Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RESPONSABILIDADE DOS HOSPITAIS AUMENTA.

Rio - Hospitais serão obrigados a informar às autoridades sanitárias eventuais casos de infecções por superbactérias. A medida está prevista no Plano Nacional de Microagentes Multirresistentes, em elaboração desde o início do ano, acelerado devido ao recente avanço no País da KPC — superbactéria resistente à maior parte dos antibióticos disponíveis.
O plano é coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como meta controlar a propagação das superbactérias. No surto da KPC, pacientes já debilitados não respondem ao tratamento tradicional e precisam tomar drogas altamente tóxicas ou que, muito caras, nem sempre estão na rede pública.
Atualmente, os hospitais não são obrigados a comunicar à vigilância sanitária casos de bactérias multirresistentes. A Anvisa foi notificada sobre surtos provocados pela superbactéria em hospitais do Distrito Federal. Mas os próprios integrantes da agência reconhecem que há vários outros casos no País.
O Laboratório de Pesquisa de Resistência Bacteriana, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), já confirmou KPC em amostras vindas de João Pessoa, Recife, Vitória, Rio e Rio Grande do Sul. “O problema é que muitos hospitais não têm condições de fazer o diagnóstico. São poucos os laboratórios de microbiologia que apresentam condições adequadas de funcionamento no País”, afirma a coordenadora-chefe do Grupo de Controle de Infecção Hospitalar do HC, Ana Sara Levin.

Fonte: O Dia online

Nenhum comentário:

Postar um comentário