Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

GRADUAÇÃO.

Estudantes de 16 países têm apoio à graduação no Brasil
Quinta-feira, 09 de setembro de 2010 - 11:34

Estudantes de 16 países que cursam graduação em instituições federais de ensino superior brasileiras receberão ajuda financeira mensal de um salário mínimo (R$ 510), concedida pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). A seleção de 2010 contempla 150 estrangeiros participantes do Programa Estudantes–Convênio de Graduação (PEC-G) matriculados em 36 instituições federais de ensino superior.

O auxílio financeiro do Promisaes tem duração de 12 meses, mas o estudante pode pedir a renovação a cada ano, até o fim do curso. De acordo com dados da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, com a renovação anual do auxílio, o Promisaes atende, este ano, 626 alunos.
Dos 150 universitários agora selecionados, 130 são de países africanos, 12 da América Latina e oito do Caribe. Embora distribuídos em 35 universidades federais nas cinco regiões brasileiras e no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro, eles são encontrados, em maior número, em seis instituições — 14 estudam na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 11 na do Ceará (UFCE), dez na de Brasília (UnB), dez na do Piauí (UFPI), nove na de Mato Grosso do Sul (UFMS) e nove na da Paraíba (UFPB).
Cooperação — O Promisaes foi criado em 11 de novembro de 2003 para fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantêm acordos nas áreas de educação e cultura. Ao mesmo tempo em que oferece recursos financeiros para incentivar universitários carentes a prosseguir nos estudos, o programa homenageia o geógrafo, pensador, escritor e professor Milton Santos.


Fonte : Portal Mec
Ionice Lorenzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário