Páginas

LUZ PARA O MEU CAMINHO E LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS !

Seguidores

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

REPROVADAS

MEC reprova 37,4% das faculdades e universidades do país

Carolina Brígido - O Globo
BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) reprovou a qualidade de 37,4% das instituições de ensino superior. Das 1.826 que obtiveram nota no Índice Geral de Cursos (IGC), 683 foram reprovadas. Elas receberam notas 1 e 2, de um total de 5. Também foi divulgado nesta quinta-feira o Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma avaliação dos cursos de nível superior oferecidos no país. Dos 2.988 com nota atribuída pelo MEC, 694, ou 23,2%, foram reprovados, segundo o mesmo critério de corte.
Os índices são calculados mediante a avaliação do corpo docente, das instalações físicas, do projeto pedagógico e das notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O MEC anunciou o corte de cerca de 50 mil vagas em instituições de ensino superior. As reduções de vagas atingirão cursos na área de saúde, além de Ciências Contábeis e Administração. Os cortes serão feitos porque o MEC identificou problemas com a qualidade dos cursos.
Só em Medicina, serão cortadas 446 vagas. Outras 320 serão abertas em instituições que antes estavam sob supervisão. O ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou da recomendação da presidente Dilma Rousseff para abrir mais cursos de Medicina. Ele ponderou que isso só pode ser feito com a garantia de qualidade do ensino.
Entre as mais bem avaliadas, está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que nunca havia participado da avaliação. A Universidade de São Paulo (USP) não participou, como de costume. Haddad reiterou o convite à instituição.
- Como esperado, a Unicamp, que pela primeira vez participou do Enade, se saiu muito bem - comentou o ministro.
No IGC, 9 instituições (0,49%) ficaram com nota 1 e 674 (36,8%) tiraram 2. Outras 985 instituições (53,9%) tiraram 3. Outras 131 instituições (7,16%) obtiveram média 4 e 27 (1,47%) tiraram a nota máxima. Não foram incluídas no índice 350 instituições, porque não tiveram a participação mínima de dois alunos ingressantes e dois alunos concluintes nos cursos avaliados pelo Enade. Segundo Haddad, cursos com menção 4 e 5 têm "padrão de primeiro mundo".


Melhores instituições de ensino do país

Das 27 instituições com IGC 5, 25 estão no Sudeste e duas no Nordeste. As outras regiões não têm nenhuma escola com conceito máximo. Os três primeiros lugares do IGC 2010 ficaram com instituições particulares: a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro (RJ) , a Faculdade de Administração de Empresas (Facamp), de Campinas (SP) e a Escola de Economia de São Paulo (Eesp).
Entre as instituições públicas de ensino superior, o melhor resultado foi o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que aparece em quarto lugar. O Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) completa a lista das cinco melhores do país, segundo o IGC 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário