Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DENGUE À VISTA


Rio pode ter até 300 mil casos de dengue em 2012


Rio - O município do Rio pode ter até 300 mil casos de dengue em 2012. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira por técnicos da Secretaria municipal de Saúde. O número é mais que o dobro da maior epidemia de dengue no município, em 2002, quando foram notificados 145 mil casos.
O prefeito Eduardo Paes criticou a recente classificação do Ministério da Saúde, que classificou o município em estado de alerta. Segundo o prefeito, o Rio deveria estar classificado entre as cidades com alto risco de epidemia, já que 2012 deverá registrar a maior epidemia da história do município.
Paes e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, reforçaram que o objetivo da Prefeitura é reduzir o risco de mortes.

“Na nossa visão [prefeitura], a situação do Rio é mais crítica do que a colocada pelo ministro da Saúde. Acho que cidade deve ser classificada como cidade de alto risco de epidemia e a população deve estar informada sobre isso”, disse o prefeito.
“Um elemento fundamental na questão da dengue é a transparência e a informação, por isso, a partir de hoje, divulgaremos toda a terça-feira um boletim da dengue”, destacou na cerimônia de lançamento do primeiro boletim.
O secretário Hans Dohmann explicou que o Ministério da Saúde usa como critério apenas o Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), que mede a gravidade de risco de dengue pelo percentual de domicílios infestados com ovos e larvas do mosquito. Os municípios em situação de risco têm acima de 3,9% de seus domicílios infestados, já aqueles em situação de alerta, entre 1% e 3,9% das casas. Infestação abaixo de 1% é considerado satisfatório. Os dados da Liraa mostram que o Rio tinha 2,4% de casas infestadas em 2010 e que em 2011 esse percentual caiu para 2%.
“É um índice importante, mas não é o único, então, quando somamos todas as informações coletadas na cidade, de fato, mantemos um alto risco para o Rio”, alertou Dohmann.

Município registrou mais de 70 mil casos em 2011
O município do Rio já teve 74.232 casos de dengue apenas este ano. Apenas na semana passada, foram notificados 173 novos casos da doença. No ano, 51 pessoas já morreram de dengue. Os números foram divulgados nesta quarta-feira durante a apresentação do novo boletim de dengue da cidade no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova. A partir de agora, a Prefeitura vai informar semanalmente o número de casos da doença na cidade.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é manter a população bem informada sobre o avanço da doença ao longo das semanas. "O importante é que tenhamos instrumentos para a população entender o que está acontecendo e não haver mais confusão sobre a gravidade da situação, como ocorreu neste ano quando Santa Teresa amanheceu com epidemia e no dia seguinte o quadro já era de surto. Queremos unificar os números e os dados do município do Rio", disse o prefeito.

A Secretaria municipal de Saúde informou também durante o evento que 20 tendas de hidratação já estão funcionando em toda a cidade. Elas estão localizadas em postos de saúde e clínicas da família do município.

Fonte:O Dia online

Nenhum comentário:

Postar um comentário