Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

terça-feira, 26 de novembro de 2013

PROJETO ANDAR DENOVO !

Primeiras imagens de exoesqueleto são divulgadas
Projeto do Cientista Miguel Nicolelis pretende que paraplégico dê pontapé inicial na Copa de 2014
 
Imagem do exoesqueleto publicada na página de Facebook de Miguel Nicolelis
Foto:  Reprodução Internet
São Paulo - Foram divulgadas, nesta segunda-feira, as primeiras imagens do exoesqueleto do Projeto Andar de novo (Walk Again Project). O objetivo do equipamento é fazer com que um jovem paraplégico possa dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, no Rio. As fotos, tiradas em Paris, foram divulgadas pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis em sua página no Facebook.
A estrutura metálica que aparece presa a um boneco pode ser conectada diretamente ao cérebro do paciente, que então controlaria as partes mecânicas como se fossem membros de seu próprio corpo. Dessa forma seria possível que um paraplégico chutasse uma bola.
Candidatos a usarem o mecanismo estão sendo preparados com exercícios específicos desde início do mês em São Paulo, na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). De acordo com Nicolelis, pequenos experimentos já foram feitos com humanos, com partes do equipamento.
Esse tipo de técnica faz parte de pesquisa conhecida como "interface cérebro-máquina", com a qual Nicolelis já obteve resultados internacionalmente relevantes. Em um dos mais significativos, o neurocientista fez com que macacos controlassem uma mão virtual e sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.
Aproximadamente cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no Walk Again Project. O projeto é uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.

Fonte: O Dia online

Nenhum comentário:

Postar um comentário