Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro.



Esquadrilha da Fumaça encerra desfile de 7 de Setembro em Brasília

Cerca de 3,5 mil civis e militares participaram da comemoração.
Com danças típicas, desfile homenageou cada estado do Brasil.

Fonte: G1
Esquadrilha da fumaça faz manobras no desfile de 7 de Setembro 
Esquadrilha da fumaça faz manobras no desfile de 7
de Setembro (Foto: Ricardo Stuckert)
As acrobacias da Esquadrilha da Fumaça encerraram nesta terça-feira (7) o desfile de 7 de Setembro, que comemorou a independência do Brasil. Em uma das manobras, as aeronaves formaram um coração de fumaça no céu. O evento foi aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assistiu às apresentações civis e militares ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, e ministros do governo.
Com o tema “Viva o Brasil que existe em cada um de nós”, o desfile homenageou cada um dos estados do país através de apresentações de dança e música. Pernambuco, por exemplo, foi representado com bonecos gigantes, enquanto a Bahia contou com uma apresentação de berimbau. Para caracterizar o Maranhão, um grupo de dança desfilou ao ritmo de frevo, tocado pela banda presidencial.

A apresentação militar teve desfiles da Marinha, Exército e Aeronáutica. Militares arrancaram aplausos do presidente Lula e da plateia ao fazerem malabarismo com fuzis. A pirâmide humana, formada por policiais do Exército de Brasília em cima de uma moto, também encantou os cerca de 25 mil espectadores. A cerimônia contou ainda com enormes tanques militares e cavalos de grande porte. Integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) também desfilaram. Vestidos com os tradicionais uniformes pretos, eles passaram pela esplanada acompanhados de cães da raça pastor alemão. 

Esquadrilha da Fumaça faz coração no céu de Brasília 
Esquadrilha da Fumaça faz coração no céu de Brasília (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O desfile também prestou homenagem às mulheres. Vestidas de uniforme militar branco, mulheres simbolizaram as voluntárias brasileiras que participaram da II Guerra Mundial. A participação delas no conflito marcou a inserção das mulheres nas Forças Armadas.

Rio: mais de 5 mil participaram do desfile de 7 de setembro

Mais de 5 mil militares e civis desfilaram nesta terça-feira por mais de 4 km da Avenida Presidente Vargas, centro do Rio, em homenagem ao Dia da Independência. O desfile também reuniu 150 viaturas das Forças Armadas e 250 cavaleiros e a apresentação de caças da Aeronáutica. A estimativa é que mais de 12 mil pessoas tenham assistido ao desfile.
O veterano do Batalhão de Guarda do Imperador, Miguel Gleiska, que serviu há 65 anos e desfila pela segunda vez no grupamento, afirmou que a emoção sentida hoje é a mesma de 1946. "No dia 8 de maio (de 1946), eu desfilei no primeiro aniversário da vitória dos aliados da Segunda Guerra Mundial. Foi um desfile parecido com esse. A sensação que senti lá, com o público gritando Brasil, foi muito parecida com a que senti hoje com o público aplaudindo. Foi uma coisa maravilhosa".
Os alunos do projeto Rio Cidade Cidadão, coordenado pelo Exército, também viveram um momento inesquecível, disse Natan de Almeida da Silva, 13 anos. "Agora a gente espera voltar ano que vem", disse. O colega Guilherme Batista Sobrinho, também com 13 anos, afirmou que o projeto criou uma oportunidade única para ele e a família. "A minha família toda veio e gostou".
A parada deste ano aproximou o público do desfile com a instalação de arquibancadas mais próximas. Além de militares das três Forças e da reserva, o desfile de 7 de Setembro no Rio de Janeiro também contou com a apresentação de várias instituições civis.
"Acho que enfeita a passagem dos representantes da Legião Brasileira da Boa Vontade, os alunos do Lions e do Rotary Club. Acho importante e abrilhanta mais o desfile. As crianças, como as bailarinas, também são encantadoras. Fiquei bem na frente porque cheguei, com meu esposo, às 7h30, e vale a pena porque o desfile é muito bonito", disse a professora baiana Célia Cristina Coelho da Silva, que mora no Rio há três anos e conferiu pela primeira vez o desfile.
Mas a opinião se divide. O advogado João Batista da Silveira levou toda a família e disse que o desfile foi cansativo. "Muitos grupos e segmentos que não deveriam estar participando já que é um desfile militar. O principal é a parte dos militares", afirmou.
O pequeno Pedro Henrique, 7 anos, que já assistiu ao desfile por três vezes, afirma que "a parte mais esperada é a das Forças Armadas e dos caças que passam aqui no céu. Quando crescer vou ser militar da Aeronáutica e pilotar um desses caças".
Além do desfile em terra, o Dia da Independência também foi marcado por uma apresentação no mar. Ao todo, dez embarcações da Marinha do Brasil, entre navios, fragatas e um submarino, partiram do bairro da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, em direção à Baía de Guanabara para marcar a data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário