Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Igreja organiza “Dia Negro” para os cristãos dalits na Índia

Cerca de 20 milhões de cristãos dalits na Índia sofrem com a discriminação. Um conselho da Igreja que luta pelos direitos dos dalits cristäos na Índia vai organizar, juntamente com organizações cristãs, o “Dia Negro”, nesta terça-feira,10. O Conselho Nacional de Cristãos Dalit (NCDC) diz que a data deve ser observada pela Igreja em razão da discriminação sofrida pelos cristãos dalits, com base em uma ordem presidencial emitida seis décadas atrás. Foi em 10 de agosto de 1950 que a ordem de castas foi acrescentada à Constituição da Índia, impedindo as castas inferiores e os não-hindus de usufruir os benefícios econômicos e educacionais autorizados pelo governo para a casta Scheduled.
Embora a ordem tenha sido posteriormente modificada para incluir os sikhs e budistas, ela ainda exclui os cristãos e muçulmanos.
Os organizadores esperam que a observância do dia 10 de agosto seja um passo para conscientizar as comunidades cristãs sobre este problema e exortar o Governo a prestar atenção nisso. “O dia inclui elevação simbólica de uma bandeira negra nas instalações de igrejas e instituições, organização de comícios e reuniões públicas, com notas de imprensa mostrando a injustiça em curso”, afirma um dos organizadores.
Durante várias décadas, a Igreja tem lutado contra a ordem presidencial, com manifestações de protesto. Tais ações, entretanto, foram amplamente ignoradas pelo Governo.
No mês passado, um enorme comício foi realizado em protesto contra o atraso continuado do Governo em dar status igual aos dalits cristãos. Os manifestantes também pediram a implementação das recomendações recentes feitas pelo Governo à Comissão Nacional para as minorias religiosas e linguísticas (NCLRM).
Os esforços para mudar a lei tem tido pouco progresso, dizem observadores, porque funcionários judiciais continuam a justificar a exclusão dos dalits cristãos das quotas de reserva, alegando que o sistema de castas é apenas uma parte da religião hindu e por isso só se aplica aos membros daquela fé.
Segundo estimativas, existem cerca de 20 milhões de cristãos dalits na Índia.

Fonte: Christian Post/CPADNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário