Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

domingo, 12 de setembro de 2010

FÉ x COBIÇA. O mais difícil dos mandamentos

Talvez o mais difícil dos dez mandamentos seja o último deles, aquele que proíbe a mera cobiça: "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não desejarás a sua mulher, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo" (Êx 20,17, BJ), Os quatro mandamentos anteriores proíbem a efetivação do assassinato, a efetivação do adultério, a efetivação do furto e a efetivação do testemunho mentiroso. O décimo mandamento é preventivo: proíbe a caminhada que antecede o assassinato, o adultério, o furto e a difamação.
Ao mesmo tempo que é o mais difícil, o décimo mandamento é o mais libertador. Se alguém consegue desencorajar e desorganizar, a nascente do pecado antes que ele se torne um rio caudaloso, jamais vai chegar a consumar aquilo que o sexto, o sétimo, o oitavo e o nono mandamentos proíbem. É exatamente isso que Paulo propõe aos colossenses: "Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e cobiça, que é idolatria" (Cl 3:5 NVI). Ora, abrir mão de um desejo impetuoso não é fácil, mas é a melhor maneira de se proteger da tragédia iminente.
O décimo mandamento é o antídoto da anarquia individual e coletiva, Ele pretende submeter a cobiça, refrear o desejo sôfrego, interromper o curso da loucura, ferir de morte a avidez insana, abortar o anseio pecaminoso antes que ele se concretize.
Para os conversos, para os que estão em Cristo Jesus, o décimo mandamento é a repetição diária daquela experiência determinante, por meio da qual, "o nosso velho homem, isto é, a nossa velha vida em Adão, foi crucificada com Ele (Jesus), para que o corpo do pecado seja deixado sem poder, e não mais sejamos escravos do pecado" (Rm 6.6, NVI).
O bem-aventurado mandamento "Não cobiçarás-" é um patrimônio insubstituível de segurança: "Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as paixões e desejos" (Gl 5.24).

Fonte :Revista Ultimato Maio / Junho, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário