. O parque, uma das principais áreas de lazer de Campinas, foi interditado por causa da infestação do carrapato-estrela. Nos últimos dois anos, foram registradas sete mortes por febre maculosa na cidade.
Segundo o secretário de Saúde de Campinas, Francisco Kerr Saraiva, o abate das capivaras já havia sido autorizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e seguiu as normas técnicas determinadas pelo órgão. Os animais receberam um sedativo, antes da aplicação de uma injeção letal, que provoca parada cardíaca. Depois do abate, as capivaras receberam um carrapaticida e foram levadas para o aterro sanitário.
Saraiva informou que o Lago do Café, um dos principais parques públicos de Campinas, vai passar por limpeza das áreas de terra e de mata, para combater o carrapato-estrela, que pode permanecer até um ano no local. A previsão, segundo o secretário, é que o parque seja reaberto em 2012.
A eliminação das capivaras virou motivo de polêmica entre a prefeitura e um grupo de ambientalistas da cidade, que tentou na Justiça impedir o abate, mas não conseguiu.
Especialistas defenderam o abate dos animais. Um dos maiores especialistas em carrapatos do país, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Bahia La Bruna, disse que o abate seria a melhor opção.
Em anos de estudos, ele reuniu informações curiosas sobre o carrapato. Entre elas a dificuldade de locomoção. Segundo La Bruna, eles andam no máximo dez metros, e que por isso, após a eliminação das capivaras, eles não conseguirão sair do Lago do Café. O professor sugere que, depois da medida adotada pela prefeitura, o local fique fechado por pelo menos dois anos, já que o carrapato pode viver durante um ano sem se alimentar.
Ainda segundo o especialista, um único carrapato pode colocar até cinco mil ovos e, uma vez infectado com a bactéria da febre maculosa, ele pode transmitir a doença por gerações. O ciclo de contágio pode durar 15 anos, de acordo com Marcelo Bahia La Bruna.
A febre maculosa tem tratamento, desde que seja diagnosticada precocemente. Os sintomas são comuns aos de muitas doenças, como febre e dor de cabeça. Campinas registrou 12 casos em 2010, com quatro mortes. Em 2009, foram 15 casos com registro de 5 mortes.

DESPREZADA ATÉ NA MORTE

Mulher morre no trabalho e colegas só percebem um dia depois

 

Rebecca Wells não er amuito notada na firma / Foto: Reprodução


Quem de nós nunca achou que patrões e colegas de trabalho não dão o devido valor ao nosso esforço? Pior que isso, quem nunca se sentiu descartável perante as demandas da sociedade capitalista? Pois bem, o caso da americana Rebecca Wells está aí para provar que nada é tão ruim, que não possa piorar.

Na última sexta-feira, Wells, de 51 anos, trabalhava normalmente em sua baia, no Departamento de Serviços Internos do condado de Los Angeles, quando simplesmente bateu as botas. Apesar da constante movimentação no local, o corpo da mulher, que trabalhava no setor de gestão de riscos, só foi encontrado no sábado, um dia depois da morte. Antes de passar desta para uma melhor, a americana estava realizando uma auditoria, que obviamente ficou pela metade.

Se ainda estivesse viva para contar a história, Wells teria a confirmação de que o ambiente em sua repartição não é dos melhores. Ninguém sequer notou que ela tinha parado de respirar. Quando finalmente se deu conta de que Wells não estava mais entre nós, um de seus colegas percebeu que ela estava meio "paradona".

"Algo estava diferente. Ela estava sempre trabalhando, sempre trabalhando", afirmou.

Um legista do condado foi acionado para apurar as causas da morte de Wells.

MÃE MATA PRÓPRIO FILHO EM FORNO

Criança de 3 anos foi encontrada queimada e com pancada na cabeça
Terrie Robinson, de 24 anos, foi presa na cidade de Greenville, no Alabama (EUA), acusada de assar o seu filho, de 3 anos, dentro de um forno na casa dela.
Quando a polícia chegou na casa de Terrie, encontrou o cadáver da criança ainda quente, dentro de um forno elétrico. O bebê tinha um ferimento na cabeça e apenas autópsia vai mostrar se ela morreu antes ou depois de ser assada.
Chocada, a irmã gêmea da acusada testemunhou a favor de Terrie e disse aos tiras que ela era uma boa mãe. "Não sabemos o que há de errado nem o que aconteceu", disse.

MENINA LOBO

Menina-lobo tem o rosto mais peludo do mundo e entra para o livro dos recordes

Supatra Sasuphan sofre de uma disfunção genética chamada hirsutismo | Foto: reprodução Internet
Ela sofre de disfunção genética que faz crescer pelos no rosto e no tórax
 
Bangcock (Tailândia) - Quem vê Supatra Sasuphan pela primeira vez toma um susto. A menina tem todo seu rosto coberto por pêlos. Recentemente, o Guiness Book, o livro dos recordes, reconheceu a jovem como a com o rosto mais peludo do mundo.
Supatra é vítima de hirsutismo, uma condição genética rara que leva ao desenvolvimento de pêlos grossos em mulheres em regiões como a face e o tórax. Apesar de não se tratar de uma doença, o distúrbio deixa a menina diferente de todas as suas amigas.
A jovem conta que na escola recebia apelidos ofensivos como "cara de macaco" e "menina lobo". Porém, após ter sido nomeada pelo Guiness, ela tem se tornado mais popular e famosa entre os amigos. Agora, ela se diz confiante para atividades em público como cantar e dançar.

UM SEGURANÇA DIFERENTE

 Jacaré guardava plantação de maconha.
Animal era usado para vigiar mais de 2 mil pés de maconha nos EUA
A policia dos Estados Unidos apreendeu um jacaré que tomava conta de uma casa onde havia 2.285 pés de maconha, na cidade de Hemet, no estado da Califórnia, segundo reportagem da emissora de TV KTLA.
A droga foi encontrada na residência de John Nathan Donna, de 29 anos, e está avaliada em 1,5 milhão de dólares, o equivalente a cerca de 2,5 milhões de reais.
O réptil se chama Wally, mas as autoridades o apelidaram de ‘Watchgator', pois juntaram o início da palavra watcher - vigia, em inglês - com o final de alligator, que significa jacaré.
John Nathan foi detido sob acusação de posse de maconha concentrada e cultivo da erva para venda. Já o animal foi levado para um centro de vida selvagem.

NO LUGAR CERTO, NA CADEIA!!!

Acusada de decepar mão de bebê é presa

Severino Silva
Mulher negou ter cometido o crime, mas a polícia sustenta que ela premeditou tudo
 
A polícia prendeu ontem a tia de Mirela Santana dos Santos, de apenas 3 meses, que teve a mão decepada em Nova Iguaçu, na quarta-feira. Para o delegado da 58ª DP (Posse), a atrocidade foi cometida por Maria José Meirelles da Silva, 38 anos, e o motivo seria vingança contra a mãe do bebê. A acusada nega o crime. A vítima está internada no Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, e seu estado clínico é estável.
"Eu não cometi esse crime. Todos acham que fui eu, até o meu filho. Brigamos porque ela me devia R$ 20. Ela estava grávida e eu também, mas perdi o bebê", disse Maria José na delegacia.
O crime teria sido premeditado e cometido por vingança, segundo o delegado Marcos Henrique de Oliveira. "Durante o depoimento, ela entrou em contradição várias vezes.
Maria José atraiu crianças maiores para sua casa, com o objetivo de ficar sozinha com o bebê. Ela disse que usava saia preta e blusa verde, vestimenta diferente da descrita por seu marido. A roupa relatada por ele estava sendo lavada na máquina de lavar. Ela e a mãe da criança tinham vários desentendimentos", afirmou o delegado.
A mãe da criança, Hosana Santana Moura, 25, prestou novo depoimento, no qual acrescentou o seguinte detalhe: sempre dizia a parentes e amigos o quanto admirava as mãos da filha recém-nascida. Quando ela falava isso, todos riam e brincavam com a menina, menos Maria José, que agia com indiferença.

JUROS MENORES E PRAZO MAIOR

Juro menor e mais prazo no ‘novo Fies’

 

 

Presidenta Dilma apresenta novidades no programa de crédito estudantil. Aluno pode ter até 20 anos para quitar dívida

Brasília - As regras do Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior (Fies) estão mais leves. A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem, em seu programa semanal de rádio, as novidades do crédito estudantil. A taxa de juros já para contratos firmados em 2011 será de 3,4% ao ano, e a dívida só começará a ser cobrada um ano e meio após a conclusão do curso. “O novo Fies é uma opção simples. Não é por falta de opção que você não vai ter acesso à universidade”, afirmou.

O programa ‘paga’ as mensalidades em universidades particulares conveniadas — dependendo da renda da família do candidato, o Fies cobre os custos integralmente —, e o aluno de Medicina, por exemplo, pode ter até 20 anos para liquidar a dívida. É obrigatório fazer o Enem. As mudanças confirmadas ontem começaram a ser elaboradas no governo Lula, como O DIA mostrou em junho de 2009 com exclusividade.

“Se você fizer licenciatura e for dar aulas como professor na rede pública, a sua dívida será perdoada. Ela será reduzida em 1% a cada mês de exercício profissional, acrescentou Dilma. Outra novidade é o fim da exigência de fiador para licenciatura e para estudantes cuja renda familiar seja de até um salário mínimo e meio (R$ 765).

No programa, Dilma informou também que o Fies concederá empréstimos para o Pronatec, programa de incentivo ao Ensino Técnico, nos moldes do ProUni, que será lançado mês que vem.

No Estado do Rio, PUC, Estácio, UniverCidade, ESPM e Gama Filho são algumas das universidades que aderiram ao Fies. O estudante interessado deve se cadastrar em http://sisfiesportal.mec.gov.br.

UNIVERSIDADES BRASILEIRAS EM BAIXA

Universidades brasileiras ficam fora de ranking mundial

Londres (Inglaterra) - Nenhuma universidade da América do Sul configurou entre as 200 melhores universidades do mundo, segundo o ranking denominado "Times Higher Education World Reputation Rankings", elaborado pelo diário The Times. "A América Latina tem vários desafios no caminho para o desenvolvimento de universidades de classe mundial", diz Philip Altbach, diretor do Centro Internacional de Educação Superior do Boston College, EUA.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ocupa o primeiro posto na lista. Os EUA têm sete universidades entre as dez primeiras do mundo, seguidos por Reino Unido (duas) e Japão (uma).

A segunda colocação ficou com o Massachusetts Institute of Technology (EUA) e a terceira, com Cambridge, no Reino Unido. Na sequência, figuram a Universidade da Califórnia (EUA), Stanford (EUA), Oxford (Reino Unido), Princeton (EUA), Universidade de Tóquio (Japão), Yale (EUA) e California Institute of Technology (EUA).

O ranking das 199 melhores universidades foi elaborado a partir de uma pesquisa com 13.388 acadêmicos de 131 países, realizada em 2010 pela firma Ipsos Media para a revista Times Higher Education do jornal britânico.

Também tiveram destaque os centros educacionais Imperial College London (11ª), UCLA (EUA, 12ª), Universidade de Michigan (EUA, 13ª), Johns Hopkings University (EUA, 14ª) e Universidade de Chicago (EUA, 15ª).
As informações são da EFE

TESOURO ROMANO

Britânico desenterra tesouro romano de 2 mil anos

Moedas romanas
Moedas foram encontradas dentro de um vaso

Um arqueólogo amador descobriu um vaso com pelo menos 10 mil moedas que poderiam datar da Era Romana na região de Shropshire, na Inglaterra.
O Serviço de Museus do governo local acredita que as moedas tenham sido cunhadas entre os anos 320 DC e 340 DC.
O governo de Shropshire enviou as moedas para Londres, onde serão examinadas por especialistas.
Segundo o vereador Stephen Charmley esta foi a maior descoberta de moedas antigas no país nos tempos modernos.
Acredita-se que as moedas, que pesam mais de 32 quilos, tenham sido cunhadas no período do imperador Constantino.
Todas são de bronze e algumas foram banhadas em prata.
O governo local deve divulgar um relatório completo sobre o achado depois que as moedas forem analisadas.
O vereador disse esperar que as moedas voltem para a região de Shropshire, onde seriam expostas no recém-aberto museu de Shrewsbury.
O governo local não revelou em que cidade as moedas foram encontradas.

RELÍQUIAS ANGLO-SAXÔNICAS

Amador encontra maior tesouro anglo-saxão da Grã-Bretanha

Tesouro anglo-sacão
Uma das fontes da inscrição em latim gravada na placa de ouro é a Bílbia dos saxões, ou Vulgate

Um inglês que caçava objetos antigos no campo usando um detector de metais encontrou o que especialistas dizem ser a maior coleção de ouro anglo-saxão já descoberta na Grã-Bretanha.
São 1.500 peças em ouro e prata, a maioria delas artefatos de guerra adornados com pedras preciosas, que os especialistas acreditam datar do século 7.
O tesouro foi encontrado em julho, em uma fazenda no condado de Staffordshire, no oeste da Inglaterra, pelo inglês Terry Herbert.
O achado deve ser assunto de décadas de debates entre arqueólogos e historiadores.
"Isto vai alterar nossa percepção da Inglaterra anglo-saxã", disse a especialista Leslie Webster, ex-funcionária do Departamento de Pré-História e Europa do Museu Britânico.
As peças estão sob a guarda do Birmingham Museum and Art Gallery, na cidade inglesa de Birmingham.
Uma seleção com alguns dos objetos mais importantes vai ficar em exposição no Birmingham Museum entre o dia 25 de setembro até o dia 13 de outubro.
Depois da exposição, a coleção segue para o Museu Britânico para ser avaliada por especialistas, um processo que pode demorar mais de um ano.

Drama
Em termos de quantidade, a descoberta é sem precedentes - cerca de cinco kg de ouro e 2,5 kg de prata.
É impossível, no momento, saber ao certo a história do tesouro. Os especialistas suspeitam, no entanto, de que a história esteja repleta de drama e, possivelmente, sangue.
O arqueólogo Kevin Leahy, responsável por catalogar o material, disse que a qualidade das peças indica que teriam pertencido à realeza anglo-saxã.
São centenas de objetos, entre eles, peças usadas para adornar espadas e fragmentos de elmos (capacetes de armaduras medievais).
O tesouro inclui também três cruzes e uma placa de ouro trazendo uma inscrição bíblica.
"Parece uma coleção de troféus, mas é impossível saber se o tesouro resulta de saques feitos após uma única batalha ou se foi acumulado ao longo de uma longa e bem-sucedida carreira militar", disse Leahy.
"Não sabemos como (o tesouro) acabou sendo enterrado naquele campo, talvez tenha sido um tributo aos deuses pagãos", especula o arqueólogo. "Ou talvez tenha sido escondido por conta de uma ameaça muito real".
Para Leahy, a terrível ameaça que levou alguém a enterrar o tesouro provavelmente se concretizou, já que as peças nunca foram desenterradas.
"Quando fizermos mais estudos sobre o material, poderemos dizer mais", disse.

UNIDOS PARA SEMPRE.

Arqueólogos acham esqueletos abraçados há 6 mil anos na Espanha

Esqueletos encontrados abraçados (Foto: Figlina/Divulgação)
Esqueleto da esquerda é de uma menina e o da direita, de um adulto

Após 20 meses de investigações, arqueólogos da Espanha concluíram que um par de esqueletos encontrados abraçados, no sul do país, tem 6 mil anos.
Embora os ossos tenham sido achados em 2008, a revelação de que eles foram encontrados só foi feita agora, após o estudo detalhado dos esqueletos - que especialistas estão chamando de “os apaixonados”.
A descoberta foi feita por acaso por operários da prefeitura de San Fernando, na província de Cádiz, quando eles preparavam um terreno para construir um estádio de hóquei sobre grama.
Cientistas consideraram o achado “extraordinário do ponto de vista emocional”.
Segundo a antropóloga Milagros Macías, que analisou a fossa dos esqueletos, “o indivíduo depositado à direita corresponde a um adulto com idade dental estimada entre 35 e 40 anos e o da esquerda corresponde a uma menina de 12 anos”.
O relatório confirma ainda que os dois teriam sido enterrados abraçados de propósito.
“Não há dúvidas sobre a intenção por parte dos que executaram o enterro de que houvesse contato físico entre ambos, Já que certamente existiria um forte vínculo afetivo (entre eles).”

Vínculo de amor
Esqueletos encontrados abraçados (Foto: Figlina/Divulgação)
Par foi achado por acaso durante obras para erguer estádio

O diretor das escavações, Eduardo Vijande, no entanto, diz que “ainda é cedo para garantir que se trate de um casal apaixonado”.
Segundo ele, falta conhecer os resultados das provas antropomórficas e antropométricas para saber se o esqueleto da direita, o adulto, pertence a um homem ou uma mulher, além de exames de DNA que poderiam determinar a existência de uma relação familiar entre ambos.
“Poderiam ser pai e filha, ou mãe e filha, o que mudaria o romantismo do descobrimento, mas ainda assim mantém o vínculo de um grande amor”, afirmou Vijande.
O estudo sobre as ossadas, feito pelo gabinete arqueológico Figlina, destaca a forma em que os braços e pernas foram entrelaçados indicando “mortes simultâneas ou muito próximas no tempo”.
Os investigadores se surpreenderam também com a descoberta de pigmentação ocre na metade inferior dos esqueletos e a localização de várias agulhas de osso na parte posterior do crânio do indivíduo adulto.
Segundo os antropólogos, isso estaria relacionado com os costumes de penteado da época.
O local onde os esqueletos foram descobertos, em San Fernando, se tornou grande sítio arqueológico.
Lá foi encontrado um cemitério pré-histórico de 6 mil anos de idade, do período neolítico, com 83 ossadas em um estado de conservação que surpreendeu os especialistas.

BEBIDA ENVELHECIDA

Caixas de uísque de explorador são recuperadas mais de um século depois

Cabana de Shackleton
As caixas foram encontradas neste cabana usada por Shackleton

Cinco caixas de uísque escocês e brandy que pertenciam ao explorador Ernest Shackleton foram recuperadas depois de mais de cem anos no ambiente gelado do Polo Sul.
Algumas garrafas tinham quebrado depois da formação de gelo no seu interior, mas outras estavam intactas.
O uísque estava sob uma cabana usada por Shackleton em uma expedição fracassada para atingir o Polo Sul, entre 1907 e 1908.
O técnico da destilaria White and Mackay, que forneceu o uísque para Shackleton, disse que a receita original para a mistura de maltes não existe mais. Richard Paterson disse: "Se o conteúdo puder ser confirmado, extraído com segurança e analisado, pode ser possível reproduzir a mistura original."
Ernest Shackleton (Foto: Copyright da Fundação Shackleton)
A expedição de Ernest Shackleton não conseguiu chegar ao seu destino

Para ele, a descoberta é "um presente dos céus" para os apreciadores do bom uísque.
As caixas foram localizadas há três anos.
A expedição de Shackleton ficou sem suprimentos em sua longa jornada para o Polo Sul a partir de Cabo Royds e o grupo chegou a uma distância de 160 quilômetros de seu objetivo final.
Os exploradores foram por mar de Cabo Royds em 1909, apressados pois o gelo começou a ser formar no mar por causa do inverno. Eles foram forçados a deixar parte do equipamento e dos suprimentos - inclusive uísque - para trás. Mas ninguém morreu.
A primeira pessoa a atingir o Polo Sul foi o norueguês Roald Amundsen, em 1911.

NOVIDADES DA ANTÁRTIDA.

Cientistas desvendam mistérios de florestas fossilizadas na Antártida

Foto: Peter Trusler/distribuição HF-L
Dinossauros teriam vivido na Antártida

Cientistas que estudam fósseis de plantas e animais encontrados na Antártida descobriram que esses seres possuíam mecanismos sofisticados que lhes permitiam sobreviver vários meses no escuro.
Segundo teorias, no período em que essas criaturas viveram, cem milhões de anos atrás, a Terra estava à beira de um aquecimento extremo.
As calotas de gelo que tinham coberto os polos haviam praticamente derretido, permitindo que amplas florestas crescessem no local.
Hoje, com o aumento nas médias de temperatura registradas no Continente Antártico, os cientistas não descartam a possibilidade de que plantas voltem a florescer na região.

Passado Sub-Tropical
Uma das primeiras pessoas a encontrar evidências de florestas antárticas foi o conhecido explorador britânico Robert Falcon Scott.
Retornando do Polo Sul em 1912, ele encontrou fósseis de plantas na geleira Beardmore.
O peso adicional dos espécimes pode ter contribuído para a sua trágica morte (Scott morreu congelado dias depois de alcançar o Polo Sul), mas revelou ao mundo o passado sub-tropical do continente.

Foto: Jane Francis
Fósseis de árvores mostram o passado subtropical da Antártida

A pesquisadora Jane Francis, da Universidade de Leeds, no norte da Inglaterra, seguiu os passos de Scott, passando dez temporadas na Antártida coletando fósseis de plantas.
"Ainda acho incrivelmente fascinante a ideia de que a Antártida foi um dia coberta de florestas", disse Francis à BBC.
"Temos como certo que a Antártida sempre foi uma vastidão gelada, mas as calotas de gelo são, em termos de história geológica, relativamente recentes".
Uma das mais incríveis descobertas da cientista foi feita nas Montanhas Transantárticas, não muito longe de onde Scott encontrou seus fósseis.
"Estávamos no alto dos picos gelados quando encontramos uma camada de sedimento cheia de folhas frágeis e gravetos".
Mais tarde, a equipe descobriu que esses fósseis eram restos de arbustos de faia (árvore típica de climas temperados).
Com idade em torno de cinco milhões de anos, os arbustos estavam entre as últimas plantas a viver no continente antes do seu resfriamento.
Outros fósseis revelam que florestas verdadeiramente subtropicais existiram na Antártida em períodos anteriores, durante a chamada "era dos dinossauros", quando níveis muito mais altos de gás carbônico provocaram um período de aquecimento global extremo no planeta.
"Se você voltar cem milhões de anos no tempo, a Antártida estava coberta de florestas (de árvores) altas, semelhantes às que existem hoje na Nova Zelândia", disse à BBC Vanessa Bowman, colega de Francis na Universidades de Leeds.
"Encontramos com frequência troncos fossilizados que devem ter vindo de árvores muito grandes".

Longas Noites
Para os especialistas, a característica mais intrigante e bizarra das florestas polares era sua capacidade de sobreviver a longos invernos, onde a noite dura meses, e aos verões sem fim, quando o sol brilha à meia-noite.
Foto: SPL
Experimentos revelam que o 'Ginkgo biloba' sobreviveu à escuridão da Antártida
O cientista David Beerling, da Universidade de Sheffield, no norte do país, explica qual foi o desafio que essas espécies tiveram de enfrentar:
"Durante períodos prolongados de escuridão no inverno quente, as árvores consomem seu estoque de nutrientes", ele disse. Mas se isso continua por tempo muito longo, elas vão acabar "passando fome", disse Beerling à BBC.
Para entender como as árvores sobreviveram a essas condições extremas, Beerling fez um experimento.
Entre as plantas que um dia viveram na Antártida está a espécie Ginkgo biloba, que por viver até hoje é considerada um fóssil vivo.
"O que fizemos foi plantar mudas dessas plantas em estufas sem luz onde pudemos simular as condições de luz da Antártida".
"Também aumentamos a temperatura e as concentrações de CO2 para obter as mesmas condições".
O experimento demonstrou que as árvores podem sobreviver incrivelmente bem a esse ambiente estranho. Embora usem seus estoques de alimento no inverno, elas compensam as perdas porque são capazes de fazer a fotossíntese 24 horas por dia no verão.

Dinossauros no escuro
Outros fósseis encontrados mostram que dinossauros também habitaram a região.
O especialista em dinossauros Thomas Rich, do Victoria Museum, na Australia, encontrou vários exemplares desses fósseis.
"O único esqueleto de dinossauro completo que encontramos (na região) é o Leaellynasaura. O que é realmente incomum sobre esse espécime é o crânio. Ele indica que o animal tinha lóbulos ópticos maiores", ele explicou.
Segundo o especialista, isso indica que os dinossauros polares podem ter possuído uma visão noturna extremamente desenvolvida e, portanto, estavam bem adaptados para encontrar alimento e sobreviver aos prolongados invernos antárticos.
Antártida Esmeralda
Foto: Howard Falcon-Lang
Com o aquecimento global, a Antártida pode voltar a ter florestas

Hoje, lençóis de gelo com espessura de três quilômetros cobrem uma região que um dia foi habitada por florestas e dinossauros.
Entretanto, registros geológicos oferecem provas irrefutáveis de que, em toda a história do planeta, vêm ocorrendo flutuações dramáticas no clima do Polo Sul.
Nos últimos 50 anos, a temperatura na Península Antártica subiu em torno de 2,8 ºC, um aquecimento mais rápido do que em qualquer outra parte do mundo.
Se esse aquecimento continuar, os cientistas não descartam a possibilidade de que o Continente Antártico volte a ter a cor verde esmeralda.
"Isso é possível", disse Francis à BBC. "Entretanto, isso implica que espécies de plantas sejam capazes de migrar pelo Oceano do Sul, vindas de lugares como a América do Sul ou a Austrália".

MAPAS MENTAIS

Tubarões usam ‘mapas mentais’ para se localizar, dizem cientistas

Foto: Albert Kok
Tubarões-tigre nadaram longas distâncias até locais específicos
Pesquisadores dos Estados Unidos dizem que algumas espécies de tubarão conseguem fazer “mapas mentais” que os ajudam a percorrer longas distâncias com precisão impressionante.
“Eles sabem onde estão indo”, disse o cientista Yannis Papastamatiou, do Museu de História Natural da Flórida, um dos autores do estudo publicado no Journal of Animal Ecology.
Os pesquisadores rastrearam eletronicamente 32 tubarões de três espécies diferentes por um período variando entre sete e 72 horas.
Eles concluíram que os tubarões-tigre e os tubarões-raposa seguiram caminhos pré-estabelecidos para locais específicos.
Já os tubarões galha-preta nadaram distâncias muito mais curtas e de forma aparentemente aleatória.

Viajantes
Os tubarões-tigre foram os que demonstraram maior capacidade de se localizar. Uma pesquisa anterior, realizada no Havaí, já havia mostrado que animais desta espécie nadaram por canais profundos até locais ricos em alimentos a 50 quilômetros de distância.
Segundo o novo estudo, o "movimento dirigido" mostra que aquele terreno é conhecido dos tubarões, já que eles têm interesse em preservar energia indo diretamente ao seu destino, onde podem encontrar comida, por exemplo.
Ainda não se sabe ao certo, no entanto, como funciona exatamente esse mecanismo. Os pesquisadores acreditam que os tubarões podem usar sinais das correntes oceânicas, temperatura da água e cheiros para se localizarem.
A navegação usando como base os campos magnéticos da Terra também seria uma possibilidade.
"Eles (os tubarões) precisam ter um sistema de navegação muito bom, porque as distâncias são muito longas. O tipo de sistema que eles usam ainda é questão para debate, mas o fato de que muitos desses percursos aconteceram à noite abre a possibilidade de que eles estejam se orientando a partir de campos magnéticos", disse Papastamatiou.

O ÚLTIMO VÔO DO DISCOVERY

O ônibus espacial mais antigo ainda em atividade nos Estados Unidos, o Discovery, fez nesta quarta-feira seu pouso final no Centro Espacial Kennedy, no Estado da Flórida (sul do país), encerrando uma carreira de 27 anos.
Em sua última missão, de 12 dias, o Discovery, com seis pessoas a bordo, levou à Estação Espacial Internacional uma nova sala de armazenagem e um robô humanoide.
A tripulação também fez duas caminhadas espaciais para fazer trabalhos de manutenção no exterior da estação espacial.
O Discovery deve agora ir para um museu e, nos próximos meses, os outros dois ônibus espaciais da Nasa, o Endeavour e o Atlantis, também devem ser aposentados.
Discovery pousa na Flórida (AP)
Discovery pousou pouco antes do meio-dia na Flórida

O pouso
O último pouso do Discovery ocorreu pouco antes do meio-dia no horário da Flórida (14h em Brasília). Em sua descida, ele sobrevoou o Oceano Pacífico, a América Central e o Golfo do México antes de pousar no Centro Espacial Kennedy.
Eileen Collins, a primeira mulher a pilotar um ônibus espacial e ex-comandante do Discovery, disse à BBC que o maior feito da nave “foi a construção da Estação Espacial Internacional, que está 99% pronta”.
"Mas o Discovery também participou (da missão) do telescópio espacial Hubble e também visitou a estação espacial Mir, além de ter feito muitas missões de transporte de satélite", acrescentou.
"Quando você analisa o programa de ônibus espaciais como um todo, (vemos que) nós aprendemos não apenas a voar os ônibus espacial em uma órbita baixa e reaproveitá-los, mas também aprendemos sobre o ambiente do espaço e como fazer naves espaciais melhores no futuro, por meio dos erros que foram cometidos no programa. Então, no geral, acredito que (o programa de) ônibus espaciais foi um grande sucesso."

Últimas missões
A Nasa já preparou a próxima missão, do Endeavour, que deve iniciar sua viagem final em 19 de abril, novamente rumo à Estação Espacial Internacional.
O ônibus espacial será comandado pelo astronauta Mark Kelly, cuja mulher, a congressista Gaby Giffords, ainda está se recuperando de um tiro que levou na cabeça, durante uma tentativa de assassinato em janeiro.
A expectativa é de que o Atlantis se despeça do espaço em junho ou pouco depois.
O plano da Nasa depois do fim do programa de ônibus espaciais é fazer com que os astronautas americanos sejam transportados até a Estação Espacial Internacional por meio da nave Soyuz, da Rússia, talvez até a metade da atual década.
Depois, a Nasa deve começar a usar os serviços de companhias privadas nas suas viagens para o espaço.

REVISTA BRITÂNICA CONDENA LEIS TRABALHISTAS DO BRASIL.

Leis trabalhistas do Brasil são arcaicas e contraproducentes, diz 'Economist'

Trabalhadores da indústria brasileira
Código trabalhista prejudicaria igualmente empresas e trabalhadores

As leis trabalhistas do Brasil são arcaicas, contraproducentes e oneram tanto empresas quanto trabalhadores, diz uma reportagem da revista britânica The Economist que chegou às bancas nesta sexta-feira.
A reportagem, intitulada Employer, Beware (Empregador, Cuidado), afirma que as leis trabalhistas brasileiras são ''extraordinariamente rígidas: elas impedem tanto empregadores como trabalhadores de negociar mudanças em termos e condições, mesmo quando há um acordo mútuo".
Para a revista, a legislação incentiva trabalhadores insatisfeitos a tentar que sejam demitidos em vez de pedir demissão.
Esse ciclo, acrescenta a Economist, induz também empresários a preferir não investir em treinamento de seus funcionários, já que esse é um investimento que pode não dar retorno.
De acordo com a publicação, as leis trabalhistas do Brasil são ''uma coleção de direitos de trabalhadores listados em 900 artigos, alguns escritos na Constituição do país, originalmente inspirados no código trabalhista de Mussolini''.
A reportagem diz que o conjunto de leis é custoso e que ''demissões 'sem justa causa'' geram multas de 4% sobre o que um trabalhador recebe", acrescentando que nem ''um empregado preguiçoso ou um empregador falido constituem 'justa causa'".
Custos
O artigo comenta que, em 2009, um total de 2,1 milhões de brasileiros processaram seus empregadores em cortes trabalhistas. ''Estes tribunais raramente se posicionam favoravelmente aos empregadores. O custo anual deste ramo do Judiciário é de de mais de R$ 10 bilhões (cerca de US$ 6 bilhões).
De acordo com a Economist, ''empresários há muito reclamam que essas onerosas leis trabalhistas, juntamente com elevados impostos sobre os salários, impedem-nos de realizar contratações e os empurram para fazer pagamentos por debaixo dos anos, isso quando esses pagamentos são feitos''.
O passado sindical do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representava, no entender do empresariado brasileiro, uma esperança de que ele estaria mais bem situado que seus predecessores para persuadir trabalhadores a aderir a regras mais flexíveis que seriam melhores para eles.
Mas a publicação britânica acrescenta que os escândalos que abalaram o primeiro mandato de Lula impediram a implementação desta e de outras reformas.

SERVO DO MAL FOI EM CANA

Satanista’ britânico pega perpétua por abuso sexual de menores

Colin Batley
Colin Batley ficará pelo menos 11 anos na cadeia

O líder de um suposto culto satanista na Grã-Bretanha foi condenado à prisão perpétua nesta sexta-feira por crimes sexuais envolvendo, inclusive, menores.
Colin Batley, de 48 anos de idade, foi considerado culpado de 11 crimes, incluindo estupro, incitar crianças a fazer sexo, estimulo à prostituição e posse de imagens indecentes de menores.
O juiz no tribunal da cidade de Swansea (no País de Gales, sul da Grã-Bretanha) afirmou que Batley deve permanecer preso pelo menos 11 anos antes que qualquer pedido de liberdade condicional seja considerado.
Os crimes ocorreram ao longo de décadas na cidade de Kidwelly, perto de Swansea.

'Reino doentio’
"Está claro que você dedicou sua vida nos últimos 12 anos a satisfazer seus desejos sexuais usando qualquer meio à sua disposição. Você não se importava com a idade ou o sexo das vítimas que aterrorizava psicologicamente", disse o juiz.
O magistrado afirmou que Batley "comandava um reino doentio, rodeado por mulheres prestativas que dançavam ao seu comando, um mundo fechado e pervertido no qual crianças e mulheres eram usados como brinquedos sexuais."
O julgamento de cinco semanas considerou ainda três mulheres.
A amante de Batley e considerada a número dois da seita, Jacqueline Marling, 42 anos, foi sentenciada a 12 anos por cumplicidade nos estupros e por incentivar crianças a fazer sexo.
A esposa do líder, Elaine Batley, 47 anos, foi condenada a oito anos de prisão por ter feito sexo junto com o marido e uma menor de idade. Shelly Millar, 35 anos, recebeu uma sentença de cinco anos por ter mantido repetidas relações sexuais com um garoto quando este tinha entre 12 e 15 anos de idade.
Durante o julgamento, a acusação disse que Batley controlava psicologicamente as mulheres, chegando a fazê-las tirar a roupa com um estalar de seus dedos. Algumas mulheres que acompanhavam a audiência no tribunal foram vistas chorando no auditório quando o juiz disse que o líder do grupo poderia passar o resto da vida atrás das grades.
Segundo o que foi revelado no tribunal, os integrantes do suposto culto se reuniam aos domingos, vestidos com roupões, quando escutavam um sermão de Batley, dançavam ao redor de um altar, bebiam vinho e escutavam do líder quem deveria fazer sexo com quem nas sessões grupais.

Crowley
No julgamento, Batley e as outras acusadas afirmaram que o culto satânico nunca existiu, mas o júri não acreditou nesta versão.
Uma das vítimas afirmou aos jurados que, ao engravidar quando adolescente, ouviu de Batley que sua criança seria fruto do oculto e ameaçou matá-la se ela revelasse o que sabia sobre o grupo, de acordo com a imprensa local.
Batley foi detido em sua casa em Kidwelly, local onde ocorriam os supostos rituais, no ano passado. No local, a polícia encontrou material satânico e sobre deidades egípcias.
O júri do caso ouviu que o líder criava comercialmente cães da raça rottweiler e mantinha dois animais para segurança própria. Ele mantinha ainda gatos batizados com nomes relacionados com o ocultismo.
Muitas das vítimas disseram que eram obrigadas a usar crucifixos de cabeça para baixo e ter em suas casas uma cópia do Livro da Lei (Book of Law, em inglês), obra do famoso ocultista inglês Aleister Crowley, escrita no Cairo no começo do século 20.

ADEUS COMANDANTE !

Muricy Ramalho deixa o Fluminense .

Treinador pede demissão e deixa o time após 54 partidas

Muricy Ramalho Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo) 
Muricy Ramalho em seu último jogo pelo
Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
 
Muricy Ramalho não é mais o técnico do Fluminense. Declarando-se insatisfeito com a estrutura do clube, ele assinou a rescisão de contrato no sábado e aguardou apenas o fim do clássico contra o Flamengo, neste domingo, para comunicar a sua decisão. Ele se despediu dos jogadores no vestiário e deixou o Engenhão sem dar entrevista. A explicação para a saída chegou por meio de uma nota de sua assessoria de imprensa:
- Tomei esta decisão há alguns dias, mas, devido ao clássico de hoje, achei correto esperar o jogo. Quando cheguei ao clube, foram prometidas duas condições: uma equipe para ser campeã e a melhoria na estrutura física do clube. A primeira foi conquistada com o título do Campeonato Brasileiro de 2010, e a segunda, a melhoria na estrutura, não foi realizada. Quero muito agradecer a todos que trabalharam comigo durante esse período e dizer que meu ciclo foi encerrado no clube. Quero agradecer também a Unimed, através de seu presidente Celso Barros, parceiro em todos os momentos, pelo apoio recebido durante todo o meu trabalho, e ao Alcides Antunes, que batalhou junto. O agradecimento especial é para a torcida do Fluminense pelo total apoio enquanto comandei o time. Desejo muito sorte e sucesso à diretoria, à equipe, aos funcionários e à torcida.
Agora sem clube, Muricy vai receber uma proposta do Santos, que vem sendo comandado de forma interina por Marcelo Martelotte desde a demissão de Adilson Batista. O presidente do clube paulista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, afirmou neste domingo que iria atrás do treinador se a saída fosse confirmada.
- Muricy é um treinador que tem uma história muito rica, tem muita competência. Provou isso novamente ganhando o Brasileiro do ano passado. Um treinador com características vitoriosas sempre interessa ao Santos - afirmou.
Muricy Ramalho, que tinha contrato com o Fluminense até 2012 e sempre elogiou a pouca interferência da política no futebol, estava insatisfeito com o vazamento de notícias nos últimos dias e com a instabilidade no clube. Recentemente, rumores davam conta de que ele teria brigado com Alcides Antunes e que os dois sequer se falavam. Muricy sempre fez questão de negar e elogiar o dirigente, demitido neste sábado em anúncio feito pelo presidente Peter Siemsen.
Outro ponto que incomodava o técnico era a demora para iniciar a construção de um centro de treinamento. Ele nunca fez questão de esconder a insatisfação com o gramado das Laranjeiras. Durante a semana, ao comentar a possibilidade de escalar Emerson desde o início no clássico, classificou o campo como ruim.
Muricy Ramalho chegou ao clube em abril do ano passado na vaga de Cuca. Estreou em uma derrota por 3 a 2 para o Grêmio, no Maracanã, pela Copa do Brasil. E acumulou 28 vitórias, 15 empates e 11 derrotas em 54 partidas.
Um dos capítulos mais marcantes do treinador no Fluminense foi a recusa ao convite da Seleção Brasileira, em agosto. Sem a liberação dos cartolas tricolores, disse não ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira. No fim do ano, conquistou o título do Campeonato Brasileiro, pela quarta vez na carreira, e tirou o Flu de uma fila de 26 anos de espera.

PERIGO ! RADIAÇÃO !

Níveis de radiação no complexo de Fukushima aumentam no Japão

Nível exato de radiação no local não foi divulgado.
País enfrenta emergência nuclear após terremoto e tsunami na sexta-feira.

emergência nuclear no japão (Foto: Arte/G1)
A empresa de energia japonesa Tokyo Electric Power (Tepco) relatou ao governo um aumento dos níveis de radiação no complexo nuclear de Fukushima Daiichi. O nível exato de radiação no local não foi divulgado.
O sistema de refrigeração da usina, situada a 240 km ao norte de Tóquio, foi danificado pelo terremoto e tsunami da última sexta feira, forçando o operador a liberar gás radioativo para reduzir a pressão.
Mais cedo, funcionários estavam se preparando para injetar água do mar no reator número 2 da usina, conforme informou neste domingo (13) a agência de notícias Jiji, citando a companhia de energia elétrica responsável pela planta. A meta é esfriar os equipamentos na unidade, afetada após o forte terremoto de sexta-feira e local de uma explosão no sábado.
A Tepco, maior companhia de energia elétrica do Japão, já está injetando água do mar nos reatores número 1 e 3 na planta para resfriar e reduzir a pressão dentro dos contêineres onde estão os reatores.
O governo do Japão alertou, mais cedo, sobre o risco de uma nova explosão. O premiê Naoto Kan disse que a situação da usina ainda era muito grave. As autoridades, no entanto, dizem que não esperam danos em nenhum reator do complexo.
O ministro porta-voz Yukio Edano disse que o reator nº 3 da unidade sofre problemas em seu sistema de refrigeração, mas que não há risco de fusão do núcleo.
Edano considerou possível que aconteça uma explosão no recipiente de contenção do reator devido a uma acumulação de hidrogênio, como ocorreu no reator 1, mas insistiu em que o previsível é que não cause danos graves.
Ele também afirmou que uma eventual explosão não causaria novas retiradas de moradores da região, após a mudança para outros lugares de cerca de 180 mil pessoas que vivem em um raio de 20 km em torno da usina nuclear.
Sobre as informações de um possível processo de fusão no núcleo de um reator, Edano disse que não há nenhum dado que confirme que aconteceu essa fusão, embora tenha admitido uma possível “deformação” de uma parte do núcleo devido a um superaquecimento.
Foto divulgada pela TEPCO mostra o teto danificado do reator 1, na usina nuclear Fukushima Daiichi, danificado pela explosão de sábado (12). (Foto: AP) 
Foto divulgada pela TEPCO mostra o teto danificado do reator 1, na usina nuclear Fukushima Daiichi, danificado pela explosão de sábado (12). (Foto: AP)
 
Edano destacou, no entanto, que ambos os casos são diferentes e é necessário ser cauteloso com a terminologia, pois segundo ele “uma deformação do núcleo não equivale a uma fusão”.

O porta-voz do governo disse que o nível de radiatividade que desprendia a central de Fukushima chegou a superar em um ponto o limite permitido de 500 microsievert até alcançar os 1.557 microsievert, mas 50 minutos depois tinha se reduzido para 184 microsievert.
“O nível atual não é prejudicial para a saúde”, afirmou Edano, que equiparou o nível máximo de radiatividade emitido pela central com três radiografias de estômago.
Segundo a agência local Kyodo, apesar das retiradas maciças, pelo menos 22 pessoas foram expostas à radiatividade.
Em Fukushima, os esforços se centram em tentar reduzir a temperatura de seis reatores das usinas nucleares 1 e 2, cujos sistemas de refrigeração ficaram danificados pelo terremoto. Para isso, estão sendo usadas água do mar e ácido bórico.
VALE ESTE entenda o vazamento radioativo na usina (Foto: Editoria de arte/G1)

Estímulo

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo.
Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue
para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima
de ti mesmo. Crê e trabalha.
Esforça-te no bem e espera com paciência.
Tudo passa e tudo se renova na terra,
mas o que vem do céu permanecerá.
De todos os infelizes os mais desditosos
são os que perderam a confiança em Deus e
em si mesmo, porque o maior infortúnio é
sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.
Eleva, pois, o teu olhar e caminha.
Luta e serve. Aprende e adianta-te.
Brilha a alvorada além da noite.
Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe
o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te
com a aflição ou ameaçando-te com a morte...
Não te esqueças, porém, de que amanhã será
outro dia, e com certeza o sol brilhará sobre a sua vida.