Rio - Seis cidades do estado deverão ter patrulhamento de tropas do Exército a partir de 6 de julho, quando começa a propaganda eleitoral. O pedido de reforço foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador Luiz Zveiter, à presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmem Lúcia, conforme antecipou a coluna ‘Informe do Dia’ na edição de terça-feira.
Campos, Macaé, Itaboraí, Cabo Frio, Rio das Ostras e Magé são cidades já listadas pelo desembargador como “áreas de maior preocupação”, devido à presença de milícias ou tráfico de drogas, além do histórico de briga política acirrada.
“As áreas estão sendo mapeadas por fiscais do TRE, junto com agentes das polícias Militar, Civil e Federal. Estamos confiantes que o TSE se sensibilize e nos envie essa ajuda”, explica o desembargador Luiz Zveiter.
A resposta do TSE deve sair até o fim do mês, quando o TRE vai formalizar o pedido. Tribunais de regiões de difícil acesso do eleitor, como a Amazônia, também deverão fazer o pedido. A definição quanto ao número de militares que atuarão no período eleitoral será dada pelo Ministério da Defesa.