Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

domingo, 13 de março de 2011

JUROS MENORES E PRAZO MAIOR

Juro menor e mais prazo no ‘novo Fies’

 

 

Presidenta Dilma apresenta novidades no programa de crédito estudantil. Aluno pode ter até 20 anos para quitar dívida

Brasília - As regras do Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior (Fies) estão mais leves. A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem, em seu programa semanal de rádio, as novidades do crédito estudantil. A taxa de juros já para contratos firmados em 2011 será de 3,4% ao ano, e a dívida só começará a ser cobrada um ano e meio após a conclusão do curso. “O novo Fies é uma opção simples. Não é por falta de opção que você não vai ter acesso à universidade”, afirmou.

O programa ‘paga’ as mensalidades em universidades particulares conveniadas — dependendo da renda da família do candidato, o Fies cobre os custos integralmente —, e o aluno de Medicina, por exemplo, pode ter até 20 anos para liquidar a dívida. É obrigatório fazer o Enem. As mudanças confirmadas ontem começaram a ser elaboradas no governo Lula, como O DIA mostrou em junho de 2009 com exclusividade.

“Se você fizer licenciatura e for dar aulas como professor na rede pública, a sua dívida será perdoada. Ela será reduzida em 1% a cada mês de exercício profissional, acrescentou Dilma. Outra novidade é o fim da exigência de fiador para licenciatura e para estudantes cuja renda familiar seja de até um salário mínimo e meio (R$ 765).

No programa, Dilma informou também que o Fies concederá empréstimos para o Pronatec, programa de incentivo ao Ensino Técnico, nos moldes do ProUni, que será lançado mês que vem.

No Estado do Rio, PUC, Estácio, UniverCidade, ESPM e Gama Filho são algumas das universidades que aderiram ao Fies. O estudante interessado deve se cadastrar em http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário