Rio -  O governo federal prepara programa para custear os estudos até o Ensino Superior dos filhos de policiais assassinados em serviço. O projeto foi anunciado nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os ministros também assinaram acordo que cria 90 mil vagas em cursos técnicos para detentos e egressos do sistema prisional brasileiro até 2014.
Além de garantir toda a vida escolar até a graduação, o governo também quer oferecer cursos técnicos aos filhos dos policiais mortos em serviço. Segundo Mercadante, os estudos para encontrar esses jovens e identificar a faixa etária e nível de estudo já estão sendo finalizados, e o projeto será enviado ao Congresso este ano.

Os programas especiais foram lançados em encontro dos ministros da Justiça (esq.) e Educação | Foto: Divulgação 
 
Os programas especiais foram lançados em encontro dos ministros da Justiça (esq.) e Educação | Foto: Divulgação

“Se o jovem estudar em escola pública e universidade pública, estamos garantindo o direito dele; se for particular, ele vai ter bolsa integral no padrão ProUni”, disse o ministro, que informou que o programa também beneficiará os agentes penitenciários.

No Rio, segundo dados do Instituto de Segurança Pública, de janeiro a novembro de 2012, 11 PMs e 4 policiais civis morreram em combate. “Essa iniciativa é um reconhecimento pelos que se sacrificam defendendo o povo. Já enterrei muitos amigos que deixaram seus filhos. Com a bolsa, vamos nos sentir mais seguros”, garantiu o major Ivan Blaz, porta-voz do Bope.

O coronel Mauro Teixeira, que tentou implantar benefício a policiais militares e civis em Nova Iguaçu, também festejou o programa. “Apresentei projeto para que as viúvas dos militares ganhassem a autonomia de táxi para operar em Nova Iguaçu, mas a prefeitura não aprovou. Foi uma pena. Mas com a iniciativa da bolsa de estudos, o filho do policial terá mais uma garantia”, lembrou.

Fonte: O Dia online.